A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS

2 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara2 Primeira provocação: Comecemos pelo título da disciplina, o que você acha que significa estudar a FORMAÇÃO ECONÔMICA? Comecemos pelo título da disciplina, o que você acha que significa estudar a FORMAÇÃO ECONÔMICA?

3 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara3 As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (1) implica em pensar não apenas nas determinações econômicas, sociais e políticas que geram um acontecimento histórico. Inclui também pensar em TRANSFORMAÇÃO o que significa buscar continuidades e descontinuidades de acontecimentos e suas relações, muitas vezes, conflituosas, dialéticas. implica em pensar não apenas nas determinações econômicas, sociais e políticas que geram um acontecimento histórico. Inclui também pensar em TRANSFORMAÇÃO o que significa buscar continuidades e descontinuidades de acontecimentos e suas relações, muitas vezes, conflituosas, dialéticas.

4 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara4 As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (2) o registro da formação é a história propriamente dita, aí incluídas suas representações, sejam aquelas que conhecem o processo histórico, sejam as que o ocultam (isto é, as ideologias) o registro da formação é a história propriamente dita, aí incluídas suas representações, sejam aquelas que conhecem o processo histórico, sejam as que o ocultam (isto é, as ideologias) CHAUÍ, 2000, p. 9 CHAUÍ, 2000, p. 9

5 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 5 Segunda provocação: O Brasil foi descoberto, fundado ou formado?

6 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 6 FUNDAÇÃO versus FORMAÇÃO a fundação se refere a um momento passado imaginário, tido como instante originário que se mantém vivo e presente no curso do tempo, isto é, a fundação visa a algo tido como perene (quase eterno) que traveja e sustenta o curso temporal e lhe dá sentido CHAUÍ, 2000, p.9

7 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 7 FUNDAÇÃO A fundação pretende situar-se além do tempo, fora da história (...). Aparece como emanando da sociedade e, simultaneamente, como engendrando essa própria sociedade da qual ela emana. É por isso que estamos nos referindo à fundação como mito. CHAUÍ, 2000, p.9

8 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 8 O mito fundador O mito pode repetir-se indefinidamente graças a atuação das ideologias que acompanham o movimento histórico da formação. As ideologias alimentam-se das representações produzidas pela fundação, atualizando-as para adequá-las à nova quadra histórica CHAUÍ, 2000, p.9

9 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 9 Exemplos de representações da fundação Brasil é um dom de Deus e da natureza – Deus é brasileiro – gigante pela própria natureza Brasil é um país acolhedor para todos que queiram trabalhar – vagabundagem é a mãe da delinqüência e da violência

10 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 10 Os desafios de um economista ao se voltar para o passado A compreensão da realidade, descortinando o véu da ideologia, reconhecendo as transformações, as continuidades e descontinuidades da evolução da economia e da sociedade

11 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara 11 Objetivos da disciplina Através de análise do período que compreende desde os Grandes Descobrimentos até meados do século XIX, pretende-se identificar e caracterizar as origens da economia e da sociedade do Brasil contemporâneo, em particular a ocupação econômica da Colônia Portuguesa Americana, mantendo a preocupação em evidenciar os vínculos dinâmicos que ligam o desenvolvimento da economia em âmbito mundial às suas manifestações específicas na realidade sócio econômica latino-americana.

12 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara12 Objetivos específicos (1) Compreender os vínculos entre o desenvolvimento comercial europeu e a colonização latino-americana; Compreender os vínculos entre o desenvolvimento comercial europeu e a colonização latino-americana; Discutir os paralelos entre a colonização portuguesa e a colonização espanhola; Discutir os paralelos entre a colonização portuguesa e a colonização espanhola; Identificar os fundamentos econômicos da ocupação territorial brasileira; Identificar os fundamentos econômicos da ocupação territorial brasileira;

13 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara13 Objetivos específicos (2) Analisar a dinâmica da agricultura escravagista exportadora; Analisar a dinâmica da agricultura escravagista exportadora; Analisar a dinâmica da economia escravagista mineira; Analisar a dinâmica da economia escravagista mineira; Analisar a transição para a economia de trabalho assalariado. Analisar a transição para a economia de trabalho assalariado.

14 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

15 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara15 Introdução l Apresentação dos autores principais l A Formação dos Estados Ibéricos e a Expansão Marítima

16 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara16 2. O Mundo Colonial 2.1 A colonização latino americana 2.2 Estabelecimento do Mundo Colonial Português 2.3 A vida e a economia do Brasil Colônia Ocupação efetiva e a empresa agrícola Expansão da colonização ( ) O fim da etapa colonial ( )

17 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara17 3. A Era do Liberalismo ( ) 3.1 A transferência da coroa portuguesa e seus efeitos sócio- econômicos 3.2 Os movimentos de Independência na América Latina e o caso brasileiro

18 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara18 4. "O império escravocrata e a aurora burguesa ( )" 4.1 Gestação da economia cafeeira 4.2 O problema da mão-de-obra 4.3 A imigração européia

19 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara19 BIBLIOGRAFIA BÁSICA (OBRIGATÓRIA) l FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 22ed. São paulo: Nacional, l PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2002.

20 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara20 Bibliografia complementar l Favor consultar programa oficial da disciplina no site da universidade l A cada encontro, apresentam-se Leituras Recomendadas sobre os temas tratados ao longo da aula l Estas leituras recomendadas compõem parte do sistema de avaliação descrito no link Avaliações

21 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara21 Leitura Recomendada l CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000

22 Aula 1 FEB 1Mônica Yukie Kuwahara22 Até a próxima E aí? Gostaram! Bom semestre para todos nós!! Bom semestre para todos nós!!


Carregar ppt "FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google