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Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Enumerar e caracterizar os três processos de avaliação; Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos definidos; Identificar as principais causas da subjectividade da avaliação; Aplicar um método sistémico e evolutivo da análise de resultados da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação do impacto da formação
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Reflexão… O que lhe parece que deve ser avaliado na Formação??
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Devem ser objecto de avaliação
Os formandos; O formador; O programa; O sistema de avaliação; A entidade Formadora
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Os Formandos Testar os seus conhecimentos;
Situá-los e orientá-los na aprendizagem; Verificar em que medida atingiram os objectivos
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O Formador Verificar os conhecimentos que detém sobre o que desenvolve; Verificar os métodos e técnicas pedagógicas a que recorre
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O Programa Objectivos da formação; Conteúdos pedagógicos;
Pertinência dos conteúdos pedagógicos;
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Sistema de Avaliação Verificar se o tipo de avaliação, técnicas e instrumentos se adequam à sua função
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Entidade Formadora Avaliar a instituição que realiza a formação;
Flexibilidade na procura e adaptação às dificuldades surgidas
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Avaliação quanto ao momento
Fase Inicial, Avaliação Diagnostica; Ao longo da formação, Avaliação Formativa; Fase final, Avaliação Somativa
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Avaliação Diagnostica Permite…
Identificar conhecimentos, aptidões; Verificar expectativas, necessidades e gosto dos formandos; Identificação de pré- requisitos
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Teste Diagnostico Deve haver um número restrito de objectivos e realizar grupos de perguntas à volta dos mesmos
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Avaliação Formativa Pode concluir-se que é necessário outro tipo de diagnóstico ou avaliação de conhecimentos
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Avaliação Somativa Controla as competências adquiridas e verifica se os objectivos gerais foram tingidos e de que forma
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Quadro Síntese Avaliação
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Avaliação quanto ao processo
Observação; Formulação de Perguntas; Medição.
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Observação Muito utilizada em formação profissional;
Permite recolher dados em todos os domínios do saber O que se observa? Reacções, Relacionamento inter pessoal Empenho, etc.
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Domínio Cognitivo ( saber- saber)
Conhecimentos; Compreensão; Aplicação de conhecimentos; Capacidade de memorização; Capacidade de análise; Capacidade de síntese; Capacidade criativa etc.
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Domínio Psicomotor (Saber Fazer)
Capacidade motora; Habilidade manual; Destreza física; Rapidez execução; Resistência à fadiga; etc.
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Domínio Afectivo (Saber Ser/ Estar)
Motivação; Interesse; Iniciativa; Participação; Empenho; Relacionamento Social; Organização; Liderança; etc.
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Regras para a observação
Inventariar os itens a observar de acordo com os objectivos a atingir; Observar discretamente; Criar um clima de descontracção no grupo; Procurar ter em conta a natureza individual de cada formando
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Vantagens da observação
Permite colher dados no momento em que estão a acontecer, sendo, portanto, reais e fidedignos
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Desvantagens da observação
Tarefa mais exigente para o formador
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Instrumentos Grelhas; Lista de ocorrências; Escalas de classificação
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Formulação de perguntas
Avaliação oral; Avaliação escrita
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Regras para a avaliação oral
Elaborar previamente a lista de perguntas; Perguntas claras e curtas; Reformulá-las sempre que necessário; Avaliação formativa, dirigir as perguntas ao grupo e não individualmente; Procurar obter resposta do maior número possível de formandos
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Vantagens da avaliação oral
Permite o dialogo directo formador/ formando; Permite o treino de expressão oral; Possibilita a avaliação da comunicação não verbal
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Desvantagens da Avaliação oral
Tempo; Dificuldade em aplicar perguntas iguais a todos os formandos; Vantagem para os formandos com maior capacidade na expressão oral ou mais desinibidos
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Vantagens da avaliação escrita
Economia de tempo; Aplicação simultânea em grandes grupos; Tratamento igual para todos os formandos; Melhor estudo das respostas
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Desvantagens da avaliação escrita
Concepção mais cuidada e morosa; Mais facilidade para formando com maior capacidade na comunicação escrita
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Medição Consiste em medir a performance de execução de um formando;
Destinam-se a colher dados psicomotores Tempo de execução; Quantidade de trabalho produzido; Respeito por médias pré- determinadas; Tolerâncias máximas
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A Subjectividade da Avaliação
Informações Prévias; Efeito de Halo; Efeito de Estereotipia; Ausência de Critérios Comuns; Classificação de Provas umas em relação às outras; Efeito de ordem de Correcção; Infidelidade do mesmo Avaliador
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INnformação
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