A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto: Espaço – Outra Visão Escola Básica Integrada/Secundária de Velas S. Jorge Açores Docente: Paula Branco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto: Espaço – Outra Visão Escola Básica Integrada/Secundária de Velas S. Jorge Açores Docente: Paula Branco."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto: Espaço – Outra Visão Escola Básica Integrada/Secundária de Velas S. Jorge Açores Docente: Paula Branco

2 2 Projecto: Espaço – Outra Visão Breve descrição: Breve descrição: Com este projecto inicia-se o fecho do estudo da geometria no ensino básico, sendo portanto crucial consolidar conhecimentos. Assim, pretende-se que seja simultaneamente de síntese e de abertura para novas perspectivas. A determinação de áreas e volumes de sólidos geométricos darão aos alunos a oportunidade de relembrar e relacionar conhecimentos adquiridos anteriormente, perspectivando-os na resolução de novos problemas e contribuindo para uma visão mais panorâmica da geometria no Espaço. Também a representação no plano de rectas e planos no espaço contribuirão para esta visão mais alargada da geometria no espaço permitindo que os alunos desenvolvam a sua capacidade de abstracção. Desta forma, serão abertas aos alunos novas perspectivas e novos horizontes. Os alunos terão também a possibilidade de aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas concretos da vida real pelo que sentirão a estrita relação existente entre este ramo da matemática e a vida corrente.

3 3 Projecto: Espaço – Outra Visão Áreas disciplinares envolvidas: Áreas disciplinares envolvidas: Matemática. Objectivos gerais: Objectivos gerais: Resolver problemas referentes a áreas e volumes de sólidos geométricos, incluindo a esfera. Fazer esboços que representem rectas, planos e sua posição relativa. Relacionar procedimentos da vida corrente, com os critérios referentes à posição relativa de rectas e planos. Identificar, em modelos concretos, rectas e planos em várias posições relativas. Resolver problemas no espaço, envolvendo os conteúdos dados. Tempo previsto: Tempo previsto: 3 aulas de 90 minutos. Tecnologia Microsoft envolvida no projecto: Tecnologia Microsoft envolvida no projecto: Microsoft PowerPoint e Plataforma Class Server.

4 4 Projecto: Espaço – Outra Visão Benefícios: Benefícios: Com este projecto pretende-se que os alunos abordem o tema da geometria de uma forma mais apelativa, interactiva e motivante. Atendendo às competências específicas de Matemática que os alunos devem adquirir no final deste projecto, pretende-se que este tenha os seguintes benefícios: »Aumentar a facilidade de visualização de sólidos no espaço; »Expor os conteúdos de uma forma mais atractiva e consequentemente facilitar o processo de ensino/aprendizagem; »Facilitar a consulta dos conteúdos leccionados; »Desenvolver a autonomia dos alunos; »Incentivar o espírito crítico; »Relacionar a matemática com problemas do dia-a-dia; »Fomentar e incrementar a investigação.

5 5 Projecto: Espaço – Outra Visão Organização do Projecto: Aula 1 (90 minutos) Conteúdos: Revisão de conteúdos de geometria; Cálculo da área lateral, área total e volume de prismas e pirâmides; Exercícios de aplicação. Aula 2 (90 minutos) Conteúdos: Breve revisão da aula 1; Cálculo da área lateral, área total e volume de cilindros, cones e esferas; Exercícios de aplicação. Aula 3 (90 minutos) Conteúdos: Breve revisão das aulas 1 e 2; Representação no plano de rectas e planos no espaço; Exercícios de aplicação.

6 6 Projecto: Espaço – Outra Visão Organização do Projecto: Cada aula é organizada da seguinte forma: 90 minutos Aula leccionada com recurso ao Microsoft PowerPoint Resolução de exercícios de aplicação Posteriormente os alunos podem consultar a aula leccionada que se encontrará disponível na Plataforma Class Server. Os alunos devem resolver a ficha de trabalho correspondente a cada aula, recorrendo para tal à Plataforma Class Server.

7 7 Projecto: Espaço – Outra Visão Testemunhos Rui Moreira (Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada/Secundária de Velas) De acordo com os objectivos deste concurso o projecto da docente Paula Branco pretende desenvolver um recurso diferente usando as tecnologias de Informação e Comunicação. É um recurso estimulante para os alunos que altera a forma como se ensina, com um impacto sem dúvida positivo na aprendizagem dos mesmos, permitindo transformar a sala de aula num ambiente tecnológico para a aprendizagem e em que é patente a ligação entre a pedagogia e a tecnologia. Com este projecto altera-se a forma como se ensina e sendo o mesmo inovador e interactivo terá, sem dúvida, reflexos positivos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

8 8 Projecto: Espaço – Outra Visão Rui Costa (Coordenador do Projecto Educativo de Class Server) Como Coordenador, a nível escola, do Class Server, considero o projecto Espaço – Outra Visão bastante atractivo, enriquecedor e inovador. Como é sabido nas nossas escolas, o ensino da Matemática sempre foi um problema, do ponto de vista dos alunos, por falta de motivação. Na minha opinião, este projecto não só é motivador como também leva os alunos a compreender os exercícios complicados que lhes são apresentados na aula, pelo facto de os transportar para a realidade e terem a possibilidade de aplicarem os conhecimentos abstractos em exemplos da vida quotidiana.

9 9 Projecto: Espaço – Outra Visão Leonardo Carvalho (Professor de Matemática do 3º Ciclo e Secundário) O trabalho apresenta uma boa estrutura quer a nível de conteúdos quer a nível de estratégias de aprendizagem. Destacando-se a importância da interdisciplinaridade recorrendo às novas tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis que vão ao encontro dos actuais interesses que são manifestados pelos alunos.


Carregar ppt "Projecto: Espaço – Outra Visão Escola Básica Integrada/Secundária de Velas S. Jorge Açores Docente: Paula Branco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google