A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE Critérios e formas de avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE Critérios e formas de avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE Critérios e formas de avaliação

2 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara2 Formas Gerais A aferição de conhecimento utiliza-se de provas dissertativas individuais, testes objetivos, análise de relatórios de leitura, debates sobre temas específicos a elaboração e apresentação de seminários temáticos

3 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara3 Habilidades e competências Entre as habilidades e competências necessárias para a aprovação está: a capacidade de elaborar textos teóricos com consistência lógica, a capacidade de estabelecer conexões teóricas intra e inter disciplinas e temas e a capacidade de expressar e defender, oralmente, um argumento lógico.

4 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara4 Formas de avaliação Seminário valendo, no total 40% da média final, a ser executado em grupos de 5 pessoas, para o caso de turmas com mais de 20 alunos e em duplas para turmas menores. O seminário versará sobre variados temas referentes aos itens do programa e o conjunto das suas atividades avaliadas envolvem: –Relatório final (20%) –Apresentação (10%) –Participação nos debates na forma de perguntas (10%) Duas provas individuais valendo 30% da nota

5 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara5 Objetivos gerais dos seminários desenvolver habilidades para trabalho em equipe; apresentar argumentos lógicos e consistentes de forma oral e escrita; estabelecer conexões teóricas intra e inter disciplinas na solução de problemas.

6 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara6 Dinâmica dos seminários Cada grupo apresentará um tema com objetivo geral previamente definido, devendo definir os objetivos específicos a serem buscados pelo grupo A preocupação geral dos grupos deve ser a de apresentar uma descrição de um dado problema da questão ambiental brasileira contemporânea, propondo reflexões e alternativas de atuação. As referências teóricas deverão ser retiradas do programa da disciplina e acrescidas de outras leituras decorrentes de revisão bibliográfica feita pela equipe.

7 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara7 As etapas do seminário (1) Roteiro preliminar: deve ser entregue como uma espécie de carta de intenções para o trabalho. Será corrigido pela professora e depois de reformulado, é um dos itens a serem avaliados na apresentação. Nesta primeira entrega o roteiro, apesar de avaliado, recebe uma nota indicativa, mas que não é incorporada à média final.

8 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara8 As etapas do seminário (2) Relatório Final: É o resultado final das pesquisas e reflexões realizadas pelo grupo. Deve ser apresentado em no máximo 20 páginas, obedecendo às normas da ABNT, descritas no Manual de Monografia da FCECA. A inobservância das normas bibliográficas implica em perda de no mínimo 50% da nota da etapa. Esta etapa é avaliada pela professora e equivale a 20% da média final de aproveitamento do curso.

9 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara9 As etapas do seminário (3) Apresentação (vale 20%) As apresentações permitem duas notas. O grupo que apresenta o tema será avaliado pelos colegas, recebendo notas para vários itens (que estão descritos no arquivo Regras para Seminários na página da disciplina). A média das notas dadas pelos colegas comporá 10% da média final de aproveitamento dos membros do grupo. Os demais grupos deverão fazer perguntas aos grupos que apresentam a partir da análise do roteiro de apresentação previamente distribuído.

10 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara10 As etapas do seminário (4) Os demais grupos deverão fazer perguntas aos grupos que apresentam a partir da análise do roteiro de apresentação previamente distribuído. O grupo que está sendo argüido avaliará a qualidade e pertinência das perguntas, atribuindo-lhes notas. A média das notas recebidas pelos grupos por suas perguntas comporá 10% da média final dos membros da equipe. O não comparecimento de pelo menos um elemento dos grupos que assistem nos dias marcados para apresentação, implicando em ausência de perguntas, resulta em nota zero.

11 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara11 As etapas do seminário (5) As apresentações serão acompanhadas pelo professor. Caso as notas atribuídas não correspondam aos critérios estabelecidos mostrando-se muito díspares (mais do que 2 desvios padrão) da média dos colegas e da avaliação do professor, o grupo que avaliou displicentemente o seminário será penalizado com a perda de 2 pontos de sua média.

12 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara12 Avaliação do seminário Critérios gerais para a avaliação: Normas específicas para a atividade em arquivo Regras do Seminário objetividade, coerência, clareza, domínio do conteúdo, grau de conexão com outros temas e conteúdos da disciplina e a adequação às normas metodológicas de apresentação de textos científicos.

13 Critérios de avaliação Economia do Meio Ambiente Profa. Mônica Yukie Kuwahara13 Até a próxima E aí? Gostaram! Bom semestre para todos nós!!


Carregar ppt "ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE Critérios e formas de avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google