A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA

2 ÁFRICA Características principais: - países subdesenvolvidos;
- predomínio de população jovem; - dependência econômica; - elevado crescimento vegetativo; e - baixo IDH.

3 ÁFRICA Possui maior percentual de portadores do vírus HIV do planeta.
Presença de conflitos armados. Continente mais pobre do mundo. Menores índices de desenvolvimento econômico.

4 ÁFRICA Economia essencialmente agrícola com modelo baseado em pequenas lavouras de subsistência. Plantations. Café, algodão, cacau e amendoim estão entre os principais itens agrícolas.

5 ÁFRICA A exploração de minérios e petróleo, nos últimos anos, vem se intensificando e é responsável pelo atual ciclo de crescimento da África. Desde 2000, o PIB africano registra uma média de expansão significativa. No entanto, não há redução da pobreza na mesma proporção.

6 ÁFRICA A china financia projetos de infraestrutura, como estradas de ferro e oleodutos, além de disponibilizar linhas de crédito vantajosas. Em troca tem acesso aos minérios e recursos energéticos de países como Angola, Sudão, Congo e RDC.

7 ÁFRICA Desde 2000 o comércio entre a chineses e africanos cresceu fortemente. Passou de 10,6 bilhões para 123 bilhões de dólares em 2010. Nesse ano, a China apareceu como o maior parceiro comercial dos países africanos.

8 ÁFRICA Economia pouco diversificada, A África, em 2011, apresentou um PIB de 1,99 trilhão de dólares. Menos de 3 % do PIB mundial. A África do Sul tem o maior PIB do continente. Em 2011 apresentou o PIB de 408 bilhões de dólares.

9 ECONOMIA - ÁFRICA

10 ECONOMIA - ÁFRICA

11 ECONOMIA - ÁFRICA

12 ÁFRICA O principal bloco econômico (SADC):
- Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento - South African Development Community (SADC), formado por 14 países. - África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagáscar, Mamaluí, Maurício, Moçambique, Namíbia, RDC, Seichelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

13 ÁFRICA O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. Parcela significativa dos habitantes da África vive abaixo da linha de pobreza.

14 AGRICULTURA Subsistência:
técnicas arcaicas como o uso de queimadas, gerando o esgotamento prematuro do solos; policulturas; minifúndios; consumo interno; e baixa produtividade.

15 AGRICULTURA Plantation:
- técnicas modernas com o uso de fertilizantes e máquinas agrícolas; - monocultura; - latifúndios; - consumo externo; e - alta produtividade.

16 PECUÁRIA Baixa produtividade.
Técnicas rudimentares com o gado do tipo zebu criado solto na pastagem. Pequenas propriedades. Consumo interno.

17 INDUSTRIALIZAÇÃO Falta capital para exploração de minérios.
Pequena rede hidrelétrica instalada. Deficiências nas redes de transportes. Mão-de-obra pouco especializada. Baixo poder aquisitivo da população.

18 REDE DE TRANSPORTES


Carregar ppt "ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google