A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney."— Transcrição da apresentação:

1 PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney

2 SOLO Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.
Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. É fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Resulta da ação conjunta de agentes externos:chuva, vento, umidade, enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas = humus).

3 EVOLUÇÃO DO SOLOS

4 CAPACIDADE DE USO DA TERRA
CULTIVO DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE USO DA TERRA As terras devem ser utilizadas em função da sua aptidão agrícola, que pressupõe a disposição adequada de florestas / reservas, cultivos perenes, cultivos anuais, pastagens, etc, racionalizando, assim, o aproveitamento do potencial das áreas e sua conservação.

5 PREPARAÇÃO DO SOLO O aumento da população tornou necessária a produção cada vez maiores de alimentos. Com isso a vegetação original das florestas e de outros ecossistemas foi parcialmente destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Muitas vezes a atividade agrícola é feita de forma errada. Como resultado, depois de alguns anos de produção os solos se esgotam e as plantas não crescem mais. Para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedimentos, que devem ser orientados por agrônomos.

6 IRRIGAÇÃO Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes. Nas hortas e pequenas lavouras, a irrigação pode ser feita com regadores ou mangueiras ligadas a torneiras. Nas grandes lavouras há um sistema de encanamentos ligados a poços, rios ou açudes. Com sulcos Com pivô

7 DRENAGEM Quando o terreno é muito argiloso, a água pode ficar acumulada, encharcando o solo.É o que acontece em solos pantanosos. Nesse caso, se o excesso de água não for retirado, pode ocorrer fermentação, e como consequência, o apodrecimento das raízes das plantas. Ela pode ser feita: • com auxílio de bombas aspiradoras de água. • abrindo-se valetas no terreno para permitir o escoamento do excesso de água. • aterrando-se o solo para diminuir o excesso de umidade.

8 CALAGEM DO SOLO O excesso de determinados elementos químicos pode aumentar a acidez do solo. Isso torna mais difícil a absorção dos nutrientes minerais pelas plantas, diminuindo sua produtividade. Reduz-se a acidez do solo aplicando-se calcário. O calcário reage com os ácidos, neutralizando-os.

9 ADUBAÇÃO É o processo de reposição dos elementos minerais retirados do solo pelas plantas. Isso é feito para evitar o esgotamento do solo. Há dois tipos de adubo : mineral e orgânico. Os adubos minerais são encontrados naturalmente no solo sob a forma de jazidas (salitre), ou então são produzidos por indústrias químicas agropecuárias. Os principais elementos fertilizantes são: Nitrogênio,fósforo e potássio. Os adubos orgânicos são constituídos de restos de vegetais (folhas, ramos, frutos etc) e restos e animais (estrume, ossos, cascas de ovos etc). Esse material, após a decomposição, transforma-se no húmus, que aumenta a fertilidade do solo.

10 ADUBAÇÃO VERDE A prática de adubação verde consiste em utilizar plantas associadas às culturas principais ou comerciais, incorporando-as levemente ao solo ou deixando-as na superfície, visando à proteção superficial, bem como à manutenção e à melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo. Eventualmente, partes das plantas usadas como adubos verdes podem ser utilizadas para produção de sementes, fibras, alimentação animal, etc.

11

12 COMPOSTAGEM Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas  A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens. Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

13

14 ROTAÇÃO DE CULTURAS Cada espécie retira do solo certos elementos químicos de que necessita, especialmente o nitrogênio. Se durante muito tempo, num determinado solo, for plantada uma mesma espécie de vegetal, o solo empobrecerá dos elementos químicos que essa espécie retirou. A consequência será a diminuição da fertilidade do solo e da produtividade do vegetal. Para que isso não aconteça, deve-se alternar, no plantio, um tipo de cultura com outros, diferentes, colocando sempre, entre uma ou duas culturas, a cultura de uma leguminosa (feijão, vagem, soja, ervilha, lentilha etc,) Nas raízes das leguminosas vivem certas bactérias que absorvem o nitrogênio atmosférico e o transformam em sais nitrogenados, para que as plantas possam produzir proteínas. Com a rotação de culturas, a leguminosa repõe no solo o nitrogênio que foi anteriormente retirado por outras plantas.

15 Rotação de Culturas Soja Algodão Soja Pastagem

16 Agricultura (Culturas)


Carregar ppt "PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google