A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portas fechadas…Janelas abertas COLÓQUIO sobre SAÍDAS PROFISSIONAIS DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA Sérgio Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portas fechadas…Janelas abertas COLÓQUIO sobre SAÍDAS PROFISSIONAIS DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA Sérgio Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Portas fechadas…Janelas abertas COLÓQUIO sobre SAÍDAS PROFISSIONAIS DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA Sérgio Matos

2 A língua portuguesa e a lusofonia 1 Língua de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste 2 Língua de uso em Macau e Goa 3 Língua de trabalho em Organizações Internacionais: ACP - Países de África, Caraíbas e Pacífico Mercosul OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos OUA - Organização de Unidade Africana SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral UE - União Europeia UL - União Latina UEMOA - União Económica e Monetária da África Ocidental 4 Língua que une 200 milhões de falantes 5 Língua suporte de identificação de comunidades lusófonas: Alemanha, África do Sul, Austrália, Canadá, EUA, França, Luxemburgo, Suíça, Venezuela... 6 Língua de acesso ao conhecimento de um tempo histórico que revolucionou a imagem do planeta 7 Língua de vitalidade comercial e diplomática, língua de evangelização e mediação religiosa 8 Língua que permanece inalterável como legado jurídico, em zonas de anterior administração portuguesa 9 Língua que viajou por toda a Terra, deixando uma herança fonética e semântica 10 Língua difundida nas sete partidas do mundo em formas ancestrais, como as crenças, os costumes, os ditados, os provérbios

3

4 Instituto Nacional de Estatística

5 O PLE NA FLUP 1) INÍCIOS 2) DIPLOMA UNIVERSITÁRIO 3) CURSOS LIVRES

6 Curso / Ano 2001/ / / / /06 Curso Anual - 1º Semestre Curso Anual - 2º Semestre Curso Intensivo Setembro Curso Intensivo Outubro 60 Curso Intensivo Março Curso de Verão TOTAIS Cursos PLE

7 O PLE NA FLUP 4) Participação em projectos europeus de ensino de língua não materna (WEINE - «Why English is not enough», 2002; WELCOME, ). 5) CERTIFICAÇÃO - Criação na FLUP de um centro oficial de exames CAPLE, que certifica os diplomados de acordo com os princípios internacionais de avaliação europeia (ALTE). 6) Criação de uma variante na licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas de Ensino de PLE. Convertido numa variante de um curso de 1º ciclo em «Ciências da Linguagem» (aguarda aprovação pela DGES).

8 O PLE NA FLUP 7) Criação de um curso de pós-graduação destinado à FORMAÇÃO D EPROFESSORES DE PLE (em funcionamento há dois anos) está a ser transformado num 2º ciclo. (aguarda aprovação pela DGES). 8) Cursos de actualização de professores de PLE (apoio Camões) 9) Protocolo com a Walker Consultores no quadro de um programa subsidiado pela Fundo Social Europeu – o programa FIC (Formar – Integrar – Competir). – formandos, mais de 100 formadores 10) Participação no projecto interregional EUCYL (leccionação de Português em Universidades espanholas – Novembro / Dezembro 2006).


Carregar ppt "Portas fechadas…Janelas abertas COLÓQUIO sobre SAÍDAS PROFISSIONAIS DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA Sérgio Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google