A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agropecuária Victor Hugo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agropecuária Victor Hugo."— Transcrição da apresentação:

1 Agropecuária Victor Hugo

2 Evolução da Agropecuária
Agropecuária e Tecnologia A informatização atrelada aos implementos agrícolas sofisticados ajudam a aumentar a produtividade. A Biotecnologia aliada a Engenharia Genética, contribui para o aprimoramento de plantas e animais. O consumo de plantas e animais modificados geneticamente e o uso de anabolizantes e hormônios tem sido motivo de muita polêmica.

3 Agropecuária e o aproveitamento do solo
Sistemas classificados como intensivo e extensivo.

4 Finalidade da Produção Agropecuária
Produção de subsistência Produção comercial

5 Sistemas agrícolas Agricultura Itinerante ou Roça Tropical
É o cultivo praticado com técnicas arcaicas e rudimentares, ocorre quando o solo perde a fertilidade devido a erosão e a falta de conservação. Agricultura Irrigada

6 Agricultura de Plantation
Agricultura Moderna

7 Cinturão Verde Recebem o nome de cinturão verde as áreas de agropecuária em torno dos grandes centros urbanos

8 A produção agropecuária nos países subdesenvolvidos
Possui uma realidade bem distinta lado a lado. Agricultura Moderna X Agricultura Arcaica Tanto nos países subdesenvolvidos cuja base da economia é rural , como nas regiões pobres dos países subdesenvolvidos que se industrializaram, há um amplo predomínio da agricultura de subsistência, que ocupa os piores solos, e do sistema de plantation, área de solos melhores. Essa situação é uma herança histórica do período em que esses países foram colônias. O setor primário constitui a base da economia nesses países. O percentual da população economicamente ativa que trabalha no setor primário é sempre superior a 25%, ou até muito mais, como a Etiópia, 77% da população ativa é agrícola. É comum vigorar uma política agrícola que priorize a produção voltada ao abastecimento do mercado externo, mais lucrativo.

9 A produção agropecuária nos países desenvolvidos
A agricultura e a pecuária, no geral, são praticados de forma intensiva, com grande utilização de agrotóxicos, fertilizantes, técnicas aprimoradas de correção e conservação dos solos e elevados índices de mecanização agrícola. Por isso, a mão-de-obra no setor primária da economia é bem pequena. Nesses países, além do enorme índice de produtividade, obtém-se um enorme volume de produção que abastece o mercado interno e é responsável por grande parcela do volume de produtos agropecuárias que circulam o mercado mundial. Uma quebra na safra de qualquer produto cultivado nos Estados Unidos ou na Europa tem reflexos imediatos no comércios mundial e na  cotação dos produtos agrícolas.

10

11 Agricultura e meio ambiente
Degradação promovida pela agropecuária: O uso contínuo de fertilizantes e adubos químicos. A erosão. A irrigação. Laterização. As queimadas. Solução: Agricultura Orgânica.

12

13 Fim Tchau!!!!


Carregar ppt "Agropecuária Victor Hugo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google