A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E"— Transcrição da apresentação:

1 A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Porque é importante reciclar Programas a utilizar: Microsoft Word Paint

2 O que pensamos da reciclagem.
Nós e a reciclagem O que pensamos da reciclagem.

3 Reciclagem Nós vivemos em Eirado. Na nossa aldeia existe um ecoponto.
A reciclagem é importante. Há 3 contentores diferentes: o azul para o papel, o verde para o vidro e o amarelo para o plástico. Existe outro para as pilhas que se chama pilhão. Há um projecto chamado «as tampinhas» que consiste em juntar muitos quilos de tampas de plástico, de todo o género, estas vendem-se e com o dinheiro compram-se cadeiras de rodas para as pessoas que não têm dinheiro para as comprarem. Se nós não reciclarmos, aumenta a poluição e prejudicamos o meio ambiente com o lixo. Reciclar é tornar o velho em novo. Reciclar é ajudar o ambiente. O lixo tóxico faz mal à saúde e à natureza. Ao reciclarmos estamos a poupar muita matéria prima, como por exemplo o abate de árvores para o fabrico de papel. Podemos reciclar papel, plástico, cartão, pilhas, vidro, madeira e metal.

4 Depois de termos pesquisado nos sites da Internet vamos falar
dos produtos que podemos reciclar. Internet E também do que acontece no processo de reciclagem.

5 Depositar: - Garrafas - Garrafões - Frascos - Boiões
Não depositar: - Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, etc.) - Materiais de construção civil - Janelas, vidraças, espelhos, etc. - Lâmpadas.

6 O vidro é a única matéria que pode ser inteiramente reciclada
O vidro é a única matéria que pode ser inteiramente reciclada. Esta operação ajuda a não haver vidros espalhados, a não gastar a areia dos rios e ainda tem a vantagem de consumir menos energia do que a fabricação do vidro original. O vidro é partido, pesado e misturado com areia, calcário e carbonato de sódio. Depois esta mistura é lançada numa fornalha muito quente que a transforma num líquido grosso. Daqui segue para as máquinas de formar o vidro.

7 Depositar: embalagens de cartão, por ex.: caixas de cereais; bolachas, etc - embalagens de leite e de sumos - sacos de papel - papel de embrulho - jornais e revistas - papel de escrita Não depositar: - embalagens de cartão com gordura, por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza - sacos de cimento - embalagens de produtos químicos - papel de alumínio - papel autocolante - papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos - toalhetes e fraldas

8 O papel é separado, atado em fardos e vai, num tapete rolante para um grande tanque de água quente. Aí é transformado numa pasta grossa. Depois a água é drenada e adicionam-se vários produtos químicos e corantes. Assim a pasta segue para a máquina de fazer papel.

9 Depositar: Garrafas, garrafões e frascos de: - água - sumos e refrigerantes - vinagre - detergentes e produtos de higiene - óleos alimentares Sacos de plástico Esferovite Não depositar: - Embalagens de margarina e manteiga - Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos, por ex.: combustíveis e óleo de motor

10 As latas de alumínio e aço são esmagadas e postas numa máquina de triturar que também a corta em pedacinhos. Com a ajuda de um íman separa-se o aço do alumínio, pois o processo de reciclagem é diferente. Daí resultam rolos de alumínio fininho e folhas finas como papel a partir dos quais se fazem novas latas. Os plásticos são feitos de petróleo – energia não renovável. Os objectos, garrafas sobretudo, são apertados em fardos. Depois são separados conforme o tipo de plásticos. São cortados em pedacinhos, lavados, secos e depois soprados para dentro de sacos. E estão prontos para serem usados em novos produtos.

11 Madeira Os resíduos de embalagens de madeira são depositados pelos consumidores em contentores de recolha, situados em ecocentros. A madeira é um dos materiais cuja utilização é mais antiga, contrariamente ao que é comum pensar-se. A sua queima para a obtenção de calor não traz qualquer benefício, isto é, claro, para além de nos aquecer no Inverno. A atitude mais correcta consiste em reciclá-la quase infinitamente.

12 pilhão No ecoponto do pilhão depositamos pilhas de diferentes tamanhos e formas.

13 Sabes porque devemos reciclar?
Vem ver as razões que nós encontrámos.

14 Imagens

15 Quem Somos: voltar


Carregar ppt "A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google