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TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (pois é previsto idealmente.

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1 TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (pois é previsto idealmente antes de sua execução).?! Portanto, somente o trabalho humano é viabilizado pela razão e pelas diversas emoções estritamente humanas. ?! Ontologicamente, então, o trabalho constitui o ser humano enquanto tal: por meio dele a humanidade cria e recria o mundo em que vive, isto é, produz a sua vida socialmente e, portanto, individualmente. 1

2 TRABALHO: SENTIDO ECONÔMICO O trabalho produz e reproduz as condições materiais e culturais (em sentido amplo) da existência humana, mas produz e reproduz sempre no âmbito da história. Assim, assume o sentido de meio de vida, garantindo a sobrevivência da espécie humana. No modo de produção capitalista, a sociedade é dividida em proprietários de meios de produção (terra, fábricas, dinheiro) e os que não possuem esses meios (proletarios). A maioria das pessoas tem como propriedade apenas a sua capacidade física e mental – sua força de trabalho – que deve ser colocada à venda e comprada, no mercado, como uma mercadoria. 2

3 TRABALHO : SENTIDO SOCIAL A divisão social do trabalho corresponde à divisão da propriedade, da riqueza e do poder (classes sociais e suas subdivisões). Isto determina diferentes experiências sociais e individuais no mundo do trabalho: Sou proprietário de meios de produção, você não é; Eu vendo força de trabalho, você compra; Eu determino e controlo o que se faz porque posso comprar a força de trabalho, os outros cumprem ordens. 3

4 TRABALHO – SENTIDO POLÍTICO-IDEOLÓGICO A divisão social do trabalho no modo capitalista de produção exige: (a) um sistema político e jurídico que o imponha coercitivamente e (b) um sistema ideológico que faça com que a sociedade o veja como uma coisa natural, isto é, que o transforme na ordem natural das coisas, algo proveniente de uma natureza humana imutável e a-histórica. Em outras palavras: as lutas e as contradições sociais são decididas no âmbito da política e reguladas juridicamente. 4


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