A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos. A avaliação, seja em nível escolar ou em âmbito profissional, não existe nem opera por ela mesma, está sempre a serviço de um projeto, de uma concepção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos. A avaliação, seja em nível escolar ou em âmbito profissional, não existe nem opera por ela mesma, está sempre a serviço de um projeto, de uma concepção."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos

2 A avaliação, seja em nível escolar ou em âmbito profissional, não existe nem opera por ela mesma, está sempre a serviço de um projeto, de uma concepção teórica.

3 Tipos de Instrumentos de Avaliação Trabalhos Acadêmicos: individuais, Provas escritas e orais, Simulação, Trabalhos Em Grupo, Pesquisa, Seminários, Fórum OnLine, Chat.

4 Tipos de Instrumentos de Avaliação Uso simultâneo de diferentes procedimentos, Observação, Produção Escrita, Trabalhos de grupo. O que valorizar? Onde colocar mais peso?

5 Alguns procedimentos: Perguntas em aula – Avaliação Informal Diálogo professor aluno O valor dos Erros Errar não é proibido. Erro é diferente de menos pontos. É uma etapa no processo dinâmico da aprendizagem Superação com a mediação do professor

6 IMPORTANTE: Estimular a pesquisa Desenvolvimento de pensamento criativo Capacidade de usar um raciocínio científico Argumentação Testar hipóteses: o que pensa sobre.... o que aconteceria se... em que medida está certo que...

7 Diferença entre um professor excepcional e seus colegas: Habilidade de decidir em qual momento formular perguntas.

8 A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR: 1.Definição e comunicação eficiente dos objetivos e dos critérios da avaliação. 2. Orientações precisas quanto a natureza da atividade. 3. Indicação da bibliografia básica.

9 Provas de Respostas Breves Prova com 10 perguntas Úteis para comprovar a recordação de conceitos Dificuldade: encontrar perguntas que originem respostas breves.

10 Provas Objetivas Verdadeiro e Falso Múltipla Escolha Relação de Pares Preenchimento de Lacunas

11 Provas Objetivas Apenas assuntos de importância - Procure evitar questões de mera memorização, a respeito de detalhes de menor valor ou assuntos banais. Às vezes tendemos a estes detalhes só porque sua formulação é mais fácil e rápida mas o que é mais importante, é verificarmos se o aluno sabe aplicar as noções básicas, tendo-as criticado e descoberto as relações e não o "glacê", a "cultura inútil". Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos - Se o assunto é polêmico, se os especialistas na matéria ainda não chegaram a um consenso sobre o mesmo, não o coloque em itens objetivos.

12 Provas e Controles Escritos Forma mais tradicional Atividade individual Tempo limitado Sem consulta Sem pedir ajuda Silêncio absoluto CULTURA DA PROVA Qual o Valor da prova na avaliação do aluno? Como encaram a prova? Professor e Aluno Como devolvemos a prova? Comentários? Correção da prova?

13 A avaliação dos Trabalhos em Grupo: Fazer trabalho em grupo não é fazê-lo agrupado, mas cooperativamente: o trabalho de cada um é necessário para o resultado do trabalho da equipe. A avaliação do trabalho em grupo deve ser realizada, levando-se em conta: - A aprendizagem desenvolvida pelos membros; - A capacidade de desenvolver um trabalho colaborativo;

14 Sugestões para a avaliação do trabalho em grupo 1. Apresentação oral – pelo grupo – a respeito da proposta feita pelo professor; 2. Nota coletiva e individual; 3. Avaliação escrita para o grupo; Nota: É preciso esclarecer aos participantes do grupo que o trabalho que deles se espera é o intelectual.

15 Elaboração de Provas Dissertativas e Objetivas Importância do instrumentos e dos critérios Prova de Verdadeiro e Falso Não é instrumento adequado para Perceber/avaliar habilidades de compreensão, análise crítica, relações. Recordação Memorização

16 Prova Escrita de Ensaio ou Resposta Livre: Dissertativa FORMATO -Resposta livre - Ex: Fale sobre Pensão Alimentícia. -Resposta orientada - Pensão Alimentícia a) o que é? b) bases legais c)Procedimentos em caso de não pagamento -poucas perguntas -opção de escolha UTILIDADE -exposição ordenada -capacidade de construir um discurso lógico -Raciocínio -Síntese -Estruturação do pensamento

17 Prova Escrita de Ensaio ou Resposta Livre. Provas longas. Tempo excessivo para correção. Falta de gabarito. Falta de parâmetros para Correção. Difícil manter objetividade na correção DIFICULDADES Necessidade de parametrização Contextualização Esquema prévio do que será desenvolvido Referência às leituras feitas Argumentar com fundamento as opiniões pessoais Ortografia, coesão, coerência do texto ORIENTAÇÕES

18 Objetivos e Critérios: Perceber a capacidade de apreensão das noções trabalhadas e a competência para relacionar os conhecimentos teóricos com situações práticas, para resolver situações problema, generalizando os conhecimentos aprendidos; Identificar a capacidade de entendimento e apreensão dos (as) alunos(as) sobre os temas trabalhados durante o semestre: Atendimento Atendimento - Distúrbio específico Orientação/Aconselhamento Trabalho equipe multiprofissional Associação teórico-prática Participação nas supervisões e seminários Desempenho prático Responsabilidade/Ética profissional

19 Objetivos e Critérios: Perceber a capacidade de interpretação, raciocínio lógico, reflexão crítica e expressão escrita( clareza, coerência, correção) dos alunos;

20 Questões importantes na elaboração da avaliação Considerar a reação do estudante à questão – Os alunos ficam frustrados e irritados com perguntas bobas ou perguntas "de algibeira". Por exemplo, escrever o nome de um autor ou um termo técnico de maneira errada, só para verificar atenção e revisão deixa o estudante muito insatisfeito. Certificar-se que a pergunta tem apenas uma resposta certa.

21 Questões importantes na elaboração da avaliação Colocar a dificuldade no conteúdo e não na maneira de apresentar a pergunta – A redação, o conteúdo é o que importa. Fatores irrelevantes não podem existir, pois, impedem o aluno responder corretamente.

22 Questões importantes na elaboração da avaliação Linguagem clara e precisa pois assim a tarefa que o aluno desempenhará será também clara. Fatores irrelevantes não podem existir, pois, impedem o aluno responder corretamente.

23 Questões importantes na elaboração da avaliação Existem professores que ficam satisfeitos quando os alunos erram uma questão porque não compreenderam o tipo de desempenho que dele se esperava. E isso é triste num professor!

24 Questões importantes na elaboração da avaliação Níveis de Complexidade no Processo de construção do conhecimento: Reconhecimento, Compreensão, Aplicação, Síntese, Julgamento, Comentário,

25 Processos na avaliação: Auto – Avaliação: Pelo Professor Pelo Aluno


Carregar ppt "Tipos. A avaliação, seja em nível escolar ou em âmbito profissional, não existe nem opera por ela mesma, está sempre a serviço de um projeto, de uma concepção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google