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1º encontro de formação – 23/03/2010

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Apresentação em tema: "1º encontro de formação – 23/03/2010"— Transcrição da apresentação:

1 1º encontro de formação – 23/03/2010
Programa Algar Educa 1º encontro de formação – 23/03/2010 Matemática

2 Pauta curta de Matemática
Objetivo: Apresentar a metodologia de Resolução de problemas como uma possibilidade de ensinar Matemática Reconhecer procedimentos e estratégias presentes na metodologia de Resolução de problemas Estratégias: Análise dos itens com maiores índices de erros na avaliação final de desempenho dos alunos no Programa Algar Educa em 2009. Vivência de uma situação de ensino de conteúdos do eixo Grandezas e Medidas com o recurso da resolução de problemas. Identificação dos procedimentos, papel do aluno e do professor. Fechamento: a resolução de problemas e abordagens de ensino em matemática. Proposição de tarefas aos professores Avaliação do encontro

3 Para um espírito científico todo conhecimento é uma resposta a uma pergunta. Se não existe pergunta não pode haver conhecimento científico. Nada vem sozinho, nada é dado. Tudo é construído. (Bachelard, Gaston)

4 1º Momento: (9h – 12h) Analisar os resultados de duas questões relacionadas à medida de capacidade propostas na avaliação diagnóstica final que tiveram índices abaixo e igual a 50%; Explicitar os conhecimentos que se põem em jogo e procedimentos possíveis no caminho da resolução do problema; Explicitar as escolhas metodológicas, procedimentos e recurso utilizados pelos professores para ensinar os conteúdos presentes nas situações apresentadas. )

5 Item 13 No salão de beleza de Silvio, o xampu fica armazenado em um recipiente de 2,5 litros. No dia a dia, ele usa esse produto em uma embalagem de 250 ml. Quantas embalagens de 250 ml ele consegue completar? Item 15 Na embalagem de suco concentrado, o consumidor é orientado para usar 200 ml para obter 1 litro de suco. Maria quer fazer 1,5 litro de suco. Quantos mililitros precisa usar de suco concentrado conforme essa orientação?

6 Comanda: Registrar numa tabela
Conteúdos matemáticos mobilizados na resolução do problema Procedimentos de alunos possíveis na resolução do problema Procedimentos de ensino para ensinar a resolver problemas envolvendo o conteúdo matemático do item proposto

7 2º Momento – 13h30min - 15h30 Reconhecer procedimentos e estratégias presentes na metodologia de Resolução de problemas por meio da vivência de uma situação problema do eixo de Grandezas e Medidas. Relacionar os procedimentos vivenciados pela atividade realizada no 2º momento com o quadro elaborado no 1º momento, destacando aspectos de afastamento e de aproximação entre eles. )

8 Problema: O comprimento da tira abaixo é 2,5 u. Desenhe a unidade que se utilizou para essa medida na própria tira. b) Calcule a medida de u sabendo- se que a tira mede 10cm.

9 O problema como recurso de aprendizagem
3º Momento – 16h h45 O problema como recurso de aprendizagem Ação situação-problema: o aluno busca um procedimento de resolução Validação confrontação dos procedimentos, testagens Institucionalização nova ferramenta, exercitação, síntese, linguagem convencional É principalmente por meio da resolução de uma série de problemas escolhidos pelo professor que o aluno constrói seu saber, em interação com os outros alunos. A resolução de problemas (e não de simples exercícios) intervém assim desde o começo da aprendizagem

10 Contexto Didático Objetivo: exploração da relação entre unidades medidas de comprimento Conteúdos matemáticos mobilizados na resolução do problema: A medida de um mesmo comprimento com unidades diferentes são diferentes. Um mesmo comprimento medido por unidades diferentes, quanto maior a unidade, menor o nº que expressa sua medida. 2,5 u = 2 u + 0,5 u = u + u + 0,5u Conhecimento implícito da proporcionalidade: 10cm equivalem a 2,5u; 2 cm equivalem a 0,5u; 4cm equivalem a 1u ou 10cm equivalem a 2,5 u; 40cm equivalem a 10u; 4cm equivalem a 1 u Procedimentos possíveis na resolução do problema: Divisão da tira em 3 segmentos : dois de mesmo comprimento e o terceiro metade desse comprimento Divisão do segmento em 5 comprimentos iguais e conclusão sobre a medida de cada um deles – 2cm. Portanto a medida da unidade = 4cm Esquema numérico 10:5 = 2 e 2x2 =4

11 Avaliação Na metodologia de resolução de problema apresentada neste encontro, além da escolha da situação problema adequada para o objetivo do ensino, prevêem-se momentos diferentes no seu desenvolvimento. Cite aquele que mais se aproxima de sua prática e aquele que apresentou maior desafio.

12 Obrigada! Realização: Assessoria Educacional:


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