A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aula 5 - BEHAVIORISMO. Objetivos da aula: Conseguir identificar as diferenças entre: leis básicas da teoria da aprendizagem (estímulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aula 5 - BEHAVIORISMO. Objetivos da aula: Conseguir identificar as diferenças entre: leis básicas da teoria da aprendizagem (estímulo."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aula 5 - BEHAVIORISMO

2 Objetivos da aula: Conseguir identificar as diferenças entre: leis básicas da teoria da aprendizagem (estímulo – resposta) reforço positivo, reforço negativo, extinção. ensino tecnicista X ensino significativo.

3 Behaviorismo Estudo observável, quantificável, reproduzível e descritível em termos tão elementares que dispensassem a subjetividade Tentativa de transpor explicações no universo animal para explicar os comportamentos humanos. pesquisa com: pombos, ratos e chimpanzés. OBSERVAÇÃO, PREVISÃO E CONTROLE DE COMPORTAMENTO

4 O surgimento da psicologia comportamental Teve como argumento a transformação da psicologia como ciência positivista, ela deveria estudar somente aquilo que pode ser passível de observação e medição, negando aspectos considerados subjetivos tais como: motivos, impulsos, desejos entre outros.

5 CRITICAS igualam homens e animais inferiores, desconsiderando a peculiaridade psicológica, histórica e cultural dos primeiros (Cunha, 2002, p.52). Importação do paradigma de estudo das Ciências Naturais para compreender os processos humanos Importação do paradigma de estudo das Ciências Naturais para compreender os processos humanos PARA REFLETIR: E a singularidade humana que é construída pela ação da cultura? PARA REFLETIR: E a singularidade humana que é construída pela ação da cultura?

6 WATSON, PAVLOV E SKINNER Os três grandes expoentes desta teoria e suas principais diferenças: Watson (o homem é produto do meio) Pavlov (aprendizagem por meio do condicionamento clássico citar o exemplo do cão, experiência realizada em seu laboratório de fisiologia) Skinner (o comportamento é estabelecido com base naquilo que o ambiente fornece e, também dadas as condições ambientais, esse mesmo repertório é por nós modificado tendo em vista os reforçadores que almejamos).

7 TEÓRICOS Ivan P. Pavlov ( )

8 Behaviorismo Metodológico John B. Watson ( ) Watson era categórico. Considerava ser possível transformar o indivíduo, por meio de educação ou reeducação naquilo que desejamos. (...) O destino das pessoas dependeria tão somente dos fatores condicionantes organizados em torno dela" (Cunha, 2002, p.48) O importante é estudar tudo aquilo que pode ser testado e comprovado.

9 Behaviorismo Radical Aprendizagem seria, então, alterações explícitas de comportamento, mediante processos intencionais de condicionamento e reforço, podendo ser observadas e mensuradas pelo educador. Burrhus F. Skinner ( ) Câmera Operante

10 Estímulo, (ação ou evento) Resposta, (reação comportamental com a qual o estímulo está associado) Condicionamento (processo de aprendizagem através do qual uma determinada proposta é desencadeada por um determinado estímulo). Importantes Conceitos:

11

12 Principais Técnicas: Reforços positivos, (apresentação de um estímulo agradável – aumenta a frequência da resposta) Reforços negativos (apresentação de um estímulo aversivo – diminui a frequência da resposta) Extinção do comportamento (não apresentar nenhum tipo de estímulo, apenas ignorar a resposta para a diminuição da frequência da resposta).

13 Estímulo antecedente Resposta Consequência Data para a entrega do trabalho Comportamento 1 fazer o trabalho Consequência 1 melhorar a nota (R+) Data para a entrega do trabalho Comportamento 2 não fazer o trabalho Consequência 2 tirar nota baixa (R-) Tríplice Contingência

14 Reforço Negativo Enfraquece um determinado comportamento em proveito de outro que faça cessar o desprazer com uma situação. Portanto, o seu registro é a ausência (retirada) de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida. No filme Laranja Mecânica o reforço negativo é usado para estimular o comportamento adequado de um vândalo.

15 É tudo que se faz para aumentar a frequência de um determinado comportamento. Após o registro do comportamento considerado adequado, o indivíduo recebe uma recompensa. REFORÇO POSITIVO NÃO SÃO UNIVERSAIS ganha a sobremesa Criança após comer toda a comida

16 Extinção do comportamento: NÃO APRESENTAR NENHUM REFORÇO Processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados. é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

17 A Teoria de Skinner - viabiliza modificar o comportamento numa direção previsível, viabilizando o controle das ações das pessoas e a obtenção de resultados. Pretender dar eficiência ao ensino diminuído gastos e tempo. BEHAVIORISMO E EDUCAÇÃO É pragmático

18 Utilização das ideias behavioristas na educação brasileira Fundamentou o pensamento Pedagógico Tecnicista A estruturação dos meios supera as finalidade educacionais Bons meios levam a bons fins Forneceu conceitos e métodos para converter as finalidades educacionais em método

19 A finalidade de um ensino relacionado a esta teoria é atingir os objetivos planejados sem uma maior preocupação com quais são os fins. Limita-se ao uso de técnicas para o menor tempo e custo financeiro com os melhores resultados - ensino tecnicista. O paradigma comportamental transmite uma mentalidade que visa racionalização de procedimentos, eficiência e ênfase em resultados que coincide com o espírito empreendedor do inicio do século XX, representando controle do trabalho e a redução da subjetividade nas atividades produtivas. Essa ideologia é contrária ao trabalho do docente com uma visão humanizadora que enfatiza a formação de pessoas e não a mera modelação de comportamentos.

20 Qualquer modelo de educação sempre apresenta uma intencionalidade e esta intenção se refletirá na pratica e na forma de avaliação, assim determinados aspectos podem ser valorizados em um contexto escolar e esses mesmos aspectos podem ser desvalorizados em outros, como por exemplo, quando o professor valoriza respostas diferentes do modelo orientado pelo professor, mas que de certa forma indicam conhecimento do aluno.

21 DIFERENÇAS: Ensino tecnicista (ênfase no aprimoramento dos meios - ações, métodos, técnicas e instrumentos para quaisquer fins) Ensino significativo (ênfase na contribuição de cidadãos críticos, que possam transformar a ordem social buscando mais qualidade e igualdade para todos).

22 Problemas éticos em relação à modelagem de comportamento A Punição não tem efeito de enfraquecer ou eliminar a ocorrência do comportamento no futuro. Os resultados são complexos e prejudiciais. Uma criança que cometeu uma transgressão de regra deve ser colocada para pensar sozinha sobre o seu feito? MODELAGEM DE COMPORTAMENTO UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DE PUNIÇÃO

23 Punição X Sanção O QUE É MAIS EFICIENTE NA EDUCAÇÃO DE BONS COMPORTAMENTOS ? Educa. Relação com o ato transgredido. Não acarreta dor ou sofrimento para a criança. Sanção por Reciprocidade Punição Não educa. Sem relação como ato transgredido. Acarreta dor física e psicológica. Constrangimento.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Aula 5 - BEHAVIORISMO. Objetivos da aula: Conseguir identificar as diferenças entre: leis básicas da teoria da aprendizagem (estímulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google