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A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR. Assim que chegou ao Brasil, D. João VI determinou as primeiras medidas a respeito da educação, no sentido de criar.

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1 A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR

2 Assim que chegou ao Brasil, D. João VI determinou as primeiras medidas a respeito da educação, no sentido de criar escolas de nível superior para atender as necessidades do momento: formar oficiais do exército e da marinha ( para a defesa da Colônia). Engenheiros, militares, médicos, e abrir cursos especiais de caráter pragmático. Vejamos algumas dessas realizações.

3 Academia Real da Marinha (1808) e Academia Real Militar (1810); após 1832 são anexadas, compondo uma instituição de engenharia militar, naval e civil; depois de sucessivas junções e desmembramentos, a Escola Militar se organiza em 1858 e a Escola Politécnica em 1874, como instituições que preparam para a carreira militar e formam engenheiros civis, respectivamente

4 Cursos médicos –cirúrgicos: a partir de 1808, na Bahia e no Rio, visando formar médicos para a marinha e o exército.

5 Diversos cursos avulsos de economia e agricultura, também na Bahia e no Rio. Cursos jurídicos, surgem após a independência em São Paulo e Recife(1827), mas só se tornaram faculdades em 1854.

6 Mesmo no ensino superior, os cursos, às vezes transformados em faculdades, permanecem como institutos isolados, sem que haja interesse na formação de universidades. De qualquer forma, as medidas reforçam o caráter eletista e aristocrático da educação brasileira, a quem têm acesso os nobre, os proprietários de terras e uma camada intermediária, surgida a ampliação dos quadros administrativos e burocráticos.

7 A camada intermediária procura sobretudo os cursos de direito, não só para seguir a atividade jurídica, mas para ocupar funções administrativas e políticas ou dedicar-se ao jornalismo. Além disso, o diploma exerce uma função de enobrecimento. Letrados e eruditos, com ênfase na formação humanística, cada vez mais se distanciam do trabalho físico maculado pelo sistema escravista.


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