A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Slides utilizados nas Disciplinas Introdução a Ciência Política e Teoria Política II – Curso de Ciências Sociais/UFSC Prof. Juliana Grigoli

2 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Em geral o socialismo tem sido definido como programa político das classes trabalhadoras que se foram formando durante a Rev. Industrial. Falaremos sobre Socialismo utópico e socialismo científico. Socialismo utópico: Projeto político vindo da classe trabalhadora + o significado do conceito de utopia aqui entendido como – em nenhum lugar. O termo Socialismo Utópico começou a ser utilizado de forma recorrente em 1830. Entretanto, nem todos os socialistas da época eram considerados socialistas utópicos.

3 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
A condição para se ingressar nesse conjunto era se preocupar com a questão social, de forma diferente do liberalismo e do marxismo – Marx e Engels, conhecido como socialismo científico. O projeto político defendido pelos socialistas utópicos propõe: Sociedade plena, transparência e liberdade. Na raiz da posição utópica há uma atitude de revolta ao que está estabelecido.

4 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Evidencia uma postura de dissidência em relação ao próprio socialismo, que no século XIX, já apontava duas vertentes bem definidas – socialismo utópico X socialismo científico. Essa oposição é algo próprio desta época – é marcada pela busca pela explicação racional e metodológica. Surge como uma vertente crítica em relação ao liberalismo – principalmente como crítica as distorções aos princípios de liberdade, da livre concorrência, a corrupção, ao sistema representativo – que segundo eles leva a uma grande incoerência – uso da força. Acreditam na unidade e na possibilidade de viver num sistema político mais harmônico.

5 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Na concepção dos socialistas utópicos, a propriedade privada não é suprimida e o dinheiro não é fonte de espoliação. A felicidade =justiça=bem-estar mínimo assegurado. Para os socialistas utópicos, a liberdade está por toda a parte, e se a liberdade é algo natural, o Estado como autoridade e exercício do poder de coerção se dissolve naturalmente. Principais autores: Inglaterra – Owen ( ) – defendia idéias associadas a cooperação entre os operários e a gestão comum dos meios de produção. França – Saint-Simon, Leroux, Fourier. Alemanha – Von Stein e Leipzig .

6 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Bases do socialismo utópico: Transformação do ordenamento jurídico e econômico fundamentado na propriedade, nos meios de produção e troca. Pensavam em: 1- direito de propriedade limitado 2- principais recursos nas mãos dos trabalhadores 3- gestão para a promoção da igualdade social por meio da intervenção dos poderes públicos. Para Engels, o socialismo utópico entra em decadência no final do século XIX, dando lugar ao movimento da classe trabalhadora inspirado pelo socialismo científico e o comunismo.

7 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Tem como expoentes – Marx e Engels. Definem conceitos, categorias e metodologia – dialética e o materialismo histórico. Para eles, o socialismo utópico é ingênuo, pueril, metafísico...pois não apresenta um método e uma construção teórica que responda aos anseios de transformação da realidade da classe trabalhadora européia. Não analisam as relações de poder a partir do conceito de classe social. A partir de 1848, começa-se notar um declínio do socialismo utópico e um fortalecimento do socialismo científico tanto no meio intelectual da época quanto no movimento dos trabalhadores.

8 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
A classe operaria passa a se identificar com o Projeto Político proposto pelo socialismo científico e o comunismo de Marx e Engels por defender a autonomia e a emancipação da classe trabalhadora. Em 1864, surge a Associação Internacional dos Trabalhadores, dá-se a Primeira Internacional – para a defesa de imprensa e sufrágio universal ampliado a classe trabalhadora. A Segunda Internacional ocorreu em 1889, movimento que coligou uma série de organizações políticas dos trabalhadores da Europa. Para Marx e Engels, o socialismo assume um caráter científico a partir das seguintes premissas:

9 Socialismo Utópico e Socialismo Científico
Características: 1- Programa de auto-emancipação do proletariado como sujeito atuante da história. 2- Socialismo científico como ciência da Revolução proletária. 3- Socialismo distanciado do idealismo. Pautado na questão real – necessidade histórica de emancipação política, econômica da classe trabalhadora, em especial em relação ao modo de produção capitalista. 4- Método – materialismo histórico. 5- Crítica a economia liberal de Adam Smith.


Carregar ppt "SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google