A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,"— Transcrição da apresentação:

1 UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados, em sociologia, durante este semestre. Acredite em seu professor e aprofunde os temas aqui destacados pois eles estarão presentes na prova que você irá realizar no dia 15 de julho. Treine ainda produzir pequenos textos sobre os temas mais centrais dos pensadores clássicos da Sociologia, tais como: A EDUCAÇÃO NA VISÃO DE DURKHEIM, RAZÕES DO fracasso do marxismo, a ÉTICA PROSTESTANTE E O CAPITALISMO E OUTROS TEMAS.

2 MARX E O FRACASSO DA REVOLUÇÃO
Revolução : esgotamento do capitalismo. Não só possível como inevitável. A exploração e a mais-valia. A conscientização e a desalienação. As conquistas trabalhistas: participação nos lucros, melhores salários, estabilidade, planos de assistência previdenciária, educacional, etc. O aburguesamento do trabalhador. A social democracia.

3 WEBER E A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
A ética do trabalho como vontade de Deus e o caminho para a salvação. A teoria da graça e da predestinação. Abominação da preguiça e da ociosidade. O catolicismo e o pecado da usura. O trabalho como degradação humana. Visões opostas formatando o mundo. O capitalismo como espírito da reforma.

4 DURKHEIM E A EDUCAÇÃO Intimamente ligada aos aspectos morais. O cidadão voltado ao interesse coletivo. A construção da consciência social. Fuga ao individualismo . igualitarismo social/desigualdade material. A construção da solidariedade. A revivificação: culto às tradições , aos valores éticos e morais.

5 MAX WEBER( ): As religiões nascem de um ato sobrenatural, mas com o decorrer do tempo tendem a criar um corpo sacerdotal e burocrático e se afastam, muitas vezes, dos princípios espirituais que lhes deram origem. A reforma protestante, ao fundamentar seus princípios numa ética ligada ao trabalho como caminho da salvação se afastou dos dogmas da igreja católica e sua condenação a usura. Esta base racional pregada pelo protestantismo foi a base de profundas transformações econômicas e estruturais do mundo moderno.

6 MAX WEBER A tendência do mundo ocidental é a do estabelecimento da dominação com base no racional-legal, ou seja, o império das leis. Toda conduta que interfere consigo próprio e com os outros é denominada por Weber de Ação Social. Ao contrário de Marx e seu foco central na economia, Weber procurava ver na sociedade estudada qual esfera de vida que predominava (status).

7 ÉMILE DURKHEIM ( ) Os fatos sociais devem ser vistos como coisas e analisadas, ao modo das ciências naturais, de fora para dentro, com base em observações neutras e sistematizadas. Para Durkheim a sociedade é um feixe de forças que agem sobre o indivíduo arrastando-o para o coletivo. A educação visa, dentre outras coisas, fazer despertar uma consciência social, pois fora do coletivo nada somos.

8 ÉMILE DURKHEIM A divisão do trabalho, ao invés de causar uma visão individualista e fragmentária, daria lugar a uma interdependência entre as pessoas e ao surgimento do sentimento de solidariedade social. A solidariedade ,segundo Durkheim, pode ser de dois tipos: a mecânica mais natural dos grupos primitivos e a orgânica onde as diferenças unem os indivíduos pelas necessidades comuns. A base de toda sociedade é o fato moral que se impões sobre as pessoas como o imperativo moral de Immanuel Kant, ou seja, de modo coercitivo, geral e externo ao ser humano.

9 KARL MARX ( ) O valor de uma mercadoria só pode ser a quantidade de trabalho para produzir o bem, e a mais-valia é justamente a diferença entre o tempo necessário à produção da mercadoria e o preço pago a menos por ela. A mais-valia pode ser de dois tipos: a absoluta que consiste na exploração direta sobre o trabalhador e a relativa que, mantendo a jornada de trabalho e o salário, aumenta a produção pelo emprego de tecnologia moderna. As invenções propiciadas pelo avanço da ciência, ao invés de melhorar a vida do homem, serviram à sua exploração.

10 KARL MARX Cada um produza de acordo com sua capacidade e receba de acordo com sua necessidade (Saint-Símon). O Manifesto Comunista lançado em e o Capital que teve sua publicação iniciada em 1867 são as obras mais conhecidas de Marx, embora seu acervo seja vastíssimo. A Classe Dominante exerce a alienação sobre o trabalhador que não se vê como o verdadeiro produtor das riquezas.


Carregar ppt "UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google