A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade"— Transcrição da apresentação:

1 violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
violência trabalho cultura religião educação política modernidade necessidades consumo genetica status casamento opinião pública medo democracia relações sociais conflitos prestigio governo juventude economia privacidade moral racismo tecnologia globalização moda S O C I O L O G I A

2 SOCIOLOGIA Sociologia é a Ciência que estuda as estruturas sociais, o comportamento social e as variações das sociedades, suas formas e seus fatores. A Sociologia é o estudo das relações sociais. Os principais objetivos da Sociologia: “Desnaturalização” dos fatos; O despertar da “imaginação sociológica”.

3 Utilizando a Imaginação Sociológica
A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos.... Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem freqüentemente uma consciência falsa de suas posições sociais”

4 Auguste Comte Auguste Comte ( ) adotou o termo Positivismo para designar uma filosofia que adotava o método científico e as ciências naturais como modelo explicativo único para a compreensão dos fenômenos tanto naturais como sociais.

5 Auguste Comte O princípio básico do pensamento comtiano é a renúncia a toda metafísica, isto é, a todo conhecimento que não possa ser imediatamente controlado pelos sentidos. Positivo é sinônimo de útil, certo e preciso. Comte estabeleceu a lei dos três estados para explicar a evolução da humanidade:

6 Auguste Comte Estado Teológico: Religião
Estado Metafísico: Filosofia/especulação/abstrato Estado Positivo: Ciência/dados/fatos/concreto Esses estados tenderiam a suplantar-se, chegando ao estado Positivo.

7 Émile Durkheim Émile Durkheim (1858-1917)
A sociologia como a ciência dos fatos sociais e de suas leis. Holismo: que prioriza o grupo. A sociedade se sobrepõe ao indivíduo.

8 Émile Durkheim Fato Social: é toda maneira de atuar, suscetível de exercer sobre os indivíduos uma coerção exterior: É exterior à consciências individuais; Exerce coerção sobre os indivíduos; Apresenta generalidade no meio do grupo.

9 Max Weber Max Weber ( ) Sociologia como uma ciência que se propõe compreender por interpretação a ação social e, por esse meio, explicar causalmente o seu desenvolvimento e os seus efeitos. Teoria individualista: o indivíduo se sobrepõe a sociedade.

10 Max Weber Ação social é a conduta humana à qual o agente atribui significado subjetivo, ou seja, tem um significado para ele próprio. Esse comportamento está orientado para a interação, isto é, para a relação com o outro, por isso é social.

11 Max Weber Tipos Ideais:
Padrões que servirão de referência para o pesquisador educar e classificar os casos específico que esteja investigando. 1- Ação tradicional; 2- Ação afetiva; 3- Ação racional com relação a um valor; 4- Ação racional em relação a um objetivo.

12 Max Weber A sociedade moderna é dominada por um processo fundamental: a racionalização.

13 Karl Marx Karl Marx ( ) Materialismo Histórico, trata-se de um instrumento teórico que pretende os fornecer elementos para uma análise das diferentes sociedade ao longo da história, procurando investigar e compreender suas estruturas, suas leis de funcionamento e seu desenvolvimento, tendo por base dois princípios:

14 Karl Marx 1º O desenvolvimento econômico e suas transformações dos modos de produção como principal causa e força motriz dos acontecimentos históricos;

15 Karl Marx 2º A conseqüente divisão da sociedade em classes distintas e a inerente luta contra elas.

16 Karl Marx Capitalismo:
É o modo de produção em que o capital é o principal meio de produção.

17 Karl Marx Suas principais características são:

18 Karl Marx A concentração e o controle dos meios de produção econômica (isto é, o capital) pertencem a proprietários privados (e não ao governo);

19 Karl Marx O trabalho é feito por trabalhadores livres, que vendem a sua força de trabalho;

20 Karl Marx Os recursos e as riquezas são adquiridos através de operações de livre mercado;

21 Karl Marx Aumentar cada vez mais os lucros é o principal objetivo e incentivo da produção;

22 Karl Marx Principais classes na linguagem marxista: burguesia e proletariado.

23 Karl Marx - Sociologia “A história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes”.


Carregar ppt "violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google