A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos

2 A avaliação, seja em nível escolar ou em âmbito profissional, não existe nem opera por ela mesma, está sempre a serviço de um projeto, de uma concepção teórica.

3 Tipos de Instrumentos de Avaliação
Trabalhos Acadêmicos: individuais, Provas escritas e orais, Simulação, Trabalhos Em Grupo, Pesquisa, Seminários, Fórum OnLine, Chat.

4 Tipos de Instrumentos de Avaliação
Uso simultâneo de diferentes procedimentos, Observação, Produção Escrita, Trabalhos de grupo. O que valorizar? Onde colocar mais peso?

5 Alguns procedimentos:
Perguntas em aula – Avaliação Informal Diálogo professor aluno O valor dos Erros Errar não é proibido. Erro é diferente de menos pontos. É uma etapa no processo dinâmico da aprendizagem Superação com a mediação do professor

6 IMPORTANTE: Estimular a pesquisa
Desenvolvimento de pensamento criativo Capacidade de usar um raciocínio científico Argumentação Testar hipóteses: “ o que pensa sobre....” “ o que aconteceria se ...” “ em que medida está certo que...”

7 Habilidade de decidir em qual momento
Diferença entre um professor excepcional e seus colegas: Habilidade de decidir em qual momento formular perguntas.

8 A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR:
Definição e comunicação eficiente dos objetivos e dos critérios da avaliação. 2. Orientações precisas quanto a natureza da atividade. 3. Indicação da bibliografia básica.

9 Provas de Respostas Breves
Prova com 10 perguntas Úteis para comprovar a recordação de conceitos Dificuldade: encontrar perguntas que originem respostas breves.

10 Provas Objetivas Verdadeiro e Falso Múltipla Escolha Relação de Pares
Preenchimento de Lacunas

11 Provas Objetivas Apenas assuntos de importância - Procure evitar questões de mera memorização, a respeito de detalhes de menor valor ou assuntos banais. Às vezes tendemos a estes detalhes só porque sua formulação é mais fácil e rápida mas o que é mais importante, é verificarmos se o aluno sabe aplicar as noções básicas, tendo-as criticado e descoberto as relações e não o "glacê", a "cultura inútil". Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos - Se o assunto é polêmico, se os especialistas na matéria ainda não chegaram a um consenso sobre o mesmo, não o coloque em itens objetivos.

12 Provas e Controles Escritos
Forma mais tradicional Atividade individual Tempo limitado Silêncio absoluto Sem pedir ajuda Sem consulta CULTURA DA PROVA Como encaram a prova? Professor e Aluno Qual o Valor da prova na avaliação do aluno? Como devolvemos a prova? Correção da prova? Comentários?

13 A avaliação dos Trabalhos em Grupo:
Fazer trabalho em grupo não é fazê-lo agrupado, mas cooperativamente: o trabalho de cada um é necessário para o resultado do trabalho da equipe. A avaliação do trabalho em grupo deve ser realizada, levando-se em conta: - A aprendizagem desenvolvida pelos membros; - A capacidade de desenvolver um trabalho colaborativo;

14 Sugestões para a avaliação do trabalho em grupo
1. Apresentação oral – pelo grupo – a respeito da proposta feita pelo professor; 2. Nota coletiva e individual; 3. Avaliação escrita para o grupo; Nota: É preciso esclarecer aos participantes do grupo que o trabalho que deles se espera é o intelectual.

15 Elaboração de Provas Dissertativas e Objetivas
Importância do instrumentos e dos critérios Prova de Verdadeiro e Falso Recordação Memorização Não é instrumento adequado para Perceber/avaliar habilidades de compreensão, análise crítica, relações.

16 Prova Escrita de Ensaio ou Resposta Livre: Dissertativa
UTILIDADE -exposição ordenada -capacidade de construir um discurso lógico -Raciocínio -Síntese -Estruturação do pensamento FORMATO -Resposta livre - Ex: Fale sobre Pensão Alimentícia. -Resposta orientada - Pensão Alimentícia c)Procedimentos em caso de não pagamento b) bases legais a) o que é? -opção de escolha -poucas perguntas

17 Prova Escrita de Ensaio ou Resposta Livre
DIFICULDADES . Falta de gabarito para correção . Tempo excessivo . Provas longas . Difícil manter objetividade na correção Correção . Falta de parâmetros para ORIENTAÇÕES • Necessidade de •Esquema prévio do que será •Contextualização parametrização desenvolvido •Referência às leituras feitas •Ortografia, coesão , coerência as opiniões pessoais •Argumentar com fundamento do texto

18 Objetivos e Critérios:
Perceber a capacidade de apreensão das noções trabalhadas e a competência para relacionar os conhecimentos teóricos com situações práticas, para resolver situações problema, generalizando os conhecimentos aprendidos; Identificar a capacidade de entendimento e apreensão dos (as) alunos(as) sobre os temas trabalhados durante o semestre: Atendimento Atendimento - Distúrbio específico Orientação/Aconselhamento Trabalho equipe multiprofissional Associação teórico-prática Participação nas supervisões e seminários Desempenho prático Responsabilidade/Ética profissional

19 Objetivos e Critérios:
Perceber a capacidade de interpretação, raciocínio lógico, reflexão crítica e expressão escrita( clareza, coerência, correção) dos alunos;

20 Questões importantes na elaboração da avaliação
Considerar a reação do estudante à questão – Os alunos ficam frustrados e irritados com perguntas bobas ou perguntas "de algibeira". Por exemplo, escrever o nome de um autor ou um termo técnico de maneira errada, só para verificar atenção e revisão deixa o estudante muito insatisfeito. Certificar-se que a pergunta tem apenas uma resposta certa.

21 Questões importantes na elaboração da avaliação
Colocar a dificuldade no conteúdo e não na maneira de apresentar a pergunta – A redação, o conteúdo é o que importa. Fatores irrelevantes não podem existir, pois, impedem o aluno responder corretamente.

22 Questões importantes na elaboração da avaliação
Linguagem clara e precisa pois assim a tarefa que o aluno desempenhará será também clara. Fatores irrelevantes não podem existir, pois, impedem o aluno responder corretamente.

23 Questões importantes na elaboração da avaliação
Existem professores que ficam satisfeitos quando os alunos erram uma questão porque não compreenderam o tipo de desempenho que dele se esperava. E isso é triste num professor!

24 Questões importantes na elaboração da avaliação
Níveis de Complexidade no Processo de construção do conhecimento: Reconhecimento, Compreensão, Aplicação, Síntese, Julgamento, Comentário,

25 Processos na avaliação:
Auto – Avaliação: Pelo Professor Pelo Aluno


Carregar ppt "Tipos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google