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RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APRENDER MATEMÁTICA BRINCANDO E COM PRAZER Vanessa Fernandes Lopes, Graduando em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-árido. Sara Nayara Maia, (90cm largura x 120cm comprimento – Manter as cores do modelo padrão deste banner) INTRODUÇÃO METODOLOGIA O presente texto apresenta alguns aspectos, de certo modo parciais, do projeto de pesquisa em desenvolvimento PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação a docência) no polo da UFERSA em Caraúbas. O objetivo principal nesta pesquisa consiste em discutir o papel do jogo, no ensino da matemática, pois a mesma é uma das matérias escolares que se têm mais tabus nos dia de hoje, que é uma disciplina muito temida, motivo de pânico entre alunos. A mesma se distingue de outras disciplinas por alguns aspectos, que talvez a tornem mais difícil. Para que um aluno possa compreender um assunto de matemática é necessário de muita atenção e concentração, além disso, é uma matéria de sequência o que você aprende hoje vai ser útil para compreensão de outro conteúdo, o que não é muito fácil. Por esses motivos é preciso aulas interessantes que desafiem a inteligência dos alunos e agucem sua curiosidade. Sabe-se que, jogos e competições sempre despertaram interesse ao ser humano seja por esporte , diversão ou prazer, Sendo assim podendo utilizar o jogo em sala de aula tornará mais fácil prender a atenção do aluno e fazer com que ele aprenda de forma prazerosa. A fim de testar essas teorias, observamos as às turmas do 7º ano “A e B” da Escola Municipal Josué de Oliveira em que o professor de matemática utilizou os jogos para ensinar, e podemos observar o resultado dessa experiência de ensino neste artigo. RESULTADOS E DISCUSSÃO A matemática na ideia do aluno: A matemática é uma das matérias que mas reprova o aluno. A justificativa que mais se dá e que a “matemática é difícil”, normalmente essa ideia é bem aceita por todos, assim vai se formando um conceito já preestabelecido, então o aluno já compreende que a matéria de matemática é ruim e a rejeita. Hoje para quebra este conceito alguns professores procuram meios de prender a atenção do aluno em sua aula com aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador. [03]O fracasso do ensino de Matemática E as dificuldades que os alunos Apresentam em relação a essa Disciplina não é fato novo, Pois vários educadores já Elencaram elementos que Contribuem para que o Ensino da Matemática seja Assinalado mais por fracassos Do que por sucesso. (VITTI, 1996, p.13) Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão o entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática. Matemática não é só fazer contas de multiplicar Um dos principais frutos do estudo da Matemática é a capacidade de raciocínio lógico; e esta capacidade é necessária para todos nós. O projeto PIBID nos dá a oportunidade de presenciar a utilização do jogo na sala de aula e o seus resultados, mudando esse conceito distorcido que o aluno cria da matemática, como matéria difícil e deixando de ser a matéria detestada pelo aluno. OBJETIVOS O objetivo principal nesta artigo consiste em discutir o papel do jogo, no ensino da matemática. através da observação das turmas do 7º Ano “A e B” no qual o professor utilizou o jogo como principal fonte de material didático em uma aula. Assim buscando com o jogo quebrar antigos tabus de que a matéria matemática é ruim e é difícil de se aprender, como o jogo transforma a mesma em algo prazeroso de se aprende e de ensinar, tanto para o aluno quanto para o professor, sendo assim criando um novo conceito do ensino de matemática, e passando de matéria rejeitada pelos alunos a uma fonte de conhecimento de maneira divertida e de interação entre colegas de classe e seus professores. CONCLUSÃO QUEBRANDO O MEDO DA MATEMÁTICA Através do projeto PIBID, tivemos a oportunidade de acompanha à sala do 7ºano “A e B” da Escola Municipal Professor Josué de Oliveira, na cidade de Caraúbas, juntamente com o professor de matemática Ezenildo no dia 21/03/2012. Como mostra a foto [01] Onde foi levado um jogo para a aula que trabalhava os números e os tipos de contas, como soma, dividi multiplicar, com isso podemos perceber que os alunos ficaram felizes em aprender e participar da aula de matemática e também que o jogo ajudou no desenvolvimento escolar e humano de cada aluno por participarem de uma atividade em grupo, e foi percebido ainda que os 7º anos eram considerados turmas difíceis de ensinar ( popularmente bagunceiras) mais com esse estilo de aula todos os alunos participaram bem, conseguiram aprender algum tipo de conhecimento matemático e houve uma melhor interação entre aluno e professor, sendo assim fica bem claro que o jogo é uma ótima ferramenta de ensino além de ser uma atividade prazerosa; Assim Podemos concluir dizendo que se pode aprender matemática brincando. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [03] VITTI, Catarina Maria. Matemática com prazer. São Paulo: UNIMEP, 1996


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