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UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira.

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2 UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira

3 Bem cultural acessível a minoria Universidade é privilégio de poucos UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR - Agência formadora seletora ] quadros dirigentes da sociedade

4 Atividade especialmente difícil, profundamente ligada aos problemas da sociedade, as suas condições de trabalho em transformação e as novas tecnologias voltadas para o futuro e não o passado. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR -

5 UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA Antigüidade Clássica (Grécia e Roma): Antigüidade Clássica (Grécia e Roma): escolas de alto nível para formar especialistas em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito.

6 Final da Idade Média (meados do século XI a XV): Final da Idade Média (meados do século XI a XV): nasce a universidade identificada com sua sociedade e cultura. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA

7 Idade Moderna: Idade Moderna: rebelião burguesa com a ordem medieval. Universidade não acompanha o espírito difundido pela Reforma. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA

8 Século XIII – Século XIII – saber medieval é contestado. (Iluminismo) UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA

9 Século XIX – Século XIX – com o incremento da industrialização, foi instituída a Universidade Napoleônica, na França. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - surgiu em função de necessidades profissionais. - estruturada de forma fragmentada em escolas superiores.

10 Século XII – Século XII – criada a Universidade de Berlim, na Alemanha, considerada como a Universidade Moderna, centro de pesquisa. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA

11 Desde o início: - desprovido de caráter nacional - influenciado por espírito colonialista e colonizador UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - Ensino ministrado pelos jesuítas: - alheio às necessidades da colônia - destinado a proporcional cultura geral básica - sem preocupação de qualificar para o trabalho.

12 Até 1808: Até 1808: luso brasileiros faziam seus estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra). A maioria eram religiosos. 1808: 1808: após a vinda de D. João VI para o Brasil é criado o chamado ensino superior, em reposta às necessidades da colônia. Surge curso de ensino superior no Rio de Janeiro e Bahia, marcados pelo caráter utilitário e imediatista. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO -

13 1854: 1854: faculdades de Direito de São Paulo e Recife. 1930: 1930: Universidade de Minas Gerais. 1934: 1934: Universidade de São Paulo e do Distrito Federal. 1968: 1968: promulgada a Lei nº5540 da Reforma Universitária, que fundamentou-se na renovação do conceito do ensino superior, e insistia que a universidade deveria cultivar as áreas fundamentais do saber, estudadas como base para ulteriores aplicações técnico-profissionais. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO -

14 Enfatizou o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao ensino e prescrevia ainda que o regime didático e a estrutura curricular deveriam atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e do progresso das ciências. Estabeleceu os objetivos do Ensino Superior: UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO -

15 Art. 1º - Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário. Art. 2º - Art. 2º - O ensino superior é indissociável da pesquisa e será ministrado em universidades e excepcionalmente em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado. Imprimiu nova organização ao ensino superior mas não solucionou a crise universitária brasileira. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO -

16 1. 1. Deveria constituir-se em um centro ativo de: pesquisa científica investigação teórica atividades filosóficas, literárias e artísticas expressão da cultura intelectual Tem como funções: ensino, pesquisa e a extensão. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE -

17 Ensino: Ensino: formação de profissionais liberais e especialistas altamente qualificados nos diversos campos do conhecimento. Pesquisa: Pesquisa: na graduação deve caracterizar-se pelo processo de reelaboração do saber e pós- graduação deve constituir a própria substância do trabalho que se caracteriza em fazer avançar o poder. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE -

18 Extensão: Extensão: com finalidade de difundir o saber universitário, oferecendo oportunidades a uma clientela não- regular, oferecendo aos próprios universitários programas que transcendem aos currículos e que atem as comunidades. Problemas: Problemas: conteúdos dos cursos; métodos de ensino; tempo de dedicação dos docentes; qualificação do docente; contato professor-aluno somente em sala de aula. UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - UNIVERSIDADE HOJE -

19 CRIAÇÃO: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira APOIO TÉCNICO: Fernando Neves dos Santos (estagiário) UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA - FICHA TÉCNICA -


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