A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Fundamentos da Didáctica da Matemática Maria João Lagarto Nuno Longle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Fundamentos da Didáctica da Matemática Maria João Lagarto Nuno Longle."— Transcrição da apresentação:

1 A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Fundamentos da Didáctica da Matemática Maria João Lagarto Nuno Longle 27 de Outubro de 2005 Fotografia Henrique Manuel Guimarães APM 1988

2 «O presente texto deve ser entendido como um conjunto de propostas sobre as actividades de aprendizagem da Matemática.» De que modo se aprende Matemática? A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor

3 Experiência matemática Matemática Actividade humana uma ciência viva necessidade de resolver problemas curiosidade intelectual Capacidade matemática Analisar situações Fazer conjecturas Provar ou rejeitar asserções Formular e resolver problemas Pensar matematicamente Comunicar matematicamente Gosto pela matemática Poder matemático Participação consciente e produtiva na sociedade. Herança cultural.

4 Experiência matemática Natureza das actividades Dinâmica do trabalho Papel do professor A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor

5 «O factor que pode ser realmente decisivo na transformação positiva da matemática escolar não é a alteração dos conteúdos nem a introdução de novas tecnologias, mas sim a mudança profunda nos métodos de ensino, na natureza das actividades dos alunos » A resolução de problemas … deverá constituir o tipo privilegiado das actividades em Matemática. Os alunos «começam a fazer matemática quando tentam responder»: Será esta a única estratégia, ou a melhor? A estratégia que descobri pode aplicar-se a outros casos? De que modo posso alargar o enunciado e reformular o problema? O problema poder-se-ia enunciar de forma mais abstracta?

6 Resolução de problemas A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Discussão sobre estratégias Argumentação Tentativas de prova Crítica dos resultados Construção de conceitos Adopção de terminologia matemática

7 A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Projectos Construção de modelos matemáticos Actividades de exploração e de descoberta Formulação de conjecturas ArgumentaçãoDemonstração Para cada um de nós qual o lugar que cabe à resolução de exercícios na aula de matemática? O texto, tal como as Normas de 1989, parte da ideia que «saber matemática é fazer matemática»; além disso nas Normas a ideia central era os alunos adquirirem o «poder matemático». Nos Principles and Standards de 2000, a ideia de «poder matemático» desaparece e a ênfase passa a ser «que todos os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos matemáticos» (procedimentos, conceitos e processos). Até que ponto esta ideia não implica uma alteração na visão da resolução de problemas?


Carregar ppt "A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Fundamentos da Didáctica da Matemática Maria João Lagarto Nuno Longle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google