A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA. Mapa Politico Características Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA. Mapa Politico Características Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam."— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA

2 Mapa Politico

3 Características Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam Há cinco diferentes fusos horários. Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam Há cinco diferentes fusos horários.

4 Relevo

5 hidrografia Além do Nilo, outros rios importantes para a África possui alguns são o Congo, o Níger e o Zambeze. Além do Nilo, outros rios importantes para a África possui alguns são o Congo, o Níger e o Zambeze. No que se refere aos lagos, a África possui alguns muitos extensos e profundos, a maioria situada no leste do continente, como o Vitória, o Niassa, o Rodolfo e o Tanganica. No que se refere aos lagos, a África possui alguns muitos extensos e profundos, a maioria situada no leste do continente, como o Vitória, o Niassa, o Rodolfo e o Tanganica.

6 Rios Rio Nilo Rio Nilo Rio Congo Rio Congo

7 Vegetação Savanas Savanas Desertos Desertos Estepes Estepes Campos – Pradaria Campos – Pradaria Florestas tropicais Florestas tropicais

8 savanas

9 Estepes

10 desertos Saara Saara Kalahari Kalahari

11 PIRÂMIDES DO EGITO

12 Madagascar

13 África Subsaariana

14 Diversidade de Paisagens Diversidade de Paisagens Divisão política arbitrária- conflitos étnicos Divisão política arbitrária- conflitos étnicos Piores índices de qualidade de vida do mundo Piores índices de qualidade de vida do mundo Presença da agricultura de subsistência Presença da agricultura de subsistência

15 Economia Riquezas naturais A exploração dos recursos naturais é a maior fonte de riqueza africana: Do planalto de Katanga extrai-se cobre, estanho, chumbo e zinco. As minas da África do Sul são ricas em ouro, diamantes e urânio. A costa norte do continente contém abundantes poços de petróleo e gás natural, além de ser rica em jazidas de fosfatos. Riquezas naturais A exploração dos recursos naturais é a maior fonte de riqueza africana: Do planalto de Katanga extrai-se cobre, estanho, chumbo e zinco. As minas da África do Sul são ricas em ouro, diamantes e urânio. A costa norte do continente contém abundantes poços de petróleo e gás natural, além de ser rica em jazidas de fosfatos.

16 Principais atividades Agricultura de subsistência e comercial. Agricultura de subsistência e comercial. Cultivos: Mandioca, milho e derivados,batata doce,arroz, café,cacau, cana-de-açúcar, algodão, planta do sisal e látex. Destacam-se também a pecuária e a industria. Cultivos: Mandioca, milho e derivados,batata doce,arroz, café,cacau, cana-de-açúcar, algodão, planta do sisal e látex. Destacam-se também a pecuária e a industria.

17 Aspectos Populacionais abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes grande parte se concentra na Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul, que são países mais populosos. abriga, atualmente, cerca de 930 milhões de habitantes grande parte se concentra na Nigéria, Egito, Etiópia, República Democrática do Congo e África do Sul, que são países mais populosos. As regiões que apresentam maiores densidades demográficas são aquelas que possuem solos férteis, como o vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, além da costa litorânea, lugar com boa incidência de chuvas. As regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica compreendem as áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Kalahari e nas florestas do Congo (África Subsaariana). As regiões que apresentam maiores densidades demográficas são aquelas que possuem solos férteis, como o vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, além da costa litorânea, lugar com boa incidência de chuvas. As regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica compreendem as áreas desérticas, como o deserto do Saara (África Islâmica), deserto da Namíbia e do Kalahari e nas florestas do Congo (África Subsaariana).

18 Aspectos Populacionais cidades são Cairo (Egito), cidades são Cairo (Egito), Alexandria (Egito), Alexandria (Egito), Lagos (Nigéria), Lagos (Nigéria), Casablanca (Marrocos) Casablanca (Marrocos) Cidade do Cabo (África do Sul) Cidade do Cabo (África do Sul)

19 Cairo( Egito)

20 Alexandria -Egito

21 África do Sul- cidade do Cabo

22 Casablanca Marrocos

23 Etnias

24 população Os principais são: árabe, inglês, francês, português, espanhol e africâner, língua oriunda do neerlandês, falada pelos descendentes de neerlandeses, alemães e franceses da África do Sul e da Namíbia. Os principais são: árabe, inglês, francês, português, espanhol e africâner, língua oriunda do neerlandês, falada pelos descendentes de neerlandeses, alemães e franceses da África do Sul e da Namíbia.árabe inglêsfrancês portuguêsespanhol africânerneerlandês neerlandesesalemãesfrancesesÁfrica do SulNamíbiaárabe inglêsfrancês portuguêsespanhol africânerneerlandês neerlandesesalemãesfrancesesÁfrica do SulNamíbia BRANCA –árabes, judeus, berberes, BRANCA –árabes, judeus, berberes, felás, núbios, galas, somalis... felás, núbios, galas, somalis... NEGRA – sudaneses, bantos, nilóticos, NEGRA – sudaneses, bantos, nilóticos, pigmeus, hotentotes, bosquímanos... pigmeus, hotentotes, bosquímanos...

25

26 POBREZA DO CONTINENTE

27 O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso à quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma, como insuficiência de determinados nutrientes no organismo: falta de potássio, proteína, cálcio, entre outros O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso à quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma, como insuficiência de determinados nutrientes no organismo: falta de potássio, proteína, cálcio, entre outros

28 Fatores... Ocupação de grande parte das terras para o plantio de culturas monocultoras destinadas à exportação, portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno. Diminuição da oferta de alimentos no continente. Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura. Diminuição das pastagens e terras férteis no continente. Os conflitos étnicos que resultam em guerras civis. Ocupação de grande parte das terras para o plantio de culturas monocultoras destinadas à exportação, portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno. Diminuição da oferta de alimentos no continente. Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura. Diminuição das pastagens e terras férteis no continente. Os conflitos étnicos que resultam em guerras civis.


Carregar ppt "ÁFRICA. Mapa Politico Características Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano é o terceiro em extensão. Cortam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google