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TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM. FUNDAMENTAÇÃO Iluminismo: 1. Empirismo: John Locke (sec. XVIII) tábula rasa (conhecimentos, capacidades, tendências.

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1 TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM

2 FUNDAMENTAÇÃO Iluminismo: 1. Empirismo: John Locke (sec. XVIII) tábula rasa (conhecimentos, capacidades, tendências ) divergente da teologia medieval: determinismo divino e da filosofia inatista P OSTULADO : No momento do nascimento a mente infantil é uma página em branco; serão as experiências que cada um tiver, a estimulação e a educação que cada um receber que irão preencher o psiquismo de conteúdo.

3 FUNDAMENTAÇÃO Empirismo – tabula rasa D ECORRÊNCIAS : inteligência – sentidos (interface com o meio externo) => experiência e dos estímulos externos (des. Psi) => conhecimento = cópia do mundo (objetivo) => ordenação das experiências e eventos do ambiente educação: formar todo o conteúdo mental do indivíduo (conteúdos de aprendizagem, moralidade, capacidades cognitivas etc.) => experiência planejada conhecimento desenvolv. psicológico

4 FUNDAMENTAÇÃO 2. Positivismo: Auguste Comte (sec. XVIII) fronteiras da ciência contra a metafísica (filos. transcendental) princípios e métodos das ciências (naturais: química/física) - método científico:comport. mundo físico por observação e experiment. - experimentações, medidas, descrições => dedução, indução... P OSTULADO : O espírito humano, considerado em si mesmo, não pode ser observado. O homem não pode observar diretamente suas ações psicológicas (operações intelectuais): se observar os órgãos responsáveis por essas ações, cairá no domínio da fisiologia; e, se observá-las por meio de seus resultados, entrará no domínio da filosofia.

5 FUNDAMENTAÇÃO Positivismo – método científico D ECORRÊNCIAS : científico = lógica e observação sistemática de fenômenos (diret. obs) - testes repetitivos para verificação (hipóteses) - resultados: derivar generalizações com base em observações - previsibilidade de fenômenos => Psicologia: descrição de fatos elementares (comp. unidades mínimas ) objetividade(mundo concreto): o importante não é o que existe dentro do organismo (inacessível ao estudo objetivo), mas aquilo que chega de fora e o molda; a história psicológica de uma pessoa não é senão sua história de aprendizagens,, como acontece, inclusive com as espécies não-humanas. => educação (ens.) = modelamento do comportamento por estímulos externos => sistematicamente planejado direcionado a cd unidade mínima (comp.)

6 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Pressupostos do comportamentalismo Educação = intervenção externa no comport. (psic.) provocar comportamentos desejáveis ensino = estímulo externo = educação (rel. dir. ens e aprend.) sistematicamente planejado - para cada uma das unidades mínimas (científico) => ensino = plano e execução pelo modelo científico - detalhamento de objetivos (comportamentais) - detalh. dos procedimentos de ensino - avaliação = verificação de consecução dos comport.

7 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL - Watson ( ): estímulo-resposta Controlando o aparecimento de estímulos e conseqüências, controlamos o desenvolvimento psicológico (ações mentais, aprendizagem) - Skinner ( ): condicionamento operante As conseqüências agradáveis ou desagradáveis posteriores a uma conduta modelam (ou produzem) o comportamento (desenvolvimento psicológico e aprendizagem)

8 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Características do ensino no enfoque comportamental: 1. Ensino: - planejamento sistemático = controle de contingências de aprendizagem - objetivos = comportamentos desejáveis - procedimentos = cada comportamento (decom. unidades mínimas) - avaliação = verificação dos recultados (produto e não do processo) - conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em sala de aula 2. Aprendizagem: - resposta a estímulos => independe da espécie, da subjetividade, hist... - resultado do reforço => - o aluno é induzido (não deduz) - elogios, notas, prêmios, prestígio, perspectivas (diploma, prof., ascensão)

9 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Exemplo: Objetivo comportamental = aprender multiplicar Unidades mínimas: classificação noção de conjunto soma multiplicação Estímulos (ensino) oferecer conceitos propor exercícios repetir o processo até apresentar a resposta certa (adequada)

10 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL 3. Conteúdos: - apresentados prontos e reforçados por estímulos - identidade com eventos do mundo físico - organização sistemática = aprendizagem 4. Professor e aluno: - Professor aumentar probabilidade de ocorrência de resposta e de maximização do desempenho dos alunos - Aluno ritmo próprio, em pequenos passos e sem cometer erros competência máxima = comportamentos auto-gerados

11 TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL 5. Avaliação: - verificação de consecução dos comportamentos desejados - comportamento = produto final - diretamente ligada aos objetivos de ensino (etapas) probabilidades de ocorrência do comportamento 6. Ensino Programado: - individualização e seqüenciamento : diferentes ritmos de aprendizagem, objetivos, métodos, materiais de estudo, nível exigido; - conjunto de atividades em pequenos passos - progresso => erros é comportamento indesejado (não faz parte da aprend.)

12 EXERCÍCIOS Dadas as características da teoria comportamental sobre a aprendizagem e o ensino, responda: 1. Quais aspectos estão em foco na avaliação: o conteúdo, o percurso de aprendizagem do aluno, o material didático ou as estratégias utilizadas pelo professor? Ou todas elas? 2. Justifique a sua resposta. 3. Qual tipo de avaliação está presente nesta abordagem: a) Avaliação diagnóstica (avaliar conhecimentos prévios para determinar o planejamento em continuidade ao conteúdo apresentado pelo aluno) b)Avaliação contínua (durante o processo para adaptar a condução do ensino – planejamento e execução – a fim de possibilitar um (re)arranjo das contingências de reforço para as próximas aprendizagens c) Avaliação final (para verificar se os comportamentos finais foram aprendidos pelos alunos) 4. Justifique sua resposta.


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