A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Tutoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Tutoria."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Tutoria

2 Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.

3 Você sabia que existem dois? Quer conhecer? Então venha comigo.

4 Tipos de Tutoria

5 Tipos de Tutoria Como professor Sampaio falou, na EaD existem, basicamente, dois tipos de tutoria: a presencial e a virtual. Tutoria presencial: essa função pode acontecer em cursos semipresenciais, nos quais o tutor é o responsável por realizar encontros com sua turma de alunos, desenvolver estratégias para o estudo do conteúdo, além de aplicar provas e realizar todo o acompanhamento pedagógico. Ela ocorrem em locais chamados pólos ou núcleos, localizados em diferentes cidades. É importante lembrar que, neste caso, o mesmo tutor acompanha a turma do início ao final do curso.

6 Tipos de Tutoria A tutoria presencial é encontrada, com maior freqüência, nos cursos de graduação a distância. Para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de tutoria, você pode visitar a página da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que oferece o curso de graduação em Pedagogia a distância: e a página da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece os cursos de Licenciatura em Física e Matemática a distância:

7 Interação TROCAR O FUNDO!!!

8 O tutor virtual realiza a mediação pedagógica junto aos alunos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e outros meios de comunicação, como: telefone e . Esse tipo de tutoria é encontrado em praticamente todos os cursos a distância, muitas vezes, mesmo naqueles que oferecem encontros presenciais. Isso depende da estrutura do curso, como você viu anteriormente. Em instituições que oferecem 20% de seus cursos de graduação, na modalidade a distância, a interação entre alunos e tutores ocorre tanto virtualmente como presencialmente. Em geral, esse tutor é o professor da disciplina que utiliza os encontros presenciais para realizar avaliações e outras atividades em grupo, e os momentos a distância para orientações e encaminhamentos de estudo dos conteúdos. Embora apresentem uma estrutura diferenciada, os dois tipos de tutoria requerem do profissional escolhido, o comprometimento de contribuir, facilitar e mediar todo o processo de aprendizagem dos alunos. É a você, tutor, que o aluno recorre em seus momentos de dúvidas, inquietações, ansiedades. Mesmo dispondo de monitoria e toda a equipe envolvida num curso a distância, você, é sem dúvida, o mais procurado pelos alunos.

9 É importante chamar a atenção para um aspecto fundamental: em alguns cursos a distância existe a presença do tutor, do monitor e do professor da disciplina. Neste caso, o aluno pode procurar tanto o tutor quanto o professor da disciplina, para orientação de seus estudos. Este professor pode ser o mesmo que desenvolveu o conteúdo do material didático da disciplina, ou outro professor contratado somente para o acompanhamento pedagógico no decorrer da disciplina, independente de quem elaborou o material didático. É imprescindível que o tutor tenha uma formação especial em relação a modalidade a distância, nos seus aspectos didático-pedagógicos, e conheça bem a proposta pedagógica do curso, tenha familiaridade com os recursos tecnológicos que serão utilizados na mediação com os alunos, e que tenha conhecimento dos conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso. Não importa o quanto de experiência e de conhecimento teórico os profissionais envolvidos com a EaD tenham. Isso não basta se não houver uma articulação deste saber com a linguagem de EaD, de forma que toda a equipe possa desenvolver uma prática em sintonia com a proposta pedagógica do curso e o uso das tecnologias como meios para a aprendizagem dos alunos.


Carregar ppt "Tipos de Tutoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google