A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:"— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:
Aula 51 - Geopolítica da descoloniza-ção: Aula 52 - África Setentrional: Aula o chifre da África:

2 Continente mais pobre do mundo, onde estão quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria, levam esta região quase ao caos total. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento como é o caso da África do Sul, que possui sozinha, 1/5 do PIB de toda a África. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Cerca de 260 dos 783 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial. Características principais: São países subdesenvolvidos; Predomínio de população jovem; Dependência econômica; Grande crescimento vegetativo; Baixo nível de vida; Baixo poder aquisitivo.

3 Agricultura Subsistência:
Técnicas arcaicas como o uso de queimadas, gerando o esgotamento prematuro do solos; Policulturas; Minifúndios; Consumo interno; Baixa produtividade (sistema extensivo).

4 Plantation: Técnicas modernas com o uso de fertilizantes e máquinas agrícolas; Monocultura; Latifúndios; Consumo externo; Alta produtividade (sistema intensivo).

5 PECUÁRIA Baixa produtividade;
Técnicas rudimentares com o gado do tipo zebu criado solto na pastagem; Pequenas propriedades; Consumo interno; Problemas com a doença-do-sono, provocada pela mosca tsé-tsé.

6 Minérios Grande riqueza mineral, com exceção do carvão, que não é encontrado no continente; Destaque para o petróleo (Líbia, Argélia e Nigéria = OPEP), manganês (Gabão), fosfato (Marrocos) e cobre (Zâmbia); O destaque de país é a África do Sul que explora quase todos os minérios, em especial o ouro e o diamante em larga escala e como grande fonte de divisa.

7 Problemas da industrialização
Falta capital para exploração de minérios pelos países; Pequena rede hidrelétrica instalada; Deficiências nas redes de transportes, que são apenas para o modelo comercial; Pequena mão-de-obra especializada; Baixo poder aquisitivo da população.

8 Rede de transportes

9 Rede de transportes O mais utilizado é o aéreo devido as longas distâncias e aos outros modelos serem basicamente para atender o sistema de exportação do continente, ou seja, a rede é para entregar e não integrar os povos; Os sistemas rodoviários e ferroviários fazem apenas ligações com as regiões produtoras e os portos; O sistema marítimo é um dos maiores do globo, mas servem apenas para a marinha mercante, ou seja, nada de transportar pessoas. Exercícios e próxima aula

10 Geopolítica da descolonização da África Histórico
Domínio de antigas civilizações pelo europeus; No século XV, tem início a expansão européia com a instalação de feitorias, ou seja, entrepostos comerciais que criaram uma dependência com os europeus; Modelo de produção artesanal e manufatureira.

11 Novos mercados e a Revolução Industrial
Necessidade de matéria-prima e criação de mercado consumidor; A partir de 1850 o processo de colonização se intensifica; A conferência de Berlim determina os processos de ocupação e a partilha da África, gerando países artificiais que abrigam tribos inimigas; Desestruturação da economia local devido a dependência com os europeus.

12 Movimentos de independência
Os primeiros países independentes e únicos antes da 2ª Guerra Mundial eram o Egito (1922), Libéria (1826), África do Sul (1910) e Etiópia; Após a 2ª Guerra Mundial começa um processo de independência através de acordos ou à força, que se intensifica entre os anos de 50 a 70; Permanece a dependência econômica;

13 Principais movimentos de independência na África
Nas colônias Britânicas o conflito mais intenso foi no Quênia na chamada Rebelião do Mau-Mau; Pela França foi a maior rebelião foi na Argélia; O Marrocos foi a pior rebelião das colônias espanholas, principalmente pelo conflito no Saara Ocidental; O Congo foi a pior rebelião das colônias belgas; Burundi e Ruanda foram as piores rebeliões entre as colônias alemãs; As últimas colônias que conquistaram independência foram as portuguesas como Angola, Guiné-Bissau e Moçambique; Exercícios e próxima aula

14 África setentrional Predomínio de relevo planáltico em estrutura recente; Clima árido com destaque para o deserto do Saara; Importante estrategicamente por se localizar próximo a Europa; Dois grupos étnicos principais (os Camitas e os Semitas); Economia baseada no comércio, agricultura e exploração mineral.

15 África Centro-Oriental
Região do Magreb Pertence a África Setentrional com os países Marrocos, Argélia e Tunísia; Foi colonizado pela França; África Centro-Oriental Também faz parte da África Setentrional com os seguintes países: Egito e Líbia; Sofreu colonização ou apenas apoio militar dos Britânicos; O Egito apresenta uma economia de subsistências apoiada no turismo e no Canal de Suez; A Líbia é rica em petróleo com economia toda apoiada no setor primário, sendo grande parceiro comercial do Brasil na região. Governada por Muamar Kadafi. Exercícios e próxima aula

16 O chifre da África Região composta pela Etiópia, Eritréia, Somália e Sudão; Passou pela colonização britânica e italiana. Sua independência ocorreu entre os anos 50 e 70; Vive em constante instabilidade política e econômica; A Etiópia e a Eritréia passaram por uma guerra civil que dividiu os países; A Somália com grandes regiões áridas viveu uma tribal guerra civil, onde as tropas da ONU (EUA) acabaram não conseguindo controlar a situação, que só foi resolvida após um acordo com o Egito; O Sudão viveu uma guerra civil entre cristãos e fetichistas (animistas) que tinham o apoio dos muçulmanos e acabou destruindo a região do Sahel.

17 Produz através do plantation algodão, café, bananas e cana-de-açúcar;
A vegetação é o Sahel, uma transição entre o deserto, savana e floresta e semelhante ao nosso cerrado; Exercícios e próxima aula


Carregar ppt "ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google