A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arcadismo Contexto Histórico. O S é culo XVIII É conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arcadismo Contexto Histórico. O S é culo XVIII É conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma."— Transcrição da apresentação:

1 Arcadismo Contexto Histórico

2 O S é culo XVIII É conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma verdadeira revolução na história do pensamento moderno.

3 Renascimento (sementes) A crença no homem, o racionalismo e, sob o ponto de vista político- econômico, o mercantilismo: este propiciaria a formação de capitais e o surgimento de uma nova classe, a burguesia, que se afirma como força política e econômica no século XVIII.

4 Ciência É impulsionada: Pela física de Newton, Pela matemática de Leibniz, Pela química, eletrecidade e biologia de Lavoisier; Pelas leis das sensações na psicologia de Locke e Holbach.

5 Tecnologia x Trabalho Artesanal A tecnologia atinge seu ponto máximo com a construção da máquina a vapor de James Watt. O trabalho artesanal e a manufatura são substituídos pela maquinofatura 8trabalho executado por máquinas).

6 Revolução Industrial A Inglaterra, onde a burguesia assumira o poder no século XVII, vive a Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo, que aos poucos estende-se á França, Bélgica, Itália e Alemanha, atingindo também os Estados Unidos e Rússia.

7 Cidades x Campos O processo industrial atrai os camponeses, ocasionando o crescimento das cidades, o abandono do campo e o aumento das tensões sociais.

8 Visão Cient í fica da Realidade A ciencia passa a ser o melhor meio para explicar o mundo e melhorar a sociedade. Difunde-se a ideia de que tudo deveria ser examinado sob um ponto de vista racional.

9 Igreja Rejeitam-se as superstições e as tradições pouco científicas. A Igreja (e a manipulação da religião) é vista como instrumento de ignorância e tirania, não só porque sempre se aliara á nobreza, mas também porque promovera a Inquisição.

10 Luzes Acreditando que, para tirar os homens das trevas da ignorância e superstições, seria necessário dar-lhes as luzes da ciência, objetivou-se reunir todo o conhecimento científico e filosófico e divulgá-lo para a maior quantidade possível de indivíduos.

11 Iluminismo Nome pelo qual ficaram conhecidas a tendência geral de pesquisa, a divulgação de novas ideias e a maneira de pensar dos iluministas (filósofos e economistas da época), conquista numeros adeptos.

12 Os Iluministas Os Iluministas acreditavam que a ciência, o progresso e a liberdade eram os meios de trazer a felicidade aos homens. Não aceitavam o Estado Absolutista, pregavam a igualdade de poderes e o direito de propriedade.

13 A Burguesia A ideologia da burguesia em ascensão resultou na Revolução Francesa, na Independência dos Estados Unidos e na Conjuração Mineira.

14 As ideias do Barroco No contexto do Arcadismo já não havia lugar para as ideias religiosas do Barroco; O homem readquire seu equilíbrio, abandonando as antíteses e os conflitos existenciais; razão e fé constituem a síntese que caracteriza a produção artística do novo período.


Carregar ppt "Arcadismo Contexto Histórico. O S é culo XVIII É conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google