A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Distinguir diferentes níveis de avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Distinguir diferentes níveis de avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Enumerar e caracterizar os três processos de avaliação; Enumerar e caracterizar os três processos de avaliação; Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos definidos; Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos definidos; Identificar as principais causas da subjectividade da avaliação; Identificar as principais causas da subjectividade da avaliação; Aplicar um método sistémico e evolutivo da análise de resultados da avaliação; Aplicar um método sistémico e evolutivo da análise de resultados da avaliação; Reconhecer a importância da avaliação do impacto da formação Reconhecer a importância da avaliação do impacto da formação

2 Reflexão… O que lhe parece que deve ser avaliado na Formação?? O que lhe parece que deve ser avaliado na Formação??

3 Devem ser objecto de avaliação Os formandos; Os formandos; O formador; O formador; O programa; O programa; O sistema de avaliação; O sistema de avaliação; A entidade Formadora A entidade Formadora

4 Os Formandos Testar os seus conhecimentos; Testar os seus conhecimentos; Situá-los e orientá-los na aprendizagem; Situá-los e orientá-los na aprendizagem; Verificar em que medida atingiram os objectivos Verificar em que medida atingiram os objectivos

5 O Formador Verificar os conhecimentos que detém sobre o que desenvolve; Verificar os conhecimentos que detém sobre o que desenvolve; Verificar os métodos e técnicas pedagógicas a que recorre Verificar os métodos e técnicas pedagógicas a que recorre

6 O Programa Objectivos da formação; Objectivos da formação; Conteúdos pedagógicos; Conteúdos pedagógicos; Pertinência dos conteúdos pedagógicos; Pertinência dos conteúdos pedagógicos;

7 Sistema de Avaliação Verificar se o tipo de avaliação, técnicas e instrumentos se adequam à sua função Verificar se o tipo de avaliação, técnicas e instrumentos se adequam à sua função

8 Entidade Formadora Avaliar a instituição que realiza a formação; Avaliar a instituição que realiza a formação; Flexibilidade na procura e adaptação às dificuldades surgidas Flexibilidade na procura e adaptação às dificuldades surgidas

9 Avaliação quanto ao momento, ; Fase Inicial, Avaliação Diagnostica; Ao longo da formação, Avaliação Formativa; Fase final, Avaliação Somativa

10 Avaliação Diagnostica Permite… Identificar conhecimentos, aptidões; Identificar conhecimentos, aptidões; Verificar expectativas, necessidades e gosto dos formandos; Verificar expectativas, necessidades e gosto dos formandos; Identificação de pré- requisitos Identificação de pré- requisitos

11 Teste Diagnostico Deve haver um número restrito de objectivos e realizar grupos de perguntas à volta dos mesmos Deve haver um número restrito de objectivos e realizar grupos de perguntas à volta dos mesmos

12 Avaliação Formativa Pode concluir-se que é necessário outro tipo de diagnóstico ou avaliação de conhecimentos Pode concluir-se que é necessário outro tipo de diagnóstico ou avaliação de conhecimentos

13 Avaliação Somativa Controla as competências adquiridas e verifica se os objectivos gerais foram tingidos e de que forma Controla as competências adquiridas e verifica se os objectivos gerais foram tingidos e de que forma

14 Quadro Síntese Avaliação

15

16 Avaliação quanto ao processo Observação; Observação; Formulação de Perguntas; Formulação de Perguntas; Medição. Medição.

17 Observação Muito utilizada em formação profissional; Muito utilizada em formação profissional; Permite recolher dados em todos os domínios do saber Permite recolher dados em todos os domínios do saber O que se observa? O que se observa? Reacções, Reacções, Relacionamento inter pessoal Relacionamento inter pessoal Empenho, etc. Empenho, etc.

18 Domínio Cognitivo ( saber- saber) Conhecimentos; Conhecimentos; Compreensão; Compreensão; Aplicação de conhecimentos; Aplicação de conhecimentos; Capacidade de memorização; Capacidade de memorização; Capacidade de análise; Capacidade de análise; Capacidade de síntese; Capacidade de síntese; Capacidade criativa Capacidade criativa etc. etc.

19 Domínio Psicomotor (Saber Fazer) Capacidade motora; Capacidade motora; Habilidade manual; Habilidade manual; Destreza física; Destreza física; Rapidez execução; Rapidez execução; Resistência à fadiga; Resistência à fadiga; etc. etc.

20 Domínio Afectivo (Saber Ser/ Estar) Motivação; Motivação; Interesse; Interesse; Iniciativa; Iniciativa; Participação; Participação; Empenho; Empenho; Relacionamento Social; Relacionamento Social; Organização; Organização; Liderança; Liderança; etc. etc.

21 Regras para a observação Inventariar os itens a observar de acordo com os objectivos a atingir; Inventariar os itens a observar de acordo com os objectivos a atingir; Observar discretamente; Observar discretamente; Criar um clima de descontracção no grupo; Criar um clima de descontracção no grupo; Procurar ter em conta a natureza individual de cada formando Procurar ter em conta a natureza individual de cada formando

22 Vantagens da observação Permite colher dados no momento em que estão a acontecer, sendo, portanto, reais e fidedignos Permite colher dados no momento em que estão a acontecer, sendo, portanto, reais e fidedignos

23 Desvantagens da observação Tarefa mais exigente para o formador Tarefa mais exigente para o formador

24 Instrumentos Grelhas; Grelhas; Lista de ocorrências; Lista de ocorrências; Escalas de classificação Escalas de classificação

25 Formulação de perguntas Avaliação oral; Avaliação oral; Avaliação escrita Avaliação escrita

26 Regras para a avaliação oral Elaborar previamente a lista de perguntas; Elaborar previamente a lista de perguntas; Perguntas claras e curtas; Perguntas claras e curtas; Reformulá-las sempre que necessário; Reformulá-las sempre que necessário; Avaliação formativa, dirigir as perguntas ao grupo e não individualmente; Avaliação formativa, dirigir as perguntas ao grupo e não individualmente; Procurar obter resposta do maior número possível de formandos Procurar obter resposta do maior número possível de formandos

27 Vantagens da avaliação oral Permite o dialogo directo formador/ formando; Permite o dialogo directo formador/ formando; Permite o treino de expressão oral; Permite o treino de expressão oral; Possibilita a avaliação da comunicação não verbal Possibilita a avaliação da comunicação não verbal

28 Desvantagens da Avaliação oral Tempo; Tempo; Dificuldade em aplicar perguntas iguais a todos os formandos; Dificuldade em aplicar perguntas iguais a todos os formandos; Vantagem para os formandos com maior capacidade na expressão oral ou mais desinibidos Vantagem para os formandos com maior capacidade na expressão oral ou mais desinibidos

29 Vantagens da avaliação escrita Economia de tempo; Economia de tempo; Aplicação simultânea em grandes grupos; Aplicação simultânea em grandes grupos; Tratamento igual para todos os formandos; Tratamento igual para todos os formandos; Melhor estudo das respostas Melhor estudo das respostas

30 Desvantagens da avaliação escrita Concepção mais cuidada e morosa; Concepção mais cuidada e morosa; Mais facilidade para formando com maior capacidade na comunicação escrita Mais facilidade para formando com maior capacidade na comunicação escrita

31 Medição Consiste em medir a performance de execução de um formando; Consiste em medir a performance de execução de um formando; Destinam-se a colher dados psicomotores Destinam-se a colher dados psicomotores Tempo de execução; Tempo de execução; Quantidade de trabalho produzido; Quantidade de trabalho produzido; Respeito por médias pré- determinadas; Respeito por médias pré- determinadas; Tolerâncias máximas Tolerâncias máximas

32 Informações Prévias; Informações Prévias; Efeito de Halo; Efeito de Halo; Efeito de Estereotipia; Efeito de Estereotipia; Ausência de Critérios Comuns; Ausência de Critérios Comuns; Classificação de Provas umas em relação às outras; Classificação de Provas umas em relação às outras; Efeito de ordem de Correcção; Efeito de ordem de Correcção; Infidelidade do mesmo Avaliador Infidelidade do mesmo Avaliador A Subjectividade da Avaliação

33 INnformação INnformação


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação; Distinguir diferentes níveis de avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google