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Sociologia no Brasil Aspectos Historicos.

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Apresentação em tema: "Sociologia no Brasil Aspectos Historicos."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia no Brasil Aspectos Historicos

2 Processo de autonomia das Ciências Sociais: Objeto Método Conceitos
Condições socio-históricas do capitalismo na Europa, a partir do Renascimento. Processo de autonomia das Ciências Sociais: Objeto Método Conceitos America Latina: processo de formação, organização e sistematização do pensamento sociológico obedecendo também às condições de desenvolvimento do capitalismo e à dinâmica própria de inserção do país na ordem capitalista mundial. 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

3 Herança jesuítica Ordens religiosas: monopólio sobre a educação,
pensamento culto e produção artística Catequese contra-reformista Filosofia universalista e escolástica Exploração do trabalho indígena 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

4 Situação colonial 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano
Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

5 A cultura da corte e a o século XIX
Transferência da família real para o Brasil: 1808 Academia e Belas Artes Fundação da Imprensa Academia de Belas Artes- RJ 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

6 Organização da Primeira Biblioteca (Biblioteca Nacional – RJ)
21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

7 Cursos Superiores no Brasil
“O diploma concorria em importância com o título de propriedade da terra, formando um grupo de letrados portadores de um conhecimento jurídico e descritivo, sem qualquer conteúdo crítico. Tratava-se de uma cultura filosófica e humanística, exercida por jornalistas, professores e funcionários públicos dependentes da corte e dos proprietários de terra.”(p. 302) 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

8 “A administração, por um lado, e a cultura, por outro, tratavam de subordinar a colônia aos interesses de Portugal e da igreja. Implantou-se uma cultura erudita e religiosa, uma forma de pensar baseada na retórica e em princípios universalizantes e de pouco pragmatismo. Seus efeitos foram a aculturação indígena, a submissão das populações escravas e a distinção drástica das camadas cultas, compostas pelos que se dedicavam ao saber e não ao trabalho braçal.” (p ) 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

9 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social
21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

10 Classes intermediárias no século XVIII
Mineração: Urbanização Desenvolvimento comercial Exportação 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

11 “Essa camada intermediária livre e sem propriedade, que precede o surgimento da burguesia propriamente dita, tornas-se consumidora da cultura européia, em especial a de origem francesa, buscando criar uma identidade nova que a distinguisse tanto do escravo inculto como da elite colonial conservadora.”p.301 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

12 Sentimento de patriotismo Combate ao analfabetismo
O advento da burguesia Sentimento de patriotismo Combate ao analfabetismo Homogeneização de valores e discurso Campanha abolicionista no país (século XIX) Castro Alves 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

13 Movimento Modernista “ Além dos aspectos econômicos, o nacionalismo expressava o desejo de se conhecer realmente a nação e de conclamar as diversas classes sociais a exercer seu papel transformador da realidade. Procurava repudiar todo traço de colonialismo, de atraso, de importação cultural, propondo até mesmo a substituição do português clássico por uma língua brasileira, eminentemente nacional. Esse movimento revolucionário da sociedade e da cultura reorientou o pensamento social, traduzido nos estudos históricos, na crítica literária ou nas análises já de cunho sociológico.”p. 304 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

14 A geração de 1930 1930- fundação da Universidade de São Paulo e o consequente incremento da produção científica Busca do Brasil verdadeiro (em oposição ao Brasil colonizado e estudado sob a visão etnocêntrica da Europa) Nacionalismo Gilberto Freyre: compreensão da formação da sociedade brasileira, discussão sobre miscigenação, regionalismo. 1931 – Ministro Milton Campos introduz a disciplina de Sociologia no ensino médio Caio Prado Junior Sergio Buarque de Holanda Fernando de Azevedo 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

15 Rua do Ouvidor 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano
Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

16 Casa Grande & Senzala Gilberto Freyre:
compreensão da formação da sociedade brasileira, discussão sobre miscigenação, regionalismo Outras Obras: Sobrados e Mocambos Ordem e Progresso 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

17 O Mestiço (1934) – Candido Portinare
“Entendia o nacionalismo como a fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais possibilitada pelas características do colonialismo no Brasil. Destacava, em especial, o papel do negro e do mestiço na adaptação da cultura européia aos trópicos e na formação da identidade cultural brasileira. Freyre acreditava ainda que a sociologia e a antropologia podiam auxiliar a administração do país, possibilitando a articulação sociocultural.”p. 306. O Mestiço (1934) – Candido Portinare 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

18 Sergio Buarque de Holanda
Principal Obra: Raízes do Brasil 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

19 Celso Furtado Economista
Fundador da Cepal ( Comissão Econômica para América Latina) “propõe uma interpretação histórica a realidade econômica e, em especial, do subdesenvolvimento, entendidos como fruto de relações internacionais.”p. 312 Subdesenvolvivmento não como etapa, mas como condição mantida pelo capital externo ao Brasil 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira

20 Florestan Fernandes sociólogo militante
Influencia do pensamento marxista Sociedade brasileira dentro de padrões e estruturas Estudo das relações sociais e da estrutura de classes da sociedade brasileira Capitalismo dependente e o papel do intelectual 21/08/2009 Centro Universitário Franciscano Curso de Serviço Social Sociologia Brasileira


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