A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como os professores lidam com os erros Avaliação das Aprendizagens Mestrado em Didáctica da Matemática Nuno Longle Maria João Lagarto 2 de Dezembro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como os professores lidam com os erros Avaliação das Aprendizagens Mestrado em Didáctica da Matemática Nuno Longle Maria João Lagarto 2 de Dezembro de."— Transcrição da apresentação:

1 Como os professores lidam com os erros Avaliação das Aprendizagens Mestrado em Didáctica da Matemática Nuno Longle Maria João Lagarto 2 de Dezembro de 2005

2 Problema Estudar a forma como os professores lidam com os erros que os alunos fazem, nomeadamente quando planificam actividades com a finalidade de «corrigir» esses erros. Questões 1.Na planificação que fazem os professores centram-se no tipo de erro ou no conteúdo que o exercício visa? 2.Há diferenças quando os professores pensam em termos da turma ou em termos de um aluno individual? Números decimais

3 Processo avaliativo Planificar Interpretar Recolher informação Intervir

4 Metodologia Estudo Piloto 1 Estudo Piloto 2 Questionário 1 Estudo Piloto 3 Questionário 2 Entrevista

5 Questionário 1 Resultados Planificação QuestõesResultados 1. Os professores fazem referência ao tipo de erro feito pelos alunos? Não existem referências ao tipo de erro feito pelos alunos. Os planos centram-se, essencialmente, no conteúdo matemático e na actividade do professor. 2. É feita alguma antecipação das razões que terão levado o aluno a fazer aqueles erros? 3. O plano centra-se na actividade do aluno ou na do professor? 4. Que estratégias são propostas? Exemplo (item 1) 5. Que materiais auxiliares são indicados? Planificação Comentário

6 Tipo de estratégias e materiais auxiliares propostos pelos professor - item 1 Resultados Respostas do professorN.º Relembrar o algoritmo 11 Relembrar regras 10 Estimar o resultado 5 Contrastar resposta correcta com resposta dada 3 Apresentar situações concretas 1 Representação fonética 7 Tabelas 6 Quadrado decimal 2 Recta numérica 1

7 Comentários Resultados 8 professores não fazem comentários (3 professores) caracterizam genericamente o que diriam ao aluno – deves rever o assunto dos decimais com mais cuidado. (1 professor) considera que os alunos do 2.º Ciclo dificilmente entendem comentários escritos.

8 Comentários Resultados 11 professores fazem comentários A maioria dos professores ignoram o tipo de erro e faz sugestões baseadas nas regras. Item 1 – Repara que para somar decimais tens de pôr vírgula debaixo de vírgula. Há alguns comentários que parecem ajudar o aluno a corrigir o seu erro porque o conduzem a um conflito cognitivo. Item 3 – Compara os subtractivos em cada alínea e assinala o maior. Sem fazer cálculos, pensa em que situação é que o resultado da subtracção é menor. Agora procura corrigir o teu erro.

9 Questionário 2 Resultados 3.Factores com maior importância nos erros dos alunos. Não pensarem no que estão a fazer Não terem atenção nas aulas Terem pouca motivação relativamente ao estudo Por ordem decrescente de importância... Não trabalharem fora da aula Utilizarem processos ajustados a situações já conhecidas mas não adequados à nova situação Terem pouca capacidade intelectual Terem deficiências culturais

10 Entrevistas Resultados QuestõesResultados 1. Os professores identificam o padrão do erro? Identificam Que razões apontam os professores para os alunos responderem com padrão? 40% - não saberem o conteúdo matemático 18% - o aluno «funciona» de acordo com outro modelo que não os decimais 18% - falta de atenção 7% - o assunto não ter sido bem tratado no 1.º Ciclo

11 Entrevistas Resultados 3. Que estratégias de «correcção» apontam os professores? 60% - papel mais activo do professor na aula para «chamar a atenção para parte da matéria» Item 1 – «voltar a explicar tudo outra vez, as ordens, a comparação de decimais; só depois punha novamente as questões.» 40% - papel mais activo ao alunos (cerca de 1/3 – apelam a um conflito cognitivo) Item 1 – «fazerem a identificação da parte inteira e da parte decimal, e estimarem o resultado da adição…»

12 Conclusões finais Resultados Em geral identificaram os padrões do erro, mas não os tiveram em linha de conta na planificação das actividade de correcção. A razão mais apontada para existência de erros foi o desconhecimento do conteúdo matemático, sendo este o aspecto mais privilegiado nas actividades propostas. As estratégias propostas pelos professores nas entrevistas foram com muito mais frequência centradas na actividade do aluno do que acontecia nas planificações. Os professores adoptaram poucas estratégias que promovam o conflito cognitivo do aluno.

13 Questões Face a um item de um teste em que todos os alunos cometem erros do mesmo tipo, o que fazer? «Após o diagnóstico o professor deve reflectir com o aluno sobre a sua concepção errada e envolvê-lo em situações matemáticas motivadoras que permitam reajustar as suas ideias e orientá-las para conceitos mais amplos e correctos.» Borasi Porque é que este processo é tão difícil?


Carregar ppt "Como os professores lidam com os erros Avaliação das Aprendizagens Mestrado em Didáctica da Matemática Nuno Longle Maria João Lagarto 2 de Dezembro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google