A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA: herança colonial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA: herança colonial"— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA: herança colonial
Declínio entre os séculos XV e XIX, mais de 40 milhões de pessoas foram escravizadas (cerca de 30% morreram antes de chegar à América). Cerca de 70% da pop. africana (que tem aprox. 600 milhões de hab.) vivem no campo. A pop. se concentra nos vales férteis do Nilo e Níger e em trechos úmidos da costa litorânea. Os países, em geral, apresentam péssima condição de vida. São os piores indicadores sociais do planeta.

2 EXEMPLOS DE INDICADORES SOCIAIS
Países CV (%) Mortalidade infantil (por/mil) Exp. de vida (anos) Analfabetis-mo (%) Etiópia 3,0 122 46 34,8 Somália 2,4 47 75,9 COMPOSIÇÃO ÉTNICA - Cerca de 70% da pop. é negra (bantos e sudaneses), localização ao sul do Saara . Os demais 30% localizam-se ao norte (árabes e bérberes). Pequena pop. de origem européia, com poderes político e econômico superiores aos dos negros. Grande diversidade religiosa: seitas animistas e fetichistas, além de grupos de muçulmanos e católicos.

3 EX-COLÔNIAS Desde do século XV foram tidas como entrepostos comerciais. No século XIX se deu a colonização efetiva, com o fim do tráfico negreiro. Conferência de Berlim ( ), divisão da África entre os países europeus. Tornou-se, então, fornecedora de matéria-prima. Redesenharam fronteiras, rompendo estruturas sociais reinantes. Implantação das “plantations”, com o fim do modelo de produção para auto-subsistência. Após Segunda Grande Guerra, inicia-se a descolonização, com sérios problemas sociais e guerras civis instaladas.

4 Comparação do IDH

5 Aspectos da paisagem africana

6

7 Avanço da desertificação/ Sahel


Carregar ppt "ÁFRICA: herança colonial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google