A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES MAX WEBER (1864-1920) (A Sociologia da Compreensão) A economia e a esfera de vida. A sociologia da religião. Os tipos ideais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES MAX WEBER (1864-1920) (A Sociologia da Compreensão) A economia e a esfera de vida. A sociologia da religião. Os tipos ideais."— Transcrição da apresentação:

1 ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES MAX WEBER ( ) (A Sociologia da Compreensão) A economia e a esfera de vida. A sociologia da religião. Os tipos ideais de ação. A teoria da dominação.

2 KARL MARX ( ) (A Sociedade como Luta de Classes) O materialismo histórico e a exploração do homem. A Classe Social como categoria histórica. O valor da mercadoria e a mais-valia. A alienação e a coisificação do homem. As razões do fracasso do marxismo.

3 ÉMILE DURKHEIM ( ) (A Ordem e o Progresso) Os fatos sociais e seu método. A Anomia é o mal social. A divisão do trabalho e a solidariedade. A sociedade e o imperativo moral. A visão durkhamiana da educação.

4 MARX E A EXPLORAÇÃO DO CAPITAL ( O Mundo precisa ser virado ao avesso) 1. A revolução : esgotamento do capitalismo. 2. Não só era possível como inevitável. 3. A exploração e a mais-valia. 4. A alienação, a coisificação, a conscientização e desalienação do trabalhador. 5. As conquistas trabalhistas: participação nos lucros, melhores salários, estabilidade, planos de assistência previdenciária, educacional, etc. 6. O aburguesamento do trabalhador. 7. A social democracia.

5 WEBER E A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (A Reforma protestante e o Capitalismo) 1. A ética do trabalho como vontade de Deus e o caminho para a salvação. 2. A teoria da graça e da predestinação. 3. Abominação da preguiça e da ociosidade. 4. O catolicismo e o pecado da usura. 5. O trabalho como degradação humana. 6. Visões opostas formatando o mundo. 7. O capitalismo como espírito da reforma.

6 DURKHEIM E A ORDEM SOCIAL (A divisão do trabalho cura a anomia) 1. Intimamente ligado aos aspectos morais. 2. O Fato Social e o dualismo moral. 3. O cidadão voltado ao interesse coletivo. 4. A construção da consciência social. 5. Fuga ao individualismo. 6. Igualitarismo social/desigualdade material. 7. A construção da solidariedade. 8. O culto às tradições, aos valores éticos e morais.

7 DURKHEIM E AS INSTITUIÇÕES Educação é para construir consciência social, superar a si mesmo(Socializar). É algo moralizador e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso.

8 COESÃO, SOLIDARIEDADE E CONSCIÊNCIA Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregação social? A solidariedade (social), divisão do trabalho (social) e consciência (social). Quer dizer, fora do social/coletivo não somos nada. - O caso das meninas AMALA e KAMALA.

9 Dois tipos de Consciência: a) Individual/pessoal: (fácil de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: é a dos grupos que fazemos parte (religião, família, escolas/universidades, tradições nacionais/regionais/locais, profissões, partidos, organizações sociais diversas, etc.).

10 Aí entra a SOLIDARIEDADE... A divisão do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profissão/tarefa social) é crescente no mundo contemporâneo. Isso faz com que consciência individual prevaleça sobre a consciência social. Daí a impressão de desagregação e confusão social. O individualismo...

11 O CORPO COLETIVO: O ORGANISMO Mas, por outro lado, cria uma grande interdependência entre os homens – as partes individuais. Ninguém vive sem o outro, são dessemelhantes que se completam – formando o todo social ou coletivo.

12 A DIVISÃO DO TRABALHO A divisão do trabalho social ocorre em todas as áreas, criando esta interdependência e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a)Mecânica: o indivíduo segue o coletivo. b)Orgânica: divisão das funções ou trabalho.

13 O CORPORATIVISMO O futuro será de uma sociedade baseada nas profissões, mas solidária e coesa. E a política, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. Isso envolve riscos...


Carregar ppt "ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES MAX WEBER (1864-1920) (A Sociologia da Compreensão) A economia e a esfera de vida. A sociologia da religião. Os tipos ideais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google