A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Émile Durkheim Os fatos sociais. Nasceu em 1858 na Alsácia e morreu em 1917. Foi um dos primeiros professores de sociologia na França, quando foi transferido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Émile Durkheim Os fatos sociais. Nasceu em 1858 na Alsácia e morreu em 1917. Foi um dos primeiros professores de sociologia na França, quando foi transferido."— Transcrição da apresentação:

1 Émile Durkheim Os fatos sociais

2 Nasceu em 1858 na Alsácia e morreu em Foi um dos primeiros professores de sociologia na França, quando foi transferido para Sorbone, em Trabalhou com seu sobrinho Marcel Mauss, dando origem à escola sociológica francesa. PRICIPAIS OBRAS -As regras do método sociológico; -O suicídio; -Formas elementares da vida religiosa; -Educação e sociologia e -Sociologia e Filosofia Coerção social Os indivíduos são conduzidos a obedecer as regras sociais, independente da sua escolha. Existe sansões legais e espontâneas. Os fatos sociais são sempre exteriores aos indivíduos. Quando nascemos já encontramos as regras sociais. O fato social é geral. Ocorre diante da maioria dos indivíduos em qualquer sociedade, tem natureza coletiva.

3 Para que exista o fato social, é necessário que vários indivíduos compartilhem de uma forma coletiva de agir e de pensar; Essa forma coletiva não depende dos pensamentos ou das ações de um indivíduo, pois é externa a ele. A coesão social e a tendência dos indivíduos associarem-se depende de algo que lhes é comum e que os aproxima e os identifica como parte de um todo maior. Quando um indivíduo não compartilha da consciência coletiva está em ANOMIA SOCIAL.

4 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS: -O fato social é objetivo, isento de achismos ou da subjetividade dos observadores. É quase uma coisa a que se pode observar e dimensionar. - São fatos sociais, por exemplo, o suicídio e o crime. -A sociologia não apenas explica a sociedade, mas também auxilia na resolução de seus problemas. -O objetivo máximo da sociedade é promover a harmonia social. - Quando acontece algo que põe em risco a harmonia social, estamos diante de um organismo doente, fora da normalidade. - Há formas padronizadas de comportamento e conduta que Durkheim chamou de CONSCIÊNCIA COLETIVA. Esta espalhada por toda a sociedade (tipo psíquico da sociedade) Fornece os parâmetros para o comportamento moral

5 A educação formal e informal é essencial para a integração dos indivíduos à sociedade; Certos sentimentos que eram considerados inatos ao homem (como o amor filial) Durkheim considerou como manifestação social não encontrada em todas as sociedades. Só é sentimento inato se for encontrado em todas as sociedades.

6 Predomina nas sociedades pré-capitalistas Submetidos pela família, religião e tradição, os indivíduos estão dependentes da consciência coletiva Os indivíduos são autônomos em relação à divisão social do trabalho

7 É típica das sociedades capitalistas, na qual ocorre a acelerada divisão social do trabalho. Os indivíduos são mais interdependentes, gerando união social no lugar dos costumes. A consciência coletiva se afrouxa, há maior especialização e autonomia pessoal.

8 O aborto pode ser considerado um fato social? O aborto seria normal ou patológico, como manifestação de um fato social? O desemprego seria um fato social? Em que medida o desemprego reflete a solidariedade orgânica ? Crianças abandonadas seria um aspecto mórbido da solidariedade mecânica ou orgânica?


Carregar ppt "Émile Durkheim Os fatos sociais. Nasceu em 1858 na Alsácia e morreu em 1917. Foi um dos primeiros professores de sociologia na França, quando foi transferido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google