A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características Empreendedoras em Contadores Empresários Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características Empreendedoras em Contadores Empresários Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Características Empreendedoras em Contadores Empresários Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009

2 2 Antecedentes Percepção da opção entre profissionais de contabilidade por empreender um negócio próprio; Percepção da opção entre profissionais de contabilidade por empreender um negócio próprio; No Brasil, profissionais da contabilidade ativos, sendo empreendimentos contábeis; No Brasil, profissionais da contabilidade ativos, sendo empreendimentos contábeis; Em Minas Gerais, profissionais ativos e organizações contábeis, sendo 586 individuais e sociedades. Em Minas Gerais, profissionais ativos e organizações contábeis, sendo 586 individuais e sociedades.

3 3 Empreendedorismo Campo de estudos/ empreender /empreendedor; Campo de estudos/ empreender /empreendedor; É uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, mantendo alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios e promover a inovação constante; É uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, mantendo alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios e promover a inovação constante; Um empreendedor continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas; Um empreendedor continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas; É uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. É uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

4 4 Histórico O termo empreendedorismo remonta à idade média; O termo empreendedorismo remonta à idade média; Século XX foi consolidada a noção do empreendedor como a pessoa que se engaja em um processo de criar algo assumir os riscos e as recompensas; Século XX foi consolidada a noção do empreendedor como a pessoa que se engaja em um processo de criar algo assumir os riscos e as recompensas; Joseph Schumpeter declara que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico; Joseph Schumpeter declara que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico; Max Weber foi um dos primeiros autores a se preocupar com o aspecto comportamental do empreendedores; Max Weber foi um dos primeiros autores a se preocupar com o aspecto comportamental do empreendedores; Década 50, foram intensificados os estudos sobre quais características do ser humano poderiam determinar uma maior propensão para a realização empreendedora; Década 50, foram intensificados os estudos sobre quais características do ser humano poderiam determinar uma maior propensão para a realização empreendedora; David McClelland elabora a Teoria das Necessidades, base do mais consistente estudo sobre as características empreendedoras já realizado. David McClelland elabora a Teoria das Necessidades, base do mais consistente estudo sobre as características empreendedoras já realizado.

5 5 Objetivo do Trabalho Identificar através de uma pesquisa com contadores empresários de Belo Horizonte quais as características empreendedoras dominantes para esta categoria.

6 6 Justificativa Pela possibilidade de esclarecer e de motivar a classe contábil a se conhecer sob a ótica empreendedora; Pela possibilidade de esclarecer e de motivar a classe contábil a se conhecer sob a ótica empreendedora; Gerar um direcionamento específico para a disciplina Empreendedorismo que pode ser ministrada na fase de graduação. Gerar um direcionamento específico para a disciplina Empreendedorismo que pode ser ministrada na fase de graduação. Aqui se produz uma valiosa informação contábil: aquela sobre a própria contabilidade. E o valor que se agrega é ao capital humano, pelo auto-conhecimento e os benefícios dele decorrentes.

7 7 Fundamentação Teórica Teoria das Necessidades, de David McClelland. Teoria das Necessidades, de David McClelland. Necessidade de afiliação; Necessidade de afiliação; Necessidade de poder; Necessidade de poder; Necessidade de realização. Necessidade de realização. Definição das características empreendedoras. Definição das características empreendedoras. David McClelland; David McClelland; Projeto desenvolvido originalmente pela UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development; Projeto desenvolvido originalmente pela UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development; Incorporado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Incorporado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Disseminado através de convênios com países em desenvolvimento, batizado de Projeto EMPRETEC. Disseminado através de convênios com países em desenvolvimento, batizado de Projeto EMPRETEC. vocação para o empreendedorismo

8 8 Características Empreendedoras

9 9 Metodologia de Pesquisa Estudo exploratório - busca aprimorar o conhecimento sobre um determinado grupo; Estudo exploratório - busca aprimorar o conhecimento sobre um determinado grupo; Através de questionário com 55 afirmativas, a serem pontuadas por uma escala de 01 a 05 (nunca até sempre) + 12 questões para levantamento de características sobre o grupo; Através de questionário com 55 afirmativas, a serem pontuadas por uma escala de 01 a 05 (nunca até sempre) + 12 questões para levantamento de características sobre o grupo; Realizada uma análise estatística simples, correlacionando os resultados com o nível de estratificação aberto na amostra; Realizada uma análise estatística simples, correlacionando os resultados com o nível de estratificação aberto na amostra; Amostra piloto com 15 contadores empresários. Amostra piloto com 15 contadores empresários.

10 10 Principais Resultados Característica dominante. Amostra completa.

11 11 Principais Resultados

12 12 Principais Resultados

13 13 Principais Resultados Características que se manifestaram em menor intensidade: Correr Riscos Calculados, em 33% dos respondentes; Persistência e Exigência de Qualidade e Eficiência, 27% dos respondentes.

14 14 Conclusões Observou-se um interessante perfil, no qual 59% dos contadores empresários apresentaram a mesma característica empreendedora como dominante, numa indicação de homogeneidade entre a categoria; Uma vez identificados alguns padrões, é possível realizar trabalhos específicos para o fortalecimento e estímulo às características entre profissionais da contabilidade; Por ser uma pesquisa piloto, não é possível generalizar os resultados, certamente sua maior limitação é o tamanho da amostra. Dados os resultados obtidos, sugerem-se novas pesquisas para ampliar o conhecimento sobre as características empreendedoras de nossos contadores.

15 15 As Autoras Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Agradecimento: Grupo Rede Integrar de Contabilistas Consultores


Carregar ppt "Características Empreendedoras em Contadores Empresários Autoras: Márcia Athayde Matias Kátia Rocha Pereira Belo Horizonte 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google