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A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci

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Apresentação em tema: "A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci"— Transcrição da apresentação:

1 A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS * Antônio gramsci * KARL MARX * DURKHEIM * MAX WEBER

2 “Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia. não é vida. Por isso odeio os indiferentes.” ANTÔNIO GRAMSCI ( )

3 A MENTE ANTES DO PODER A Força
Hegemonia significa, para Gramsci, a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. A Força A força é exercida pelas instituições políticas e jurídicas e pelo controle do aparato policial-militar.

4 O Consenso O consenso diz respeito sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. Segundo Gramsci, "toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica", isto é, de aprendizado.

5 A Educação das Classes Dominantes
Usando destes controles, a força e o consenso, as classes dominantes "educam" os dominados para que estes vivam em submissão às primeiras. Isto passa a ser visto como algo natural e conveniente, inibindo assim sua potencialidade revolucionária.

6 O PODER das classes dominantes (Estado) sobre o proletariado não reside simplesmente no controle dos aparatos repressivos do Estado. Este poder é garantido fundamentalmente pela "hegemonia" cultural que as classes dominantes logram exercer sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação.

7 “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem
“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.” KARL MARX ( )

8 O modo capitalista de produção

9 Marx produziu um método radicalmente novo de analisar o mundo e a sociedade: o chamado materialismo histórico e dialético. Diz Marx que a história humana é uma história da luta entre classes sociais exploradas (maioria) e exploradoras (minoria), ou seja, um conflito permanente – e não um “todo coeso” como dizia Durkheim. Tudo gira em torno da questão econômica (a infra-estrutura) e tem sua origem na propriedade privada. A educação, bem como a moral, a política, a religião, o direito, o Estado formam a super-estrutura.

10 PRINCÍPIOS MARXISTAS PARA A EDUCAÇÃO
PRINCÍPIOS MARXISTAS PARA A EDUCAÇÃO *a EDUCAÇÃO COMO A POLÍTICA É PARA TRANSFORMAR O MUNDO *Não busca apenas o desenvolvimento individual *ênfase no político e no social duas faces ou tipos de educação para marx: 1. Negativa: crítica do modelo dominador e alienador. 2. POSItiva: TENTAR IMPOR UMA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. A RAZÃO HUMANA ILUMINISTA É NEUTRA. A RAZÃO HUMANA MARXISTA É ENGAJADA. Uma cultura para a emancipação: um novo contrato social.

11 “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.” Émile Durkheim ( )

12 DURKHEIM E A EDUCAÇÃO Educação é para construir consciência social, “superar a si mesmo” (Socializar). É algo “moralizador” e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso. O FIM SEMPRE GIRA EM TORNO DA COESÃO SOCIAL

13 PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DURKHAMIANA
PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DURKHAMIANA * Intimamente ligada aos aspectos morais *cidadão voltado ao interesse coletivo *Visa a construção da consciência social *Fuga ao individualismo EGOÍSTA *Maior igualitarismo social (CONSCIÊNCIA COLETIVA) *Desigualdade material mantida *A construção da solidariedade *O culto às tradições E À CULTURA *A CONSERVAÇÃO dos valores éticos e morais

14 “A tarefa do professor é servir aos(as) alunos(as) com o seu conhecimento e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.” Max Weber ( )

15 *A AÇÃO SOCIAL: é toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo. Exemplos: moda, consumo, mercado, política, religião, crime, trabalho, etc. *A SOCIOLOGIA DEVE LEVAR EM CONTA: Compreender a ação social dos seres humanos individualmente. As motivações do indivíduo no agir social. - Não fazer julgamento de valor sobre as ações humanas.

16 o agir social insere o homem na sociedade, através das relações sociais. em Weber, relação social seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade. como as relações sociais se mantêm? Resposta de Weber: por conta da dominação ou produção de legitimidade – submissão de um grupo a um “mandato”, aceitação de uma “autoridade” (alguém que “representa” o coletivo). Aí, então, entra a questão do “poder”.

17 PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER:
PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER: * SOFRE INFLUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL E DAS INSTITUIÇÕES * O HOMEM É RACIONAL: POSSUI ALGUMA AUTONOMIA * A AÇÃO SOCIAL FAZ O CIDADÃO *AS RELAÇÕES SOCIAIS SÃO BASEADAS NA DOMINAÇÃO * A EDUCAÇÃO REFLETE OS PAPÉIS DE DOMINAÇÃO: . DOMINAÇÃO TRADICIONAL: EDUCAÇÃO FORMATIVA . DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: EDUCAÇÃO CARISMÁTICA . EDUCAÇÃO RACIONAL-LEGAL: EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA


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