A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO. Quem é o empreendedor? Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer, ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO. Quem é o empreendedor? Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer, ou."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO

2 Quem é o empreendedor? Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer, ou seja, os empreendedores. O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização (Dornelas, 2001)

3 Empreendedor Definição: "Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. (Fillon –1991)

4 "Na Visão da Cadeira...Exemplos de Empreendedorismo" Um indivíduo que cria uma Empresa, qualquer que seja; Uma pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer marketing de seus produtores/serviços agregando novos valores; Um empregado que introduz inovações em uma Organização, provocando surgimento de valores adicionais; O pesquisador que gera novos conhecimentos que agregam valor aos já existentes. "Não consideraremos empreendedor quem adquire uma empresa e não introduza qualquer inovação, apenas gerencie o empreendimento".

5 Segundo Fillon existem 2 tipos de empreendedores: Voluntários: possuem dentro de si a motivação intrínseca para empreender; Involuntário: aqueles que por contingência são forçados a se tornarem empreendedores. Exemplo: imigrantes, desempregados etc...

6 Empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época/local) Ambiente em que ser empreendedor é visto como positivo (vide U.S.A.)... Alta motivação criar seu próprio negócio Local...Existem cidades/regiões/ países que preservam e incentivam a cultura empreendedora mais do que outros... Gerando mais incentivos ao empreendedorismo. Ex.: Pernambuco (Incubadoras de Empresas de Informática Gerando pólo de empreendedorismo)

7 EMPREENDEDORES QUEM SÃO ELES? EMPREENDEDORES QUEM SÃO ELES?

8

9

10

11

12

13 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ALTA BAIXA HABILIDADES GERENCIAIS E CONHECIMENTO EM NEGÓCIOS ALTA INVENTOR A grande maioria GERENTE, ADMINISTRADOR EMPREENDEDOR

14 EMPREENDEDORISMO Sobre o termo empreendedor: Séc XVI - operações militares Idade média - gerenciador de grandes projetos - castelos proprietários de terras. 1950: individuo inovador que decide colocar em pratica novas combinações de produção com novas idéias de mercado foi induzido o conceito de uma pessoa sem medo. Século XX - empreendedores - administradores.

15 Visão de Adam Smith- Alguém que visava somente produzir dinheiro. Visão de Alfred Marshall - Alguém que se aventura e assume riscos, atencioso aos mínimos detalhes, gosta de inovação e gerência de negócios.

16 O perfil do Empreendedor. Na visão dos economistas, empreendedor é aquele que combina recursos, trabalho, materiais e outros ativos para tornar seu valor maior do que antes; também é aquele que introduz mudanças, inovações e uma nova ordem.

17 EMPREENDEDORISMO ''O empreendedor é alguém dinâmico que corre riscos moderados''. David McClelland Pode ser visto, por alguns, como uma ameaça - concorrente e, por muitos, como um forte aliado.

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO. Quem é o empreendedor? Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer, ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google