A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Interação com o Mundo Natural Ciências da Natureza III 30/05/12 O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

2 Qual a função e importância da experimentação no ensino de Ciências?
A experimentação serve para “comprovar a teoria”, revelando a visão tradicional de ciência. As atividades experimentais podem “facilitar a compreensão do conteúdo”. As aulas práticas ajudam a “despertar a curiosidade” ou o “interesse pelo estudo” nos alunos.

3 Então, qual a função do experimento?!?!?!?
a teoria serve para organizar os fatos e a função do experimento seria adaptar a teoria à realidade”. Sendo assim, como ensinar Ciências através da investigação e da experimentação de forma a alcançar esse objetivo?

4 Níveis de Envolvimento
Nível A: relação fraca um primeiro contato tipo demonstrativo grande número de alunos experimentos interessantes despertar a atenção do aluno para a ciência.

5 Níveis de Envolvimento
Nível B: interação média ele já manipula o equipamento colhe dados e analisa atividade mais demorada exige mais dedicação por parte do aluno maior oportunidade de perceber a relação entre a teoria e a realidade, via experimento.

6 Níveis de Envolvimento
Nível C: relação mais intensa o aluno constrói equipamentos e modelos realiza experimentos mais elaborados e as vezes sofisticados repassa para os seus colegas a sua experiência e o que aprendeu sobre experimentação.

7 É possível implementar essa proposta no ensino fundamental?
começar no nível A e à medida que houvesse um maior amadurecimento dos alunos, gradualmente levá-los a atingir níveis mais interiores. de A para C deve haver, naturalmente, uma diminuição do número de alunos envolvidos. deve haver, por parte do professor, preocupação em verificar se o aluno de fato estabeleceu coordenações e relações conceituais e causais.

8 Vamos ao planejamento? Vimos que a principal função das aulas práticas é, a partir da teoria e dos conhecimentos anteriores, ampliar o conhecimento do aluno sobre os fenômenos naturais e fazer com que ele as relacione com sua maneira de ver o mundo, ou seja, a função do experimento seria adaptar a teoria à realidade.

9 Quais são esses objetivos?
Para planejarmos uma aula prática devemos primeiro refletir sobre quais objetivos queremos alcançar. Quais são esses objetivos? Desenvolver habilidades científicas estimular a postura ativa e participante Promover o espírito de cooperação e solidariedade Conscientizar, por meio das suas próprias explicações sobre como operaram com o material Domínio da aplicação do método científico

10 É importante que se procure:
ensinar a pensar construir alternativas desenvolver a inteligência Permitir que o aluno transforme o pensamento em ação e a ação em movimento.

11 E o nosso modelo? Só pra lembrar:


Carregar ppt "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google