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Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.

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1 Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem. A lei do efeito é apropriada por Skinner para definir o comportamento operante, constituído por associações estímulo-reforço (positivo ou negativo) às respostas de um sujeito. Suas formulações resultaram na "instrução programada" O comportamento é aquilo que pode ser objetivamente estudado; A personalidade é uma coleção de comportamentos objetivamente analisáveis; As idéias de liberdade, autonomia, dignidade e criatividade são ficções sobre comportamento sem valor explicativo e científico, na medida em que apenas expressam tipos variados de condicionamento;

2 Pressupostos teóricos
O comportamento pode ser modelado através da administração de reforços positivos e negativos, o que implica também numa relação causal entre reforço (causa) e comportamento (efeito): a) o programa experimental de Skinner é o da utilização sistemática de um reforço, privando ou não o sujeito do mesmo conforme um comportamento rigosamente pretendido; b) a eficácia do reforço depende da proximidade temporal e espacial em relação ao comportamento que se que pretende modelar, sob pena de incidir sobre outro que não esteja em questão; c) um reforço positivo fortalece a probabilidade do comportamento pretendido que segue. O seu registro é a presença (positividade) de uma recompensa;

3 Pressupostos teóricos
d) um reforço negativo enfraquece um determinado comportamento em proveito de outro que faça cessar o desprazer com uma situação. Portanto, o seu registro é a ausência (retirada) de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida; e) ambos, entretanto, incidem após a emergência de um comportamento pretendido pelo experimentador. Punição Refere-se a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo se caracteriza pela ausência (retirada) do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

4 Punição “O pai reclama do filho até que cumpra uma tarefa: ao cumpri-la, o filho escapa às reclamações (reforçando o comportamento do pai). ...Um professor ameaça seus alunos de castigos corporais ou de reprovação, até quem resolvam prestar atenção à aula; se obedecerem estarão afastando a ameaça de castigo (e reforçam seu emprego pelo professor). De um ou outra forma, o controle adverso intencional é o padrão de quase todo o ajustamento social - na ética, na religião, no governo, na economia, na educação, na psicoterapia e na vida familiar(Skinner, 1971, pp ) A punição, neste sentido, não modifica o comportamento de quem a promove, nem - a longo prazo - de quem a recebe (por exemplo, a punição de ser preso não modifica o comportamento anteriormente condicionado e operante do punido).

5 Condicionamento operante
Refere-se aos estímulos que seguem a resposta, isto é, posterior a ela, ao contrário do condicionamento respondente em que o estímulo antecede a resposta; Permite modelar um determinado comportamento pretendido através da administração dos reforços; Há várias formas de modelagem através do condicionamento operante, pois o sujeito possui um repertório de condicionamento operante, o qual em grande podem ter sido gerados em situações incontigentes. Tipos de programas experimentais: a) programa incontigente -> comportamento supersticioso: administração de reforços de forma temporal e espacial aleatória gera respostas também aleatória por parte do sujeito

6 Proposta psicopedagógica
b) programa contingentes -> administração de reforços frequenciais de forma temporal e espacial definida gera respostas também previsíveis por parte do sujeito apresentações das informações em pequenas etapas (para que possa haver controle de cada avanço da aprendizagem) exigência de participação ativa do aluno (resposta) através de um sistema de avaliação ancorado na reprodução da resposta reforço imediato à resposta, no sentido de um feedback indicando acerto ou erro autocontrole por parte do aluno (isto é, o aluno que responde corretamente às questões pode passar a módulos posteriores)

7 Instrução programada Utilização de máquinas de ensinar como forma de resolver os impasses que surgem em decorrência das dificuldades de atender cada aluno. O acompanhamento poderia ser feito pela própria máquina, especialmente nas formas de avaliação, entendidas por ele como parte essencial da aprendizagem. Avaliação e aprendizagem: o papel da avaliação na aprendizagem está no contexto de uma concepção que supervaloriza o acerto (a incidência de erro deve ser igual a zero) coerente com a teoria do reforço, a aprendizagem não é entendida como o resultado de penalidade; para que haja controle da tríade estímulo - resposta - reforço, aprendizagem e avaliação deve ser feita por itens;

8 Programas lineares apresentação da matéria ou conteúdo em seqüências curtas; o aluno responde apenas a uma pergunta de cada vez; o aluno dispõe do tempo que desejar para responder; o aluno não deve passar para o item seguinte antes de haver respondido ao anterior; as perguntas são propositadamente muito simples, para que os alunos cometam poucos erros; depois de responder, o aluno comprova (verifica) imediatamente a correção ou inexatidão de sua resposta, comparando-a com a resposta correta dado no próprio texto; as seqüências são intimamente encadeadas em progressão racional; o aluno é levado, desse modo, gradual e logicamente, a um domínio cada vez mais completo do assunto.


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