A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO: duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos. (1) (1) ROBBINS, 2004:89 DUAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO: duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos. (1) (1) ROBBINS, 2004:89 DUAS."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO: duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos. (1) (1) ROBBINS, 2004:89 DUAS CABEÇAS PENSAM MAIS DO QUE UMA

2 Grupos formais : são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas; Grupos informais : são alianças que não são estruturadas nem formalmente nem determinadas pela organização; surgem em resposta às necessidades de contato social. (1) ROBBINS, 2004:89 DUAS CABEÇAS PENSAM MAIS DO QUE UMA

3 Segurança Status Auto-estima Associação Poder Realização de Metas POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

4 Segurança: As pessoas podem diminuir a insegurança decorrente da sensação de que 'estão sós; sentem-se mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

5 Status: A inclusão em um grupo considerado importante proporciona reconhecimento e status para seus membros pelos outros. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

6 Auto-estima: Os grupos podem conferir a sensação de valor próprio. Ou seja, além de demonstrar status para as pessoas que não pertencem ao grupo, a filiação faz com que seus membros se valorizem perante os demais. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

7 Associação : Satisfação de necessidades sociais. As pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo; essas interações no trabalho são a principal fonte de atendimento das necessidades de associação. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

8 Poder: Aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

9 Realização de metas: Há tarefas que demandam mais de uma pessoa; elas requerem a combinação de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta. POR QUE AS PESSOAS SE REÚNEM EM GRUPOS?

10 Grupos menores são mais rápidos no cumprimento das tarefas; Grupos maiores são mais eficazes na resolução de um problema; Grupos heterogêneos apresentam maior desempenho que os homogêneos pois a diversidade promove o conflito, estimula a criatividade e a melhoria do processo de decisão. QUAL GRUPO

11 Decisão Individual ·Rapidez - não são necessárias reuniões ou discutir alternativas; ·Responsabilidade final - sabe-se quem tomou a decisão e quem se responderá pelos resultados; ·Consistência de valores – as pessoas são mais coerentes que os grupos. E NA HORA DE TOMAR DECISÕES

12 Em grupo ·Gera informações e conhecimentos mais completos; ·Maior diversidade de pontos de vista; ·Decisões de qualidade mais elevada - o desempenho de grupo quase sempre supera o do mais competente indivíduo; ·Aumenta a aceitação de uma decisão. E NA HORA DE TOMAR DECISÕES

13 Decisões em grupo são mais eficazes pois geram mais alternativas, criatividade e qualidade elevada. Decisões individuais são mais eficientes, gastam menos tempo e recursos. E O QUE É MELHOR? TOMAR DECISÕES INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO? DEPENDE

14 Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma EQUIPE. Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. (2) (2) GRUPOS OU EQUIPES? QUAL A DIFERENÇA?

15 São capazes de melhorar o desempenho quando a tarefa requer habilidade, julgamento e experiências múltiplos ; Facilitam a participação do trabalhador nas decisões operacionais ; Democratizam as organizações e aumentam a motivação dos funcion á rios. POR QUE O TRABALHO EM EQUIPE TEM SIDO ADOTADO PELAS EMPRESAS?

16 No grupo, a realização do trabalho depende essencialmente do indivíduo responsável por ele. Cada qual desempenha seu papel em função do resultado final. Apesar do resultado ser comum a todos, a avaliação do desempenho é individual. GRUPOS OU EQUIPES?

17 Uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) Equipes são inovadoras e competitivas. Na equipe, também há a distribuição de tarefas e cada indivíduo deve ter responsabilidades diante de uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) (3) REIS, 2005: GRUPOS OU EQUIPES?

18 O nível de comprometimento com a tarefa e com os objetivos tende a ser maior nas equipes, dada a maior oportunidade oferecida aos elementos da equipe de participarem da definição das tarefas e responsabilidades que deverão assumir, o que eleva a realização pessoal no trabalho. A equipe apresenta características que exigem esforço e persistência para serem conquistadas e desenvolvidas. EQUIPES

19 ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pearson: São Paulo, REIS, Ana Maria Viegas; TONET, Helena Corrêa; BERCKER, Luiz Carlos, Jr.; COSTA, Maria Eugênia Belczar. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: FGV, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "GRUPO: duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos. (1) (1) ROBBINS, 2004:89 DUAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google