A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmicas de Grupo 14 Dinâmicas de grupo consideradas essenciais reproduzir na formação Facila Formação interna Coimbra 16 Abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmicas de Grupo 14 Dinâmicas de grupo consideradas essenciais reproduzir na formação Facila Formação interna Coimbra 16 Abril."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmicas de Grupo 14 Dinâmicas de grupo consideradas essenciais reproduzir na formação Facila Formação interna Coimbra 16 Abril

2 1. Reflexão Tenho em mim todos os sonhos do mundo Objectivo: Os formandos reconstroem, descrevem e diferenciam os momentos das suas vidas, aplicando a importância da formação na realização dos seus sonhos

3 2. Perguntas Objectivo: Permitir aos formandos reflexão e análise dos temas abordados na formação Perguntas abertas: Faça perguntas para envolver os participantes e os fazer pensar, analisar e avaliar; Prepare as questões de antemão; A perguntas não devem ter uma simples resposta de sim ou não; Deverá ser mais do tipo como é que este processo pode ser melhorado?.

4 2. Perguntas Perguntas fechadas: Têm respostas curtas e definitivas; Funcionam melhor quando lançadas em pequenas séries rápidas para reanimar o grupo.

5 3. Rever notas/apontamentos (4-5 min) Objectivo: Permitir aos formandos reverem as suas notas detalhadamente, sublinhar e marcar os pontos mais importantes: marcar tudo o que não faz sentido, marcar onde falta informação Pode ser utilizado a meio da formação, depois de uma pausa ou no final; São dados 3 minutos aos formandos para rever as suas notas. Poderá ser feito oralmente quando o formador achar pertinente; Formador deve circular na sala durante a tarefa, respondendo às perguntas individualmente; Depois da tarefa terminada, abre espaço para perguntas para que se possam esclarecer as dúvidas.

6 4. Demonstração Objectivo: Permitir aos formandos a visualização de como se faz e uma maior participação do grupo, interactividade A demonstração é uma das formas mais eficazes de aprendizagem devido ao impacto visual; Fazer demonstração de uma ou mais técnicas, processos ou habilidades, etc; O formador pode pedir intervenção de um ou mais formandos para auxiliar na demonstração.

7 5. Jogo do esquema gráfico (15 min) Objectivo: Clarificar os conceitos de informação e comunicação, constatando algumas barreiras à comunicação Material necessário: Enunciado do exercício, papel, canetas e fita-cola. Procedimento: O formador distribui folhas de papel branco O formador solicita um voluntário para vir junto de si e para ler o enunciado do exercicio para os colegas.

8 5. Jogo do esquema gráfico Em anexo: Enunciado do exercício e solução do esquema gráfico

9 6. Periodo de perguntas e respostas Objectivo: Pode ser utilizado como base para apresentação de novos temas/conteúdos na formação Programar tempo para perguntas no inicio, meio ou fim da sessão e informar os formandos As questões podem ser colocadas oralmente ou por escrito: Experimente distribuir pequenos cartões no inicio da sessão. Pedir aos participantes para anotar questões e devolver os cartões antes da pausa; Faça uma revisão das perguntas durante a pausa; Quando voltarem à actividade,o formador responde às perguntas recapitulando os pontos chave vistos durante a pausa;

10 7. Moodboards Objectivo: Permite criar uma visão sobre futuro, utilizando a comunicação não verbal e deixando o lado não racional do cérebro funcionar Ideal para visualização e alinhamento de objectivos Duração: 30 min de preparação dos moodboards + tempo de apresentação individual Material: Revistas, placard cartão para cada formando, cola, tesouras Todos os formandos devem folhear as várias revistas e ir retirando as imagens com as quais se identificam e tendo em conta o objectivo do exercicio;

11 7. Moodboards Depois de escolher todas as imagens, deverá compor o seu placard com estas imagens; Cada elemento explica ao grupo a sua composição de imagens; No final, o grupo em conjunto deve olhar para todos os moodboards juntos e procurar identificar ideias comuns

12 8. Sessão Buzz (10-15 min ou <) Objectivo: Permite um contributo do grupo em termos de ideias/soluções para determinada situação para serem depois tratadas e seleccionadas pelo grupo Dividir as pessoas em grupos de 3-6 elementos (grupos pequenos potencia a participação) Dar aos grupos 3-8 minutos para considerar um problema ou questão limitada e especifica (a falta de tempo requer aos formandos trabalhar de forma empenhada e focada) O formador deve circular na sala e responder a questões se houver Pedir a cada grupo respostas à pergunta inicial, ou fornecer a solução no quadro ou flip chart

13 9. Tudo em 2 minutos Objectivo: Perceber a importância de seguir as regras e considerar a informação existente Enunciado do exercício em anexo – dar indicação ao grupo de que só têm 2 minutos para realizar o exercício e contar o tempo.

14 10. Os 10 Mandamentos das relações humanas Objectivo: Reflexão do grupo sobre a relação com o outro e o seu papel. Ideal para iniciar os formandos na importância do espirito de grupo e entreajuda, tão importante na formação Anexo: Documento com os 10 mandamentos

15 11. Brainstorm Objectivo: Permite a intervenção de todo o grupo, considerando as opiniões/ideias de cada um, enriquecendo a discussão ou debate no grupo Grande número de ideias e sugestões sobre as quais se pode depois trabalhar e escolher as apropriadas Importante listar todas as ideias sem filtros e só depois, começar a definir a importância e pertinência de cada uma tendo em conta o objectivo final. Dica: Usar etiquetas para votação das ideias mais relevantes (cada formando tem 3 etiquetas para votar, colando-as ao lado das ideias escritas e afixadas na parede/quadro)

16 12. Jogo do Bingo Objectivo:

17 13. Escala do conhecimento Objectivo:

18 14. Jogo das características nas costas Objectivo: Permite a cada elemento perceber como é que os outros o vêm e criar um maior conhecimento entre todos os elementos do grupo. Ideal aplicar esta actividade mais no final da formação Cada um tem uma folha colada nas costas e todos têm que escrever em todos, características que pensam dessa pessoa. No fim cada um lê o que tem escrito nas costas e quem escreveu determinada caracteristica explica o porquê.


Carregar ppt "Dinâmicas de Grupo 14 Dinâmicas de grupo consideradas essenciais reproduzir na formação Facila Formação interna Coimbra 16 Abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google