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Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno

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Apresentação em tema: "Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno"— Transcrição da apresentação:

1 Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Jorge Rio Cardoso Liliana da Silva Miranda PROINOV – TECNOPOLO, MADEIRA

2

3 Questões Prévias Não existe um método único
O método escolhido deve ter flexibilidade Forte desejo de ser Bom Aluno O mais difícil é o começo O Professor não é “inimigo” Para quê Ser Bom Aluno? O que é Ser Bom Aluno?

4 Como Organizar o Estudo?
As várias fases do estudo: Recolha de apontamentos; Memorização/compreensão; Relacionamento de matérias; Fase de Auto-avaliação. Vejamos cada uma em detalhe

5 1- Fase de Recolha de Apontamentos
Caderno diário Livro Elementos distribuídos na aula (fotocópias de acetatos, de power points, etc.) Elementos pesquisados (net, biblioteca, apontamentos de colegas de anos anteriores, etc.) Antes de passarmos à fase 2, algumas notas sobre estes elementos

6 Os apontamentos Bons apontamentos são fundamentais
Boa caligrafia (ficheiro word) Deixar espaços Características dos sublinhados Serem atractivos A estrutura dos apontamentos (a folha síntese) Quando termina esta fase?

7 2- Fase de Memorização / Compreensão
Métodos possíveis: Arranjar uma “estória”; Dar uma aula Perguntas feitas por terceiros Escrever o que já entendeste Os sublinhados Onde decorre e quando termina?

8 3- Fase de Relacionamento de Matérias
A importância desta fase Reunião com colegas com interesses comuns A “agenda de trabalhos” Grupos de quantos elementos? Estudar em grupo: sim ou não? “Inventar” perguntas possíveis

9 4- Fase de Autoavaliação
Resolução de testes/exames Onde decorre? Quanto tempo antes do Exame? Sozinho ou em grupo?

10 Quadro 1- Ponto de Situação
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Apontamentos Memorização Relacionamento de matérias Teste Disciplinas 1 2 3 4 Compreensão Português Francês Inglês História Ciências Matemática Geografia

11 O Método em disciplinas práticas
As várias fases: Fase de Recolha de Apontamentos Fase de memorização de regras Fase de praticar exercícios e de auto-avaliação

12 1- Fase de Recolha de Apontamentos
Regras Fórmulas Definições Duração desta fase?

13 2- Fase de memorização de regras
Em que consiste Formas de memorização Quanto tempo dura? Quando está terminada?

14 3- Fase de praticar exercícios e de autoavaliação
Como é feita? Onde decorre? Regra dos 80% Com que antecedência em relação à avaliação? Em grupo, sim ou não?

15 Antevendo o conteúdo do Exame
A importância da atenção na aula Análise de exames anteriores A importância das aulas de revisões e/ou de dúvidas

16 Problemas estruturais e conjunturais
Distinção entre estes 2 tipos de problemas A “reconciliação” com o passado Formas de lidar com os problemas estruturais: Identificação de insuficiências; Formas de resolução; Estratégias de actuação; Acção.

17 Na Escola A atitude Na sala de aula Leitura prévia
Quando e como intervir na aula A memória lógica versus mecánica Como passar apontamentos de forma rápida Os TPC’s

18 Preparação das Avaliações
Como se controla a ansiedade dos exames As cábulas “programa” para o dia anterior ao exame Dormir bem O problema da Saturação O dia do exame Os exames orais: formas de preparação

19 Preparação das Avaliações (2)
A alimentação Cultivar o sentido de humor Análise dos erros (importância desta fase) Como fazer o exame? (Vamos desenvolver este tema no próximo silde)

20 Como fazer o exame? A letra Construção de frases
Fazer um esquema de resposta Leitura diagonal e sublinhar Deixar espaços Anotações no enunciado Aproveitamento integral do tempo

21 Os erros frequentes Eliminar matérias Ir pela conversa dos outros
Desanimar perante as primeiras contrariedades Estudar sem perceber Ter medo de ser considerado “graxa” O primeiro exame corre mal

22 Os erros frequentes (2) Falta de ambição
Criar expectativas demasiado altas Estudar muito é ser “cromo” Estudar só para o exame Mania que o Professor o persegue Começar a todo o “gás” Escolher o curso porque “dá dinheiro”

23 O papel dos Pais Explicação: sim ou não? Reuniões na Escola
Incentivos dados pelos pais: sim ou não? Responsabilização Evitar a pressão

24 Motivação e a Organização
Arrumação do local de estudo Fazer esquemas das matérias Como fazer esquemas das matérias? Controlar o estudo As compensações Exemplos

25 Motivação e a Organização (2)
As pausas As pausas produtivas A Atitude O que é uma estratégia pró-activa? Importância da Agenda O que temos na Agenda? (ver slide seguinte)

26 O que vamos registar na Agenda?
Datas das avaliações (testes, exames) Datas de entregas de trabalhos Reuniões de grupos de trabalho Prazo de entrega dos TPC’s Leituras prévias das aulas Outros elementos

27 Motivação e a Organização (3)
A importância de possuir indicadores de desempenho Indicadores relativos Ranking A média Posicionamento em relação ao melhor aluno Planeamento do estudo (slide seguinte)

28 Planeamento do Estudo O que é? Formas de realizar esta tarefa
As sessões de trabalho As pausas Tipos de planeamento

29 Exemplos práticos Exemplos de bons apontamentos
Exemplos de exames bem feitos Exemplos de um bom caderno diário Exemplos de um bom planeamento Exemplo de uma análise de estrutura

30 Os Bons Alunos na 1.ª pessoa
Porque é que achas que tens sucesso? Qual o método que utilizas? Porque há maus alunos? Que tipo de motivação te leva a estudar?


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