A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)"— Transcrição da apresentação:

1 KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)

2 ESTRATIFICAR = DIVIDIR EM CAMADAS
A ESTRATIFICAÇÃO E AS CLASSES SOCIAIS

3 ESTRATIFICAR = DISPOR OU COLOCAR EM CAMADAS SOBREPOSTAS
Usamos a estratificação quando desejamos descrever uma Sociedade. . De igual modo como o geógrafo divide a terra em camadas ou estratos quando deseja descrever as diversas camadas da crosta terrestre, a Sociologia divide para descrever uma Sociedade.

4 ESTRATIFICAR MODOS DIVERSOS
Estratificação Econômica: Definida pela posse de bens materiais. Estratificação Política: Posição de mando na Sociedade. Estratificação Profissional: Importância atribuída a cada profissão.

5 Tipos de sociedades estratificadas 1. Estamentos ou Estados
- era muito raro a mobilidade social. Ex: o modo feudal de produção. 2. Castas Sociais - a mobilidade social não existe. Ex: a sociedade indiana.

6 MODO FEUDAL DE PRODUÇÃO

7 AS CASTAS INDIANAS

8 A RECEITA MARXISTA Marx produziu um método radicalmente novo de analisar o mundo e a sociedade, o chamado materialismo histórico e dialético. Diz Marx que a história humana é uma história da luta entre classes sociais exploradas (maioria) e exploradoras (minoria), ou seja, um conflito permanente – e não um “todo coeso” como dizia Durkheim. Tudo gira em torno da questão econômica e tem sua origem na propriedade privada.

9 1848: UM INCÊNDIO DEVASTA A EUROPA
... “A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital, a condição da existência do capital é o trabalho assalariado. Este se baseia exclusivamente na concorrência dos operários entre si ... o desenvolvimento da grande indústria socou o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação de produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”

10 ... “ É para a Alemanha, sobretudo, que se volta a atenção dos comunistas, porque a Alemanha se encontra nas vésperas de uma revolução burguesa e porque realizará essa revolução nas condições mais avançadas da civilização européia e com um proletariado infinitamente mais desenvolvido que o da Inglaterra no século XVII e o da França no século XVIII e, por conseguinte, a revolução burguesa alemã só poderá ser o prelúdio imediato de uma revolução proletária...”

11 AS CLASSES SOCIAIS Já vimos como é possível descrever a divisão da Sociedade em estratos ou camadas. Agora vamos conhecer outra abordagem da divisão social, baseada agora no conceito de Classes Sociais. Desenvolvido por Karl MARX, este conceito parte de premissas próprias, diferentes do modelo descritivo da estratificação social. Vamos, com este conceito, ANALISAR a Sociedade.

12 AS CLASSES SOCIAIS NÃO SE LIMITAM A DESCREVER ...
É a propriedade privada dos meios de produção que constitui a base econômica da divisão da Sociedade em Classes. A teoria das Classes Sociais não se limita a descrever as divisões da Sociedade em camadas ou estratos, como faz o modelo da Estratificação Social. Ela busca explicar (analisar) como e por que elas ocorrem historicamente.

13 A Classe Social não pode ser confundida:
Estamos acostumados a ver, principalmente, na mídia e nas pesquisas de mercado, a palavra “classe” como sinônimo de camada ou estrato. Isso pode ser acolhido pelo senso comum, mas não por alunos de Sociologia. Classe Social é a força motriz da História.

14 Classe Social: uma categoria histórica.
(Política, para Marx, é luta de classes) . Características das Classes Sociais: 1. Força motriz da história; 2. Antagonismo (luta de classes); 3. Complementares; 4. Interdependentes; 5. Mutáveis (ao longo da história).

15 O MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO

16 Classes Sociais: forças motrizes e concretas
As contradições que mantêm entre si forjam e estruturam a própria Sociedade. Quando os conflitos chegam a um ponto insuportável, ocorre uma revolução que transforma a Sociedade. A Revolução Francesa (1789) foi uma das expressões dessa transformação.

17 A Mobilidade Social pode ser de dois tipos:
1. Mobilidade Social Vertical - a mudanças de posição social ocorre no sentido ascendente ou descendente. 2. Mobilidade Social Horizontal - a mudança de posição social ocorre dentro da mesma camada social.

18 Democracia e Mobilidade Social
É mais fácil ascender socialmente nas democracias. Por quê? - enaltecer a escalada rumo ao topo social. Será mais fácil “subir de vida” nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na França? - a questão democracia aberta/tradição aristocrática/esgotamento social. Você já ouviu falar do paradoxo brasileiro?


Carregar ppt "KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google