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Unidade 06 – Espaço rural e espaço urbano Prof. Raphael Ramos.

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1 Unidade 06 – Espaço rural e espaço urbano Prof. Raphael Ramos

2 Cap. 01 – Espaço rural e Espaço urbano

3 Paisagem rural Espaços utilizados pelos seres humanos para desenvolver atividades do setor primário (produção de alimentos e matérias-primas) como: a agricultura, pecuária e extrativismo. Nesse meio, as atividades exercidas são influenciadas por elementos naturais, como o clima, relevo e solo.

4 Na paisagem rural tradicional, há o predomínio da natureza sobre os elementos culturais. Predominam as propriedades agrícolas com trabalho braçal, uso de força animal, os habitantes produzem seu próprio alimento. Nas paisagens rurais modernas, há predomínio da técnica sobre a natureza. Predomina o uso de tecnologias sofisticadas que necessitam de pouca mão-de-obra. A ligação com o meio urbano é intensa apresentando indústrias próximas.

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6 Paisagem Urbana Predominam os elementos culturais e humanos: edifícios, casas, ruas, avenidas, praças, estabelecimentos comerciais. Elementos naturais parecem ausentes. Podem se modificar a partir das atividades econômicas desenvolvidas nela. Podemos classificar as paisagens urbanas como industriais, comerciais, prestadoras de serviços, turísticas, portuárias, religiosas e etc.

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8 Cap Problemas ambientais no campo

9 Degradação do Solo Técnicas inadequadas de uso do solo, desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.

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11 Erosão e Desmatamento A erosão é um processo natural em que partículas de terra que ficam soltas na camada superficial do solo são transportadas pela ação das águas e dos ventos. A erosão torna-se um problema quando se faz o desmatamento, retirando-se a vegetação nativa, deixando o solo desprotegido favorecendo o processo erosivo.

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13 Erosão e Queimada As queimadas são muito utilizadas no Brasil, pois representa uma maneira rápida e mais viável economicamente para o desmatamento. Num primeiro momento, a queimada beneficia as plantações, pois as cinzas provocam um acréscimo de nutrientes para o solo. No entanto, os prejuízos são maiores. O fogo elimina nutrientes, microorganismos e restos vegetais deixando o solo descoberto e sujeito a erosão.

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15 Erosão e forma de plantio A forma de plantio também acelera o processo erosivo do solo. Em regiões úmidas em terrenos de encostas deve utilizar o Terraceamento e o plantio em curvas de nível. Terraceamento é um sistema de plantio que usa terraços construídos transversalmente ao declive de um terreno para impedir que a enxurrada cause a erosão.

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17 Uso de fertilizantes e agrotóxicos Os fertilizantes colaboram para o aumento da produção mundial de alimentos. Os agrotóxicos, utilizado para combater ou controlar as pragas que destroem plantações. O problema do uso dos fertilizantes e agrotóxicos está no uso excessivo. Quando se faz um uso intenso de agrotóxicos, por exemplo, as pragas tendem a obter uma resistência maior ao agrotóxico forçando o aumento da dosagem de substâncias químicas poluindo o solo.

18 Há países onde os fertilizantes e os agrotóxicos estão sendo substituídos por novas técnicas e produtos, por exemplo, a Agricultura orgânica. Adubos orgânicos vêm sendo utilizados no lugar de fertilizantes, e novas técnicas de controle de pragas, por meio do uso de predadores naturais e de espécies de plantas mais resistentes.

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20 Impactos da irrigação Os principais impactos ambientais resultantes da irrigação são: - O alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo. - Acúmulo de fertilizantes nos rios que abastecem as áreas de plantações, favorecendo o aparecimento em grande número de certas algas que consomem muito oxigênio.

21 Salinização, acúmulo de sais minerais no solo. Proliferação de insetos e fungos prejudiciais as plantações como conseqüência do aumento da umidade. Desperdício, pois grande parte da água utilizada é perdida por evaporação.

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23 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 288 e 289 (Todas as questões).

24 Cap. 03 – Problemas urbanos no Brasil

25 Moradia Em praticamente todas as grandes cidades brasileiras, muitas pessoas vivem em favelas e cortiços, ou seja, moradias precárias que tem como origem o aumento da população urbana e a falta de habitações nas cidades. Essas habitações são construídas em lugares afastados dos centros, em terrenos geralmente sujeitos a enchentes, deslizamentos e etc.

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27 Transporte Desprovidas de infraestrutura viária eficaz, ou seja, carentes de um sistema de ruas, avenidas, túneis capazes de fluir o trânsito, as grandes cidades apresentam freqüentemente congestionamentos. Isso ocorre em razão da preferência cada vez maior de veículos individuais em razão da precariedade dos transportes coletivos. Tal fato provoca um aumento da poluição atmosférica e sonora.

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29 Lixo O lixo produzido nas cidades precisa ser coletado, tratado e descartado adequadamente. O lixo pode ter cinco destinos diferentes: Os depósitos a céu aberto, aterros sanitários, incineração, Compostagem e reciclagem. No Brasil predominam os depósitos a céu aberto, o que contribui com a poluição do solo, dos lençóis subterrâneos e proliferação de várias doenças.

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31 Água e Esgoto Esses dois serviços estão diretamente relacionados a saúde pública e a qualidade de vida da população, pois evitam diversas doenças. No Brasil, ainda existem áreas de centros urbanos sem acesso a água encanada e tratada e, principalmente, sem coleta e tratamento do esgoto. Muitas vezes o esgoto é jogado em rios poluindo suas águas e prejudicando a existência de vida nos mesmos.

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33 Ilhas de Calor Nas grandes aglomerações urbanas, a região central é mais quente, e as áreas mais afastadas apresentam temperaturas mais baixas. Ilhas de calor são as áreas mais quentes. Isso ocorre porque no centro e mesmo em outras áreas da cidade a concentração de calor é maior em razão da presença de prédios e asfalto, além da intensa circulação de poluentes atmosféricos. Para amenizar o problema é necessário aumentar as áreas verdes.

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35 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 296 (01 a 05) e 297 (01 e 02).

36 Referências: Apostila Sistema UNO (6º ano) Livro Didático Projeto Araribá (Geografia – 6º ano). Recurso Multimídia Sistema UNO Imagens: Google Imagens e Recurso multimídia do Sistema UNO. Filme: Ilha das Flores Montagem: Prof. Raphael Ramos


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