A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Língua Portuguesa no Mundo

2 Língua Portuguesa no Mundo
A língua Portuguesa é falada em:  Portugal  França  Canadá  Estados Unidos da América  Cabo Verde  Guiné  Goa  Macau  São Tomé  Timor  Angola  Brasil  Moçambique

3 O Português é a sexta língua mais falada no mundo
Língua Portuguesa no Mundo É utilizada como Língua Oficial em:  Portugal  Brasil  São Tomé e Príncipe  Guiné-Bissau  Cabo Verde  Moçambique Angola O Português é a sexta língua mais falada no mundo

4 Língua Portuguesa no Mundo
 O português é a língua oficial de Portugal, falada aproximadamente por 10 milhões de habitantes.  Em 1986, o país integra-se na Comunidade Económica Europeia (CEE), e a língua portuguesa passa a ser adoptada como um dos idiomas oficiais da organização

5 A Língua Portuguesa no Mundo

6 Do Latim ao Português  Derivada do latim vulgar (popular), desenvolve-se na Lusitânia (actual Portugal e região espanhola da Galícia). O latim, depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica e da criação do reino de Portugal, volta a ser a língua predominante, embora já modificado pelas influências que recebeu dos povos bárbaros e do próprio árabe. Derivada do latim vulgar (popular), desenvolve-se na Lusitânia (actual Portugal e região espanhola da Galícia) a partir do final do século III a.C. Nessa época o Império Romano conquista a região e institui o latim como língua oficial. Com as invasões bárbaras, no século V, o latim começa a entrar em decadência. A partir do século VIII deixa de ser falado, quando os árabes dominam a península Ibérica e impõem sua língua. A expulsão dos árabes, no século XII, leva à criação do reino de Portugal. O latim volta, então a ser a língua predominante, embora já modificado pelas influências que recebeu dos povos bárbaros e do próprio árabe.

7 Do Latim ao Português Posteriormente a estas invasões, o idioma é reformulado e dá origem ao galaico-português. Aos poucos, o galaico-português vai sofrendo modificações e adquirindo, na região de Portugal, as características do português moderno. Quando a dinastia Avis é fundada, em Portugal, em 1385, o português passa a ser a língua oficial. Com a expansão marítima portuguesa, entre os séculos XV e XVI, espalha-se por várias regiões da África , Ásia e América. Posteriormente, o idioma é reformulado e dá origem ao galaico-português. Um dos primeiros documentos escritos nessa língua data de 1198: uma poesia, conhecida Catinga da Ribeirinha, escrita pelo trovador Paio Soares de Taveirós. Aos poucos, o galaico-português vai sofrendo modificações e adquirindo, na região de Portugal, as características do português moderno. Quando a dinastia Avis é fundada, em Portugal, em 1385, o português passa a ser a língua oficial. Com a expansão marítima portuguesa, entre os séculos XV e XVI, espalha-se por várias regiões da África , Ásia e América.

8 O Português na América O Português do Brasil e o Português Europeu contemporâneos: algumas causas das diferenças O Português Brasileiro descende do Europeu. No Brasil, tomou a sua forma na complexa interacção entre:  A língua do colonizador  As numerosas línguas indígenas brasileiras As também numerosas línguas africanas chegadas pelo tráfico negreiro As línguas dos que emigraram para o Brasil da Europa e da Ásia, sobretudo a partir de meados do século XIX.

9 O Português na América O Brasil é o único país de língua portuguesa na América:  163 milhões de falantes no total. O português falado no Brasil colonial sofre influência: Das línguas indígenas Das africanas De imigrantes europeus O Brasil é o único país de língua portuguesa na América, com cerca de 163 milhões de falantes no total (língua materna e segunda língua). O português falado no Brasil colonial sofre influência das línguas indígenas, africanas e de imigrantes europeus que se instalam no centro - sul. Isso explica as diferenças regionais na pronúncia e no vocabulário verificadas, por exemplo, no Nordeste e no Sul do país. Apesar disso, a língua conserva a uniformidade gramatical em todo o território. O português é a língua oficial de Portugal, falada aproximadamente por 10 milhões de habitantes (língua materna e segunda língua). Em 1986, o país integra-se à Comunidade Económica Europeia (CEE), e a língua portuguesa passa a ser adoptada como um dos idiomas oficiais da organização

10 O Português na Africa  Em África, o português é a língua de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola, somando cerca de 7,5 milhões de falantes no total.  Actualmente , mais de 1 milhão de cidadãos da União Europeia (antiga CEE) falam o português. Entre os séculos XVI e XVIII , o português torna-se a língua franca nos portos da Índia e sudeste da Ásia. Actualmente , mais de 1 milhão de cidadãos da União Europeia (antiga CEE) falam o português. Eles estão concentrados na França, Alemanha, Bélgica, Suécia e em Luxemburgo, sendo a França o país com mais falantes (750 mil). Ásia. Entre os séculos XVI e XVIII , o português torna-se a língua franca nos portos da Índia e sudeste da Ásia. Actualmente, a cidade de Goa, na Índia, é o único lugar do continente onde o Português sobrevive na sua forma original, com 250 mil falantes no total. Entretanto , o idioma está sendo gradualmente substituído pelo inglês. Em Damão e Diu (Índia), Java (Indonésia), Macau (território Português), Sri Lanka e Málaca (Malásia) fala-se o crioulo, língua que conserva o vocabulário do Português, mas adopta formas gramaticais diferentes.

11 O Português em Africa  A cidade de Goa, na Índia, é o único lugar do continente onde o Português sobrevive na sua forma original, com 250 mil falantes no total.  Em Damão e Diu (Índia), Java (Indonésia), Macau (território Português), Sri Lanka e Málaca (Malásia) fala-se o crioulo, língua que conserva algum do vocabulário do Português, mas adopta formas gramaticais diferentes. Em África, o português é a língua de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola, somando cerca de 7,5 milhões de falantes no total. Nesses países, o português oficial - usado na administração, no ensino, na imprensa e nas relações internacionais - convive com diversos dialectos crioulos. Nas ilhas de São Tomé e Príncipe, apenas 2,5% dos habitantes falam a língua portuguesa. A maioria usa dialectos locais, como o forro e o moncó. Em Cabo Verde, quase todos os habitantes falam o português e um dialecto crioulo, que mescla o português arcaico a línguas africanas. Há duas variedades desse dialecto, a de Barlavento e a de Sotavento.

12 O Português em Africa  Na Guiné-Bissau, 90% da população fala o dialecto crioulo ou dialecto africano e apenas 10% dela utiliza o português. Em Moçambique, somente 0,18% da população (30 mil pessoas) considera o português como língua oficial, embora seja falado por mais de 2 milhões de moçambicanos. Em Angola, 60% dos moradores têm o português como língua materna. Cerca de 40% da população fala dialectos crioulos como o bacongo, o quimbundo, o ovibundo e o chacue. Na Guiné-Bissau, 90% da população fala o dialecto crioulo ou dialecto africanos e apenas 10% dela utiliza o português. Em Moçambique, somente 0,18% da população (30 mil pessoas) considera o português como língua oficial, embora seja falado por mais de 2 milhões de moçambicanos. A maioria usa línguas locais, principalmente as do grupo banto. Em Angola, 60% dos moradores têm o português como língua materna. Cerca de 40% da população fala dialectos crioulos como o bacongo, o quimbundo, o ovibundo e o chacue.

13 Trabalho Realizado por:
Diogo Marrana nº5 Filipe Silva nº8 Márcio Lavrador nº15 10ºB


Carregar ppt "Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google