A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORIGEM DO CONHECIMENTO o era dominado pela natureza e temia os fenômenos naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORIGEM DO CONHECIMENTO o era dominado pela natureza e temia os fenômenos naturais."— Transcrição da apresentação:

1

2 A ORIGEM DO CONHECIMENTO

3 o era dominado pela natureza e temia os fenômenos naturais

4 Como não conhecia a da força da natureza, passou a histórias para justificá-las histórias para justificá-las.

5 Bastam algumas relações entre e para estabelecer sua validade.

6 causa efeito X

7 A formamitológica corresponde à primeira maneira de explicar fenômenos naturais entre os antigos A forma mitológica corresponde à primeira maneira de explicar fenômenos naturais entre os antigos.

8

9

10

11 RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

12

13

14

15

16

17

18 aborda um aspecto particular da realidade, mas se interessa por

19

20

21

22 RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

23 RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

24

25

26

27

28

29 É uma conquista recente da humanidade; surgiu no século XVIII com Galileu Galilei ( ) A ciência moderna nasce com a determinação de um objeto específico de investigação e com o método pelo qual se fará o controle desse conhecimento

30

31

32 As conclusões podem ser verificadas por qualquer outro membro da comunidade científica, Fonte: RAMPAZZO, L. Metodologia Científica São Paulo: Ed. Loyola. 139p. pois a racionalidade desse conhecimento procura despojar-se do emotivo, tornando-o impessoal, na medida do possível

33

34 Para ser precisa e objetiva a ciência dispõe de uma linguagem rigorosa, com conceitos definidos de modo a evitar ambigüidades; essa linguagem torna-se mais precisa na medida em que utiliza a matemática para transformar as qualidades em quantidades

35 A ciência moderna se fundamenta na observação e na experimentação; é importante o uso de instrumentos, o que torna a ciência mais rigorosa, precisa e objetiva, já que seu uso permite ao cientista ultrapassar a percepção imediata e subjetiva da realidade e fazer uma verificação objetiva dos fenômenos

36

37

38

39 RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

40 LUNGARZO, C. O que é ciência (4a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

41

42 O conhecimento científico é organizado. O cientista tenta construir sistemas de conhecimento, embora seus anseios nem sempre possam ser coroados pelo sucesso.

43

44

45

46

47

48

49

50 SISTEMATIZAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO Conhecimento científico = tradicionalmente entendido como uma espécie do conhecimento proveniente de um processo (), cujas características principais são: Conhecimento científico = tradicionalmente entendido como uma espécie do conhecimento proveniente de um processo ( método ), cujas características principais são: Alejandro Knaesel Arrabal. Teoria e Prática da Pesquisa Científica – 2ª ed ASPECTOS GERAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO INTENCIONALIDADE INTENCIONALIDADE BUSCA DA VERDADE BUSCA DA VERDADE

51 LUNGARZO, C. O que é ciência (4 a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

52

53

54

55 Nas Ciências FACTUAIS o apoio último para qualquer afirmação é a experiência. Em algumas ciências factuais não é possível a experimentação (por ex., nem sempre pode-se reproduzir os fenômenos da natureza).

56

57 As Ciências (ou Abstratas) lidam com coisas que não são concretas. Trabalham sobre a do conhecimento e não sobre o Os objetos com os quais trabalham não são entidades do mundo real, que possamos perceber por meio dos sentidos. Elas não trabalham com fatos (por isso não são factuais), trabalham com idéias.

58 LUNGARZO, C. O que é ciência (4 a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

59

60

61

62

63

64 O cientista natural ou o das ciências humanas também usa a dedução, mas esse não é seu único método. Ele emprega também a analogia, a observação, a experimentação, a estatística, a indução e muitas técnicas especiais.

65


Carregar ppt "A ORIGEM DO CONHECIMENTO o era dominado pela natureza e temia os fenômenos naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google