A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Espaço para antecipação do que será feito. * Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Espaço para antecipação do que será feito. * Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para."— Transcrição da apresentação:

1

2 * Espaço para antecipação do que será feito. * Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para a construção dos conceitos que serão trabalhados. * Os objetivos de aprendizagem necessitam estar explícitos no planejamento para que os alunos compreendam os conteúdos. * Todo o planejamento precisa prever que a aula deva ter início, meio e fim.

3 * Objetivos; * Materiais ; * Organização do espaço; * Instrumentos; * Retorno aos alunos ; * Fechamento da aula ;

4 * É preciso pensar nas diferentes formas de organização, tanto no espaço físico da sala de aula quanto do movimento de problematização, discussão e sistematização de conhecimentos matemáticos. * Espaço físico da sala de aula: com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da matemática escolar e não escolar.

5 * Cenário de investigação, espaço de aprendizagem em que os alunos possam matematizar, ou seja, formular, criticar e desenvolver maneiras matemáticas de entender o mundo.

6 * O registro matemático é entendido como uma comunicação sobre ideias, objetos e processos matemáticos. * Pode ser realizado por meios de diferentes gêneros textuais: registro reflexivo para os alunos, registro de comunicação aos colegas e professor, registro de processo para constituir memória, registro como forma de sistematização, como apropriação de uma linguagem, registro como forma de comunicação da resolução e/ou formulação de um problema.

7 * Todo o trabalho que foi planejado e desenvolvido em sala de aula necessita de um fechamento; * Socialização – Produzir coletivamente com os alunos um texto síntese discutindo as principais ideias ou, quando as atividades forem individuais, os próprios alunos contam aos demais como pensaram as situações propostas; * Atividades em grupo: escolher 3 ou 4 grupos que tenham utilizado estratégias diferenciadas para socialização; * Entrega de produções escritas: Recolher registros produzidos. Dar retorno, fazendo observações, chamando atenção para aspectos que podem ser melhorados, dando sugestões.

8 * A avaliação deverá ocorrer ao longo do processo, seja pela observação sistemática e intencional do professor, seja pelos registros produzidos pelos alunos e professores.

9 * Atividades permanentes * Sequências didáticas * Projetos * Atividades de Sistematização

10 * Trabalho regular que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual ou um determinado assunto/tema de qualquer área de conhecimento de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. ( Você sabia?, Notícia da hora, Nossa semana foi assim..., Vamos Brincar?, Fazendo arte, cantando e se encantando, Leitura diária feita pelo (a) professor( a), etc....) * Podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais ou de acordo com a organização e objetivo do professor.

11 * A sequência didática pressupõe um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, ou seja, uma sequência de atividades, durante um determinado período, com objetivo comum, criando-se assim uma modalidade de aprendizagem mais orgânica.

12 * São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.

13 . Esta modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, e por fim avaliação final em função do que se pretendia. O projeto é um trabalho articulado e pode envolver várias áreas. É comum que os projetos sejam construídos a partir de uma necessidade ou interesse do grupo.

14 * Síntese realizada a partir do caderno 01 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Organização do trabalho Pedagógico /2014 * Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade /2006, MEC.


Carregar ppt "* Espaço para antecipação do que será feito. * Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google