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Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação

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Apresentação em tema: "Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Maria Augusta Ferreira Neves

2 6512 Professores Responderam
Insucesso. Porquê? 6512 Professores Responderam

3 Os alunos não têm bases em: - cálculo; - conceitos;
Insucesso. Porquê? Os alunos não têm bases em: - cálculo; - conceitos; - raciocínios básicos.

4 Os alunos estão desmotivados. Aspectos de Natureza Social.
Insucesso. Porquê? Os alunos estão desmotivados. Aspectos de Natureza Social.

5 Falta de hábitos e métodos de trabalho.
Insucesso. Porquê? Falta de hábitos e métodos de trabalho.

6 Os alunos não sabem estar numa sala de aula.
Insucesso. Porquê? Os alunos não sabem estar numa sala de aula. A indisciplina é uma frequente realidade.

7 2 X 90 ≠ 4 X 50 A carga horária da Matemática é insuficiente.
Insucesso. Porquê? A carga horária da Matemática é insuficiente. 2 X 90 ≠ 4 X 50

8 O modelo de avaliação actual não ajuda.
Insucesso. Porquê? O modelo de avaliação actual não ajuda.

9 Estrutura dos programas não ajuda.
Insucesso. Porquê? Estrutura dos programas não ajuda.

10 Modelo de Avaliação A inovação deste modelo de avaliação proposto consiste essencialmente em três vertentes: Questões/ Aula (QA) Trabalho de grupo ou individual (T) Teste global no final do período (TF)

11 Questão / Aula (QA) A QA é apresentada nos últimos minutos de cada aula (entende-se por uma aula um bloco de 90 minutos).

12 No total, a classificação das QA é de 100 pontos
Questão / Aula (QA) No total, a classificação das QA é de 100 pontos (Se forem 10 questões, cada questão vale 10 pontos)

13 O número de QA deve ser pelo menos de 10 por período.
Questão / Aula (QA) O número de QA deve ser pelo menos de 10 por período.

14 A QA é apresentada de uma das seguintes formas:
Questão / Aula (QA) A QA é apresentada de uma das seguintes formas: O professor escreve a questão no quadro e o aluno copia a pergunta;

15 Questão / Aula (QA) O professor apresenta a questão num acetato e o aluno copia a pergunta;

16 Questão / Aula (QA) O professor entrega a cada aluno a questão numa folha A4 com espaço para a resposta. (Esta opção seria a ideal)

17 Questão / Aula (QA) O aluno responde na folha em que está escrita a questão. Para outra folha copia apenas a resolução e entrega ao professor. Terminado o tempo para a resposta o professor recolhe as folhas que têm apenas a resposta e em seguida apresenta a solução.

18 Questão / Aula (QA) Os alunos comparam a sua resposta com a resposta do professor. No caso de não terem chegado à resposta correcta devem trazer na aula seguinte a resposta correcta e uma justificação para o ou os erros cometidos.

19 Questão / Aula (QA) As folhas que o professor recebe devem ter uma data. Antes de devolver as folhas aos alunos o professor deve fazer uma rubrica.

20 Na correcção da QA só podem ser consideradas três cotações:
Questão / Aula (QA) Na correcção da QA só podem ser consideradas três cotações: O aluno entregou a resposta e está certa. Neste caso tem a cotação máxima, por exemplo, 10 pontos.

21 Questão / Aula (QA) O aluno não tem a resposta certa, mas na aula seguinte apresenta a resposta correcta e uma justificação para o erro e tem 50% da cotação, por exemplo, 5 pontos.

22 Questão / Aula (QA) Não entrega a questão resolvida na aula imediatamente a seguir à que foi colocada a questão e neste caso tem 0 pontos.

23 Questão / Aula (QA) A QA deve incidir sobre a matéria trabalhada na aula do dia. ( Pode ser uma questão do livro do aluno apenas com outros dados.)

24 Questão / Aula (QA) Para cada aula em que vai ser apresentada a QA o professor deve dispor de um conjunto de questões alternativas.

25 Trabalho (T) O Trabalho incide sobre as
Palavras – Chave referidas no final do capítulo.

26 Trabalho (T) O professor define para cada período os capítulos que fazem parte do trabalho (de acordo com a sua planificação).

27 Trabalho (T) Para cada palavra-chave deve ser descrito o seu significado e apresentado um exemplo.

28 Trabalho (T) A cada elemento do grupo cabe a explicação de uma parte das Palavras – Chave do capítulo.

29 Trabalho (T) O trabalho de grupo é realizado fora do ambiente da aula.

30 Trabalho (T) O trabalho de grupo é dado por terminado duas semanas antes de terminar o período.

31 Trabalho (T) Como é avaliado o trabalho de grupo?
A turma é dividida em 6 grupos. G1 G2 G3 G4 G5 G6

32 Trabalho (T) A correcção dos trabalhos de grupo é feita pelos alunos. A avaliação dos trabalhos pelo professor é considerada na componente a que chamamos CO. Exemplo da distribuição dos trabalhos para correcção: G1 G2 G3 G4 G5 G6

33 Trabalho (T) Cada grupo vai ainda colocar duas questões* ao grupo a que pertence o trabalho que corrigiu, por exemplo G1 pergunta a G2.

34 Trabalho (T) Estas questões são seleccionadas pelo grupo que as coloca e estão relacionadas com as palavras-chave.

35 Trabalho (T) Todo o trabalho de avaliação decorre na última aula do período. Cada grupo tem 10 a 12 minutos para justificar a classificação e colocar as questões.

36 Grelha de Correcção de T
Trabalho (T) Grelha de Correcção de T Aspectos a avaliar Pontos Apresentação 0-10 Referiu todas as palavras-chave 0-15 Os exemplos estão correctos As definições estão correctas O grupo usou exemplos diferentes dos apresentados no livro Questões* 2 x 15 Total 100

37 Teste Final (TF) Fazem parte do teste questões de escolha múltipla e questões de desenvolvimento. Duas das questões de desenvolvimento são seleccionadas de entre o conjunto das QA

38 Grelha de cálculo da classificação
Definição das variáveis Questões / Aula (QA) – são questões avaliadas em cada aula. 0  QA  100 Trabalho (T) – Trabalho realizado por período 0  T 100 Teste Final (TF) - Teste realizado no final do período. 0  TF  100

39 Grelha de cálculo da classificação
Classificação Escrita (CE) – Classificação obtida pela fórmula: CE = ( QA+0,2T+0,8TF)/2

40 Grelha de cálculo da classificação
Classificação Oral (CO) - Classificação da responsabilidade do professor considerando aspectos como: Trabalho de Grupo; Evolução do aluno; Empenho; Comportamento; Solidariedade; Assiduidade; Portfólio; 0  CO  100

41 Grelha de cálculo da classificação
Sobre o Portfólio Cada aluno constrói o seu Portfólio que deve incluir: Problemas realizados na aula. Trabalhos de casa. Trabalho de grupo (T). As Questões /Aula (QA) correctamente resolvidas. Teste Final (TF) Outros elementos que o aluno julgue de interessante incluir.

42 Grelha de cálculo da classificação
Classificação Final (CF)-Classificação obtida pela fórmula: CF = 0,8CE + 0,2CO

43 Grelha de cálculo da classificação
Pontuação Classificação Para Final do Período 0CF24 1 25CF49 2 50CF74 3 75CF89 4 90CF100 5

44 Grelha de cálculo da classificação
O aluno tem 4 classificações finais. As três classificações (uma para cada período já forma definidas e são independentes). A quarta classificação reflecte o trabalho realizado durante o ano, tendo em conta as três classificações anteriores.

45 SIMULAÇÃO Aluno abaixo da média QA = 50 T=60 TF =35
CE = (50+ 0,2x60 + 0,8x35)/2 CE = 45 CF = (45x0.8)+(0,2x70) CF= CF= 50 Classificação para o final do período 3

46 Grelha de cálculo da classificação MATB
Classificação Escrita (CE) – Classificação obtida pela fórmula: CE = ( QA+0,2T+0,8TF)/10 0  CO  20 Classificação Final (CF) – Classificação obtida pela fórmula: CF = 0,9CE + 0,1CO

47 SIMULAÇÃO Aluno abaixo da média QA = 50 T=60 TF =35
CE = (50+ 0,2x60 + 0,8x35)/10 CE = 9 CF = 9x0.9+0,1x14 CF=9,5

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Maria Augusta Ferreira Neves


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