A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo

2 OBJETIVO DA AULA: ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DESDE O PERÍODO GRECO-ROMANO AO SÉCULO XIX.

3 GRÉCIA: PASSAGEM DA MITOLOGIA À FILOSOFIA; CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA PROVOCARAM MUDANÇAS ESTRUTURAIS NA SOCIEDADE.

4 PASSAGEM DE UMA JUSTIÇA FAMILIAR PARA UMA JUSTIÇA DO ESTADO (PÓLIS) LEI: EXPRESSÃO DA VONTADE COLETIVA NOVO IDEAL DE JUSTIÇA: PELO USO DA ARGUMENTAÇÃO, TODO CIDADÃO TEM DIREITO AO PODER

5 ROMA: SER CIDADÃO É TER PERSONALIDADE JURÍDICA; PARTICIPAR DA GESTÃO DA CIDADE E NO CULTO COMUM

6 IDADE MÉDIA ( 476 – 1453) TEOCENTRISMO: AS RELAÇÕES SOCIAIS ERAM JUSTIFICADAS PELOS PRINCÍPIOS E DOUTRINAS DA IGREJA CRISTÃ.

7 A ORDEM SOCIAL ERA INQUESTIONÁVEL; CADA PESSOA TEM SEU LUGAR NA SOCIEDADE SEGUNDO OS DESÍGNIOS DIVINOS.

8 MODERNIDADE ( ) -ANTROPOCENTRISMO; -A RAZÃO É O FUNDAMENTO ÚLTIMO PARA A EXPLICAÇÃO DOS FENÔMENOS SOCIAIS; -HUMANISMO: HOMEM SER VALIOSO, GRANDIOSO COM POSSIBILIDADES ILIMITADAS; -REVOLTA CONTRA A AUTORIDADE.

9 -A VIDA NA TERRA NÃO É SÓ PREPARAÇÃO PARA A VIDA ETERNA(CÉU); -VALORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ORDEM SECULAR; -RACIONALISMO.

10 ILUMINISMO – SÉCULO XVIII A RAZÃO CONSEGUE ILUMINAR E RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE. -IGUALDADE JURÍDICA; -TOLERÂNCIA RELIGIOSA E FILOSÓFICA; -VENERAÇÃO PELA CIÊNCIA; -OTIMISMO.

11 INFLUÊNCIAS DO ILUMINISMO: -INDEPENDÊNCIA DOS E.U.A; -REVOLUÇÃO FRANCESA: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO;

12 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL MUDANÇA NAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E TRABALHO; SURGIMENTO DE NOVAS FUNÇÕES; TRABALHO HUMANO = EXTENSÃO DA MÁQUINA; DIVISÃO DO TRABALHO; PRODUÇÃO EM ALTA ESCALA.

13 AS TEORIAS SOCIAIS: PARA OS CATÓLICOS, O TRABALHO É UMA SENTENÇA CONDENATÓRIA. PARA OS LIBERAIS, É UMA DISPUTA MERCANTIL. PARA OS MARXISTAS (COMUNISTAS) É A ÚNICA POSSIBILIDADE DE REDENÇÃO. É UM DIREITO A SER CONQUISTADO.

14 A SOCIEDADE INDUSTRIAL CAPITALISTA GERA CONTRADIÇÕES E CONFLITOS SOCIAIS ; PRODUZ DESIGUALDADES E DISPARIDADES SOCIAIS NUNCA VISTAS ANTES; EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR.

15 SÉCULO XIX E XX CONSOLIDAÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA; COM O AVANÇO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SURGIRAM VÁRIAS CIÊNCIAS.

16 A PARTIR DESTAS CONTRADIÇÕES, PENSADORES COMO COMTE, DURKHEIM, MARX E WEBER ELABORAM SUAS TEORIAS CONCEBENDO E INTERPRETANDO CIENTIFICAMENTE OS FENÔMENOS SOCIAIS.


Carregar ppt "TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google