A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª: Gabrielle Bertolli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª: Gabrielle Bertolli"— Transcrição da apresentação:

1 Profª: Gabrielle Bertolli
Sociologia Profª: Gabrielle Bertolli

2 Emile Durkheim ( )

3 Até que ponto nossas maneiras de agir e pensar são puramente individuais?

4 Regras Sociais Normas de Conduta e pensamento. Formas de agir – valores morais, crenças, normas e doutrinas passados ao indivíduo.

5 Fato Social Relacionados a processos culturais, hábitos e costumes coletivos de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Tais elementos além de conferir uma identidade e uma consciência coletivo ao grupo social, serve de controle e limites ás atividades individuais que, em princípio não devem causar desarmonia ao corpo social.

6 Coercitividade Condiciona as pessoas a seguirem regras e normas da sociedade independente da vontade ou escolha do indivíduo. Através da educação, aceitamos como válidas as maneiras de agir e pensar de nosso grupo, conformando-nos com elas, por isso muitas vezes não sentimos a coerção, mas isso não significa que ela deixe de existir.

7 Repreensões Ato infracional. (Crime) Rejeição social.
Exemplo de Durkheim:

8 Exterioridade Maneiras de agir, pensar e sentir comum a uma média dos membros de uma dada sociedade. Passada de geração para geração. Ao nascermos, as normas e regras já existem na sociedade atuando de forma coercitiva sobre os indivíduos condicionando valores, costumes, etc...

9 Generalidade Se manifestam através da maneira coletiva ou estado comum a um grupo. Nas sociedades antigas, a generalidade é vista com maior clareza devido a homogeneidade de seus grupos componentes ( a consciência coletiva, dominara consciência individual). Nas sociedades modernas faz com que estas sociedades congreguem grupos que, sob determinados aspectos, possuem caracteres distintivos.

10 FATO SOCIAL “ É um fato social toda a maneira de fazer, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior”, ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” (Durkheim 1996:12)

11 Referências. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 4.ed. São Paulo, Nacional,1996. LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral 6.ed. São Paulo, Atlas, 1990. OLIVEIRA, Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 2000, p. 13.


Carregar ppt "Profª: Gabrielle Bertolli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google