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Reconhecer as regras de utilização dos métodos

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Apresentação em tema: "Reconhecer as regras de utilização dos métodos"— Transcrição da apresentação:

1 Reconhecer as regras de utilização dos métodos
OBJECTIVOS Reconhecer as regras de utilização dos métodos Seleccionar os métodos mais adequados de acordo com os objectivos visados e com os meios disponíveis; Identificar os critérios de selecção de métodos e técnicas pedagógicos.

2 O QUE É UM MÉTODO PEDAGÓGICO
Um método pedagógico define um conjunto coerente de acções do formador, destinadas a fazer desenvolver nas pessoas a capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos. Implica ordenação de meios e direcção a um fim, e consiste na aplicação coordenada de um conjunto de técnicas e procedimentos.

3 Método Expositivo Preparação:
Preparar a sessão de acordo com os alunos a que se destina; Elaborar auxiliares de memoria por ponto chave; Treinar antecipadamente

4 Introdução Motivar os formandos para o tema

5 Desenvolvimento Desenvolver os temas em pequenas sequências, fazendo sínteses parcelares; Partir do mais simples para o mais complexo; Explicar todos os conceitos fundamentais; Insistir /repetir os conceitos chave; Utilizar linguagem adaptada ao publico; Dar exemplos

6 Conclusão Fazer síntese da apresentação; Esclarecer eventuais duvidas;
Preparar previamente eventuais duvidas e perguntas

7 vantagens O formador domina o tema/ atenção recai sobre este (reforço); Económico; Permite o ensino de grande variedade de raciocínios, conceitos e técnicas; Pode ser utilizado com um grande n.º de formandos

8 Desvantagens Probabilidade de se perder grande parte do conteúdo;
Não respeita o ritmo individual dos formandos; Sobrevaloriza a linguagem; Pode transformar-se numa sessão magistral do formador; Modela mais o espírito do que o desenvolve;

9 Desvantagens Dependente da capacidade de empatia e comunicação do formador; Não favorece a empatia nem a aprendizagem autónoma; Não aproveita as experiências dos formandos; Não vai ao encontro de situações concretas, da experiência profissional dos formandos;

10 Desvantagens Pode ser desmotivante, dada a fraca participação;
Má adaptação a formandos heterogéneos; Aprendizagem ficar aquém do é transmitido; Não permite a transferência para situações concretas

11 Método Interrogativo Nunca é utilizado isoladamente numa sessão;
Sequência de perguntas e respostas, das mais simples para as mais complexas (descoberta de conhecimentos dos formandos ou avaliação de conhecimentos já adquiridos);

12 Técnica de perguntas Identificação e caracterização
Fazer arrancar a discussão; Estimular ou moderar a discussão; Descobrir fontes de informação; determinar a razão de certas opiniões; Levar a considerar uma ideia, uma decisão ou uma acção; As perguntas são abertas, fechadas ou de escolha orientada;

13 Papel do formador na implementação da técnica
Fazer perguntas curtas e claras; Colocar os participantes em “cheque”; Adaptadas aos conhecimentos do grupo e que os participantes possam responder; Se alguma pergunta ficar sem respostas deve ser reformulada; Evitar que sejam sempre os mesmos elementos a responder

14 Preparação Não podem ser muito complexas, os formandos devem ter conhecimentos para responder; Lista de perguntas prévia, de forma a haver um fio condutor; Partir de ideias mais simples para as mais complexas; Utilizar vários tipos de perguntas

15 Introdução Apresentar o tema proposto

16 Desenvolvimento Partir dos conceitos mais simples para os mais complexos; Desenvolver os conteúdos em pequenas sequências; Utilizar o reforço positivo; Fazer perguntas direccionadas

17 Que perguntas? Em que situações?

18 Perguntas Abertas Iniciadas em Como, Porquê, Quando
Dar inicio a discussão; Estimular os participantes Incentivar a participação Obter uma explicação

19 Perguntas Fechadas Moderar participação
Obter respostas muito Sintéticas

20 Perguntas Orientadas Salientar determinados pormenores;
Estimular a confiança do participante, permitindo-lhe acertar; Orientar uma discussão

21 Vantagens do Método Interrogativo
Pode ser utilizado em qualquer momento da sessão; Permite o domínio da programação; Maior participação dos formandos; Através de pergunta directa, trazer de volta formandos distraídos; Feed- back contínuo; Possibilita a participação de formando mais inibidos;

22 Desvantagens do Método Interrogativo
Toda a iniciativa é do formador; O grupo pode acomodar-se facilmente; Não permite a dinâmica do grupo Requer mais tempo que o método expositivo; Pode ser cansativo , se utilizado exclusivamente

23 Método Demonstrativo Utilizado para a aprendizagem de tarefas manuais ou psicomotoras;

24 Preparação Do equipamento Do formando

25 Apresentação pelo formador
Sincrética, percepção inicial do todo; Analítica, processo de assimilação para incorporar na experiência anterior a nova realidade; Sintética, recomposição do todo já estudado e analisado

26 Aplicação pelo formando com a ajuda do formador
Verificação dos conhecimentos

27 Regras de utilização Só pode ser utilizado por alguém que domine muito bem o assunto Antes do inicio , o formador deve decompor toda a tarefa a executar em todas as tarefas Listagem de material e equipamentos; Regras de segurança Critérios de avaliação

28 Procedimentos do Método
preparação Fases da implementação

29 Vantagens do método Demonstrativo
Permite a transmissão de conhecimentos teóricos e práticos possibilita a participação dos formandos; Fomenta a capacidade de planear o trabalho; Permite a realização do trabalho em grupo e a individualização da aprendizagem; Desenvolve conhecimentos de “como fazer”; Possibilita o controlo dos desvios individuais negativos; Adequa-se aos ritmos individuais de aprendizagem

30 Desvantagens do Método Demonstrativo
Exige grande disponibilidade de tempo; Só pode ser utilizado em grupos reduzidos; Necessita de material pedagógico especifico; Requer acompanhamento individual dos formandos; Obriga a uma preparação exaustiva por parte do formador

31 Métodos Activos Permitem trazer para a formação a experiência pessoal dos formandos, este aprende melhor se se sentir implicado na acção, porque retemos: 20% do que ouvimos 20% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos simultaneamente 80% do que dizemos 90% do que dizemos enquanto fazemos algo em que reflectimos e participamos pessoalmente

32 Princípios essenciais no método
O formando tem um papel activo na aprendizagem; A aprendizagem realiza-se através da partilha de experiências; A atmosfera emocional deve ser positiva e empática; A actividade tem de ser motivante, ir de encontro as motivações e expectativas dos formandos; O formador detém apenas a autoridade funcional

33 Preparação Preparar plano/ actividades de acordo com as características do publico alvo; Utilizar técnicas que promovam a participação, interacção, iniciativa, reflexão e motivação dos formandos; Procurar actividades que estejam relacionadas com a experiência dos formandos; Fazer previsão do tempo para a actividade

34 Desenvolvimento Tornar claros os objectivos da actividade;
Ter o apoio dos formandos; dar o tempo necessário a execução da tarefa; Não apresentar a sua opinião como a mais válida

35 Conclusão Pensar sobre o ocorrido, pontos chave e realizar a interligação com os objectivos da sessão Apresentar conclusões/ conceitos com a ajuda do grupo e apresentação de dados

36 Vantagens do Método Activo
Desenvolvimento harmonioso entre formando e formador; Preparação dos formando para uma intervenção mãos activa na sociedade e no local de trabalho; Oportunidade de todos intervirem; Consideram a pessoa na sua globalidade

37 Desvantagens do Método Activo
Número limitado de formandos; Dificuldade de coordenação e condução da sessão por parte do formador; Obtenção de resultados morosa; Variação de resultados em função das características dos grupos; Necessidade de mais tempo para apresentação conteúdos

38 Técnicas do Método Activos
Trabalho de grupo Brainstorming Estudo de casos Jogos pedagógicos Autoscopia Rolle playing Técnicas de apresentação “quebra gelo”


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