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Max WEBER 1864-1920 ESCOLA SOCIOLÓGICA IDEALISMO ALEMÃO Principais contribuições: Estabelece como ponto de partida da análise sociológica a ação individual;

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1 Max WEBER ESCOLA SOCIOLÓGICA IDEALISMO ALEMÃO Principais contribuições: Estabelece como ponto de partida da análise sociológica a ação individual; Base para o relativismo cultural; Crítica ao determinismo social positivista.

2 Objeto de estudo: AÇÃO SOCIAL Conduta humana (ato, omissão ou permissão) dotada de sentido subjetivo dado por quem executa tendo em vista a ação de outro(s) indivíduo(s). As ações sociais são dotadas de causa, intenção e expectativa; Quem dá sentido ao social é o indivíduo; Max WEBER Nem toda ação individual é social.

3 Émile DURKHEIM Homogênea ou instintiva Imitativa ou de multidão São condutas destituídas de sentido pois não se conectam às ações do outro, portanto não são ações sociais. Condutas reativas Execução provocada por pressões naturais ou fisiológicas. São espelhadas na conduta de outros: condicionada pelas massas. Max WEBER

4 Max WEBER Você consegue compreender essas ações? 1- Uma pessoa desejando comprar sua casa própria avalia suas despesas mensais, seus recursos financeiros e estipula uma estratégia para alcançar seu objetivo. 2- Alguém que denuncia uma facção criminosa existente em seu bairro mesmo sabendo que isso pode colocá-la em situação de perigo. 3- Um aluno chega em sua sala de aula e senta-se na mesma carteira (cadeira) de sempre. 4- Um rapaz que, vendo sua namorada conversando com outro homem, deixa-se possuir pelo ciúme e vai tirar satisfações sobre o acontecimento.

5 Tipos puros de ação social Émile DURKHEIM Objetivos claros e estratégias para alcançá-los bem definidas. Leva-se em consideração as convicções e fidelidade a certos valores ao agir. Max WEBER Com relação a fins Racionais Com relação a valores Irracionais É aquela advinda de emoções imediatas: vingança, desespero, inveja e etc. Hábitos e costumes arraigados são a principal motivação. Afetiva Tradicional

6 Max WEBER Relação Social Conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos e expectativas. Não há necessidade de correspondência quanto ao conteúdo; Podem ser efêmeras (passageiras) ou duráveis; Pode alterar o sentido durante a execução.

7 Max WEBER Tipos puros de relação social Associativas Apóia-se num acordo de interesses motivado racionalmente. Comunitárias Fundada num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo. Mais caracterizadas por elementos impessoais, contratuais, formais, etc. Mais caracterizadas por elementos pessoais, afetivos, informais, etc.

8 Max WEBER Associativa ou Comunitária ?

9 Max WEBER EscolaTrabalhoReligiãoEstadoFamíliaMoral

10 Max WEBER Método de análise: Compreensivo O cientista deve compreender o sentido da ação social, seu desenvolvimento e efeitos sem julgar a validez da conduta. Escola Fenômeno A realidade social é formada por infinitos NEXOS CAUSAIS – conexões de sentido. Não é possível a compreensão da realidade em sua totalidade.

11 Max WEBER Tipo Ideal - Puro Modelo conceitual elaborado pelo cientista que serve de referência para análise da realidade. Permite conceituar a realidade parcialmente; O cientista social ao tentar entender a realidade destaca dela seus aspectos mais relevantes cujo critério de seleção são seus valores pessoais. Definição Da comparação entre o projetado (tipo ideal) e o encontrado, chega-se à conclusões/resultados. Aplicação Ele é abstrato, racional e unilateral

12 Max WEBER Tendência à racionalização O mundo ocidental tende inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social. Ações estratégicas Planejar Controle Eficiência BUROCRACIA São afetados pela burocracia: Da administração pública à gestão de negócios privados, da máfia à polícia, das relações afetivas às formas de lazer, escolas, clubes, etc.

13 Max WEBER Racionalização Desencantamento Predomínio da razão; da ciência; da técnica Prevalência da lógica do capital; Decadência da cultura (vista como mercadoria); Progresso econômico / científico não acompanhado da diminuição da desigualdade social. Indícios do desencantamento


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