A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento da Visão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento da Visão."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento da Visão

2 Empreendedor e empreendedorismo

3 é uma livre tradução da palavra entrepreneurship
Empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship “entrepreneur é um substantivo de empreendedor, empresário” (Baêta, 1998)

4 “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1991)

5 Os estudos de Filion De natureza exploratória; Realizado desde 1983;
Visou desenvolver um modelo estratégico para descrever a atividade do empreendedor; Baseado na prática por proprietários de “PME” comprovadamente bem sucedidas

6 “os estudos de Filion ajuda-nos a entender como se forma uma idéia de empresa e quais são os elementos que a sustentam, sendo a teoria mais difundida no Brasil, utilizada como base da metodologia do ensino de empreendedorismo” Dolabela, 1999

7 Os estudos de Filion Modelo voltado para o segundo setor da economia (iniciativa privada); Preocupação com as atividades que o empreendedor realiza que conduzem ao sucesso do empreendimento.

8 VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visões emergentes
Filion, 1991

9 Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar
Visão Emergente Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar

10 Visão Central INTERNA EXTERNA
Resultado de uma ou mais visões emergentes

11 Visões Complementares
As atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central

12 Elementos de sustentação da Visão
Relações Liderança Energia Visão de Mundo Elementos de sustentação da Visão

13 Visão de Mundo É a maneira pela qual o indivíduo vê o mundo real.
É o que é percebido como significativo, por meio de atitudes, valores e intenções.

14 É o primeiro momento de uma visão emergente
O empreendedor, ao possuir uma idéia, lança seu olhar para o futuro, objetivando identificar as imagens que irá perseguir. É o primeiro momento de uma visão emergente

15 Auto-imagem Experiências - Conceito de si
“As pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo” (Filion,1991) Auto-imagem Experiências - Conceito de si

16

17 Energia Diz respeito à quantidade e qualidade do tempo que o empreendedor estará disposto a investir à medida que desenvolve atividades na empresa.

18 “A energia despendida na criação e manutenção de relacionamentos é recompensadora, pois o empreendedor beneficiar-se-á de um fluxo constante de informações, que lhe permitirá reajustamentos continuados” Filion, 1991

19 Liderança Resulta da visão de mundo, da energia e da rede de relações, mas, paralelamente exerce influência sobre esses três elementos.

20 “Constitui-se muito mais numa característica adquirida do que natural, bipartindo-se em duas dimensões: vontade e determinação (resolução, tenacidade, motivação) e conhecimento acumulado em um dado setor (vai do conhecimento técnico até a capacidade de sensibilização e comunicação de suas idéias aos demais)” Oliveira,1996

21 A liderança é importante porque:
A qualidade de lidar com as pessoas é que influenciará a estruturação da visão inicial. É o momento da consolidação da visão emergente, o momento de lidar com a visão central de seu negócio.

22 Relações Primárias Secundárias Terciárias

23 Relações Primárias Ligadas aos familiares próximos com quem mantém vínculos: afetivos, intelectuais, esportivos... Dizem respeito ao conceito de si.

24 Relações Secundárias A partir de atividades bem definidas: clubes sociais, grupos religiosos, negócios e política.

25 Relações Terciárias São escolhidas para satisfazerem uma necessidade bem definida; Contato com a área de interesse

26 “A inter-relação desses elementos contribuirá para o desenvolvimento das visões complementares, ou seja, a aceitação do negócio pelo mercado e os riscos a que estará exposto” Filion,1991

27 Empreendedor de Negócios

28 “O empreendedor de negócios tem visão, criatividade, determinação extraordinários, e criação de processos totalmente novos...

29 Motivos que levam as pessoas a terem
seu próprio negócio Percentual Experiência anterior como empresário 54,7% Desejo de ser empresário 23,3% Negócio da família 22,1% Potencial do mercado 18,1% Estar desempregado 15,9% Disponibilidade de capital 13,5% Insatisfação no emprego: 8,3% 8,3% Fonte: SEBRAE-MG, 1997

30 Onde quero ir? Como chegarei lá? Será que consigo?

31 Trinômio do Sucesso no Empreendimento
Experiência e Conhecimento na Atividade Capital Perfil de um Comportamento Empreendedor

32 Que será nossa próxima aula...

33 Pensem...

34 “O limão amadurece em 2,5 anos, mas as pérolas levam de 7 ou 8 anos.”


Carregar ppt "O Desenvolvimento da Visão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google