A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 8: A Evolução Histórica e Filosófica do Direito na Idade Moderna. Professores: Ana Patrícia Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 8: A Evolução Histórica e Filosófica do Direito na Idade Moderna. Professores: Ana Patrícia Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1

2 ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 8: A Evolução Histórica e Filosófica do Direito na Idade Moderna. Professores: Ana Patrícia Rodrigues Pimentel Jair José Maldaner Web-tutor: Caio Monteiro Melo

3 A FORMAÇÃO HISTÓRICA E FILOSÓFICA DO DIREITO NA IDADE MODERNA IDADE MODERNA: 1453 (QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE- CONSTATINOPLA) 1789 – REVOLUÇÃO FRANCESA.

4 RENASCIMENTO: -MOVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL QUE FEZ A TRANSIÇÃO ENTRE A MENTALIDADE MEDIEVAL PARA A MENTALIDADE MODERNA. -RECUPERAR A CULTURA GRECO-ROMANA: AFIRMAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DO ESPÍRITO HUMANO.

5 CARACTERÍSTICAS: -ANTROPOCENTRISMO; -HUMANISMO: HOMEM SER VALIOSO, GRANDIOSO COM POSSIBILIDADES ILIMITADAS; -REVOLTA CONTRA A AUTORIDADE; -REBELDIA; -ESPÍRITO CRÍTICO.

6 CARACTERÍSTICAS: -A VIDA NA TERRA NÃO É SÓ PREPARAÇÃO PARA A VIDA ETERNA(CÉU); -VALORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ORDEM SECULAR; -RACIONALISMO.

7 O ESPÍRITO RENASCENTISTA PROVOCOU MUDANÇAS E RUPTURAS NA IGREJA CATÓLICA. -REFORMA PROTESTANTE; -RUPTURA DA UNIDADE CRISTÃ.

8 O QUE MOTIVOU A REFORMA PROTESTANTE?

9 Ficha Técnica Título Original: Luther Ano de Lançamento (Alemanha / EUA): 2003 Estúdio: NFP teleart / Eikon Film / Thrivent Financial for Lutherans Distribuição: UIP / Pandora Filmes Direção: Eric Till Roteiro: Bart Gavigan e Camille Thomasson Produção: Dennis A. Clauss, Brigitte Rochow, Christian P. Stehr e Alexander Thies Música: Richard Harvey Fotografia: Robert Fraisse Desenho de Produção: Rolf Zehetbauer Direção de Arte: Christian Schaefer, Ralf Schreck e Václav Vohlídal

10 -NOVAS INTERPRETAÇÕES DA BÍBLIA; -CORRUPÇÃO E IGNORÂNCIA DO CLERO; -NOVA ÉTICA RELIGIOSA: A ÉTICA PROTESTANTE ATENDIA AOS INTERESSES DA BURGUESIA.

11 SENTIMENTO NACIONALISTA: INTERESSE DOS ESTADOS NACIONAIS EM SE AFIRMAREM LIBERTANDO-SE DA INFLUÊNCIA DA IGREJA.

12 MARTINHO LUTERO -MONGE AGOSTINIANO; -PRETENDIA ABRIR UM DEBATE PARA AVALIAR A IGREJA; -VOLTAR ÀS ORIGENS, ÀS FONTES DO CRISTIANISMO.

13 -ACESSO À LEITURA DA BÍBLIA PARA TODOS EM SUA LÍNGUA; -RELAÇÃO DIRETA ENTRE DEUS E O HOMEM SEM INTERMEDIÁRIOS; -SALVAÇÃO UNICAMENTE PELA FÉ.

14 MUDANÇAS NO CAMPO DO DIREITO DIREITO FUNDAMENTADO NO HOMEM E NÃO NA ORIGEM DIVINA.

15 MUDANÇAS NO CAMPO POLÍTICO MAQUIAVEL (1469) OBRA: O PRÍNCIPE

16 ITÁLIA FRAGMENTADA EM INÚMEROS ESTADOS COM REGIMES POLÍTICOS, CULTURA E DESENVOLVIMENTO DIFERENTES.

17 OS ESTADOS SÃO INSTÁVEIS -CONSTANTES INVASÕES; -HOSTILIDADES; -O GOVERNANTE NÃO CONSEGUE SE MANTER NO PODER.

18 INTUIÇÃO FUNDAMENTAL DE MAQUIAVEL -OS HOMENS SEMPRE AGIRAM PELAS VIAS DA CORRUPÇÃO E DA VIOLÊNCIA;

19 -PARA SE MANTER NO PODER O PRÍNCIPE DEVE APRENDER A SER MAU E USAR DE TODOS OS MEIOS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS; OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.

20 A FINALIDADE DA POLÍTICA NÃO É A JUSTIÇA E O BEM COMO ACREDITAVAM GREGOS, ROMANOS E CRISTÃOS. MAS A TOMADA E MANUTENÇÃO DO PODER.

21 MAQUIAVEL -POLÍTICA É CATEGORIA AUTÔNOMA; -DESVINCULADA DA ÉTICA E DA RELIGIÃO.


Carregar ppt "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 8: A Evolução Histórica e Filosófica do Direito na Idade Moderna. Professores: Ana Patrícia Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google